Existem diversos provérbios sobre temáticas especiais. Confira os 10 grandes provérbios sobre a amizade e conheça os seus significados.
A criatividade na construção de provérbios é sempre interessante, contudo, a grande qualidade dos bons provérbios está nos seus ensinamentos. O ilustre Luís Vaz de Camões defendeu que há num provérbio “um saber de experiência feito”. Um provérbio tem na sua génese missão de proporcionar uma lição de vida.
Um provérbio é assim uma frase que expressa tudo aquilo que se pretende dizer em poucas palavras. Logo, o provérbio permite uma maior eficácia na transmissão da mensagem, sem perder tempo com floreados no discurso e sem recorrer a argumentos sofisticados. Existem provérbios a explorar diferentes temáticas. No presente artigo, iremos apresentar 10 grandes provérbios que abordam a amizade.
10 Grandes Provérbios sobre a Amizade
“Antes só do que mal acompanhado”
É comum as pessoas escolherem como amigos indivíduos que são mal-intencionados.
As más escolhas nas amizades (ou relacionamentos amorosos) podem gerar consequências nefastas. Há quem se faça acompanhar de pessoas más apenas para camuflar a respetiva solidão.
No entanto, este provérbio defende que é preferível a solidão e manter a liberdade de raciocínio. É melhor estar sozinho que ter como companhia uma pessoa má, ou pessoas que geram uma influência negativa. Seja por levar o outro para caminhos do crime, das drogas, ou simplesmente por adotar uma postura abusiva, que roube a autoestima, entre outras más influências.
“Quem te avisa, teu amigo é”
Este provérbio ser como um aviso, aconselha a pessoa a pensar bem no que vai fazer. Este aviso é realizado quando alguém está prestes a cometer um erro.
“A união faz a força”
Este provérbio recorda que a colaboração pode revelar-se um poder importante. A união pode implicar mudanças significativas num contexto. O provérbio “a união faz a força” recorda-nos que quando um grupo de pessoas se reúne com um mesmo propósito, algo valioso pode ser feito. Este dito popular é muito usado no desporto, pois incentiva as pessoas a cultivarem o espírito de equipa.
“Quando o dinheiro fala, a verdade é silenciada”
As pessoas que se deixam comprar pelo dinheiro revelam que não defendem a verdade. Estas pessoas facilmente são transformadas em ferramentas dos mais poderosos. Estas pessoas estão dispostas a mentir e a omitir por dinheiro, não se importando com as consequências. Por exemplo, é nefasto quando acontece nos tribunais, pois, se as testemunhas deixam o dinheiro falar e a verdade ser silenciada, muitos inocentes são incriminados e muitos criminosos são ilibados.
“Os amigos são para as ocasiões”
Este provérbio permite indicar que os amigos são para quando deles se precisa. Os verdadeiros amigos revelam-se quando se está perante um momento delicado. Por exemplo, quando se está na prisão ou no hospital muitos são abandonados pelos amigos.
Se alguém tem muito dinheiro tem muitos amigos, mas se perde o dinheiro ou vai à falência grande parte desses amigos desaparece. Os verdadeiros amigos surgem quando estamos mais fragilizados.
“Ninguém se faz amar pela força ou pela violência”
A força a e violência são procedimentos errados em qualquer contexto, mais ainda quando as pessoas pensam em recorrer à força e à violência para manter as suas relações amorosas ou nas suas amizades.
“O amor é forte como a morte”
“O amor é forte como a morte” (Ct 8.6) surge num texto de Cântico dos Cânticos. O cântico dos cânticos é o “livro sagrado dos amantes”. Neste livro é apresentada uma compilação de poemas de amor. Os poemas terão sido reunidos há cerca de 2.500 anos. No poema são apresentadas o amor e a morte (Eros e Thanatos) as duas maiores forças da natureza.
O facto de nos separarmos de quem amamos não nos impede de continuar a amar essa pessoa. Por isso, a morte é a maior ameaça ao amor. Mas o amor é tão forte que mesmo perante a morte de alguém que se ama é possível continuar a amar a pessoa que morreu. Por isso, o amor é capaz de sobreviver à morte. O amor é forte como a morte, ou mais forte.
“O amor é cego, a amizade fecha os olhos”
Os nossos sentimentos podem interferir nas nossas decisões. É frequente ver pessoas a não ver os claros defeitos da pessoa que amam. Também é comum ver pessoas a fechar os olhos a atos cometidos pelos amigos, perdoando até as suas falhas imperdoáveis.
“Amigos, amigos, negócios à parte”
Este provérbio revela que a amizade é importante, mas há contextos em que a amizade não deve ser relevante quando se está perante um determinado contexto, neste caso, nos negócios. A vida profissional não deve ser contaminada pela amizade. Não se contrata um amigo se for incompetente ou menos competente do que outra pessoa.
É importante manter as devidas distâncias entre a amizade e os negócios, caso contrário, surgirão problemas que podem estragar a amizade. O dinheiro pode até revelar facetas desconhecidas dos amigos, levar a traições ou grandes desilusões.
“Diga-me com quem andas e lhe direi quem és”
Provérbio que deixa claro que as amizades exercem uma influência na pessoa que somos. Há pessoas mal-intencionados que geram uma influência negativa e há boas pessoas que geram uma influência positiva. As pessoas que temos ao nosso lado facilmente nos ajudam a definir a pessoa que somos. As amizades e companhias que escolhemos ter ajudam a desvendar o nosso caráter.
Leia também:
- Português: 39 frases feitas e o respetivo significado
- Português: diferença entre «tem» e «têm»
- 25 das palavras portuguesas mais estranhas
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 Grandes Provérbios sobre a Amizade”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…