É um sentimento belo e poderoso. Conheça ou relembre 10 Grandes Provérbios do Amor e dos relacionamentos amorosos.
Um provérbio permite a transmissão eficaz de uma determinada mensagem e fá-lo sem se perder tempo com floreados no discurso. O termo provérbio é um nome masculino que significa sentença moral ou conselho da sabedoria popular. O provérbio é tido como um adágio; ditado; máxima; rifão; anexim. O termo advém da palavra em latim proverbĭu-, com o mesmo significado.
Luís Vaz de Camões referiu que um provérbio contém “um saber de experiência feito”. Nos bons provérbios há sempre ensinamentos importantes. Um bom provérbio consegue expressar tudo aquilo que se pretende dizer.
Frequentemente, um provérbio apresenta uma lição de vida num conteúdo breve, recorrendo a poucas palavras.
No presente artigo reunimos um conjunto de provérbios sobre o sentimento mais belo e nobre que se pode ter… Quer saber mais?
10 Grandes Provérbios do Amor
“Amor forasteiro, amor passageiro”
Uma pessoa que tenha vivido um amor de verão percebe bem este provérbio. Uma pessoa que se encontre de férias com alguém de longe e viva uma relação pode ser feliz no momento, mas é altamente improvável fazer com que essa felicidade dure.
“Não há amor como o primeiro”
O primeiro amor é algo especial, por ser o primeiro e por dar início a sensações e descobertas incríveis. O primeiro amor é fascinante por via do constante processo de descoberta. Coisas que se vivem a primeira vez e que ficam para sempre na memória.
“Quem casa quer casa”
O amor quando surge é poderoso. Quando se ama alguém pretende estar com a pessoa diariamente. O casamento é uma etapa importante e quem casa pretende ter um espaço só para si e a pessoa amada. Antigamente, era comum os casais continuarem a viver na casa dos pais de um elemento do casal.
Faziam-no por razões económicas, por ser um procedimento que traz algumas vantagens. No entanto, ficavam sem a sua privacidade. A privacidade é muito importante para quem quer uma relação séria. Assim, o provérbio dá a lição que é importante um casal ter a sua casa para assegurar a sua privacidade.
“Amor da praia fica enterrado na areia”
Um amor de verão é algo passageiro. Este provérbio é semelhante ao primeiro desta lista. Um amor de praia é fugaz. Quando o verão acaba ou as férias acabam, termina a diversão.
“O amor é um passarinho que não aceita gaiola”
Amar de verdade é ver na outra pessoa o que ela é, não o que se pretende que ela seja. Existe a tentação de moldar a pessoa amada em algo diferente do que ela é, impedi-la de ter o que gosta.
Se alguém estabelece uma relação com outra pessoa e pretende impor limitações ao seu comportamento, não a ama verdadeiramente. Alguém que se ama a si mesmo não deve sujeitar-se a uma relação abusiva. Não há futuro nem amor numa relação onde uma pessoa impede a outra de ser feliz e livre.
“O amor é uma religião que não cai”
O amor é um sentimento que leva as pessoas a entregarem-se de coração. A pessoa amada facilmente fica sem defeitos, não é só amada, existe uma devoção.
“Amor com amor se paga”
O carma é o conjunto das ações a que se atribuem consequências determinativas do seu destino. Este provérbio é usado no sentido do carma. Há um princípio de causalidade no carma que afirma que qualquer ação (boa ou má) gera uma reação ou consequência.
Em determinadas religiões, a consequência pode surgir na vida presente ou numa encarnação futura. Portanto, quando se diz “amor com amor se paga”, pretende-se dar a entender também o reverso. Se uma pessoa pratica um ato de amor, uma generosidade será recompensada, mas se agir com maldade haverá troco, uma punição.
“Grande amor, grande labor”
As grandes histórias de amor surgem de contextos delicados. Um grande amor dá trabalho. Uma pessoa linda é muito disputada, há concorrência pelo seu amor. Há ainda outros contextos que podem engrandecer um grande amor (diferenças raciais, diferenças no estatuto social, entre outras). Lutar pelo amor pode ser uma tarefa árdua.
“O amor nasce de quase nada e morre de quase tudo”
Este provérbio informa que um amor pode surgir facilmente, em diferentes contextos. O amor é também uma coisa valiosa e frágil. Por isso, o amor pode acabar com igual facilidade, por diversas razões (ciúmes, mal-entendidos, rumores, interferência de terceiros, traições, interesses, entre outras …).
“Quem ama o feio, bonito lhe parece”
Este provérbio significa que quando alguém ama a sua visão é alterada pelo seu sentimento. Assim, mesmo uma pessoa que não é bela, parece bonita, pois o seu amor faz com que essa pessoa seja vista além do aspeto físico. A força do sentimento valoriza mais a essência e a personalidade de alguém do que o aspeto físico. As qualidades internas da pessoa amada são mais importantes do que a respetiva aparência.
Leia também:
- 30 dos melhores Provérbios Populares Portugueses
- Português: 5 erros que causam danos à sua reputação
- 25 das palavras mais incríveis da língua portuguesa
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 10 Grandes Provérbios do Amor”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…