Veja 15 museus que primam pela diferença: são tão originais, como irrepetíveis. São os museus mais estranhos do mundo que vai querer conhecer.
O termo museu é nome masculino que significa estabelecimento público onde estão reunidas e expostas coleções de objetos de arte, de ciência, entre outros. Museu pode ainda significar grande coleção de objetos de arte ou de qualquer ciência. Em sentido figurado, museu é coleção de coisas várias.
Museu é termo antiquado para templo das Musas. A palavra museu vem do grego mouseĩon, «museu», pelo latim museu-, «museu; biblioteca». Todas as cidades devem sentir orgulho nos seus museus, que representam um espaço de cultura e conhecimento importante para as comunidades. No entanto, há museus que primam pela diferença. Revelam-se tão originais que são irrepetíveis. Seguramente que nenhum outro museu ousará fazer algo do género…
Há museus verdadeiramente surpreendentes por se centrarem em temáticas incomuns, como cabelos, noodles, satanás, parasitas, entre outros. São espaços tão singulares como maravilhosos.
Entre os museus mais populares do mundo estão o Louvre e o Prado. Contudo, estes museus não surpreendem. Pelo menos não criam tanto impacto como os 15 que reunimos.
Existem diversos museus ousados e extravagantes. Estes museus surpreendentes encontram-se espalhados pelo mundo, até há um em Portugal!
15 dos museus mais estranhos do mundo
- Chez Galip Hair Museum, Turquia
- Museu da Dermatologia, Lisboa, Portugal
- International Cryptozoology Museum, Portland, EUA
- Museum of Jurassic Technology, Los Angeles, EUA
- Devils’ Museum, Lituânia
- European Bread Museum, Alemanha
- O Museu das Carruagens Funerárias
- O Museu de Parasitologia de Tóquio
- Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, Itália
- Bosc de Can Ginebreda-Museu d’escultures eròtiques, Girona, Espanha
- O American Visionary Art Museum
- Museu Subaquático de Cancún, México
- Vent Haven Museum, Kentucky, EUA
- Cup Noodles Museum Osaka Ikeda, Japão
- Museum of Broken Relationships, Zagreb, Croácia
1 – Chez Galip Hair Museum, Turquia
Tudo começou quando uma amiga de Galip Körükçü se mudou para outro local. Como lembrança, a amiga do oleiro turco cortou um pouco do próprio cabelo e ofereceu a Galip Körükçü.
Körükçü contava essa história de cada vez que se encontrava com uma mulher. Cada uma delas decidiu fazer o mesmo. As ofertas sucederam-se. Todas ofereciam parte do seu cabelo.
Numa gruta, estão presentes 16.000 mechas de cabelo. Todas as peças estão devidamente etiquetadas com o nome e informações do fornecedor. Quarenta anos depois da primeira oferta de mecha, Körükçü preside o Museu do Cabelo.
2 – Museu da Dermatologia, Lisboa, Portugal
Em Portugal, encontra-se o Museu de Dermatologia do Hospital dos Capuchos. Este museu contém moldes de cera tirados de pacientes. Eles foram pintados para parecerem feridas reais. Há assim exemplares em tamanho real e em 3D.
Originalmente, os moldes eram utilizados com o propósito de ensinar estudantes de medicina. Atualmente, encontra-se em exibição uma vasta variedade de doenças de pele. No entanto, a principal é a sífilis.
3 – International Cryptozoology Museum, Portland, EUA
A criptozoologia consiste no estudo de “animais ocultos ou desconhecidos”. O Museu Internacional de Criptozoologia pode ser encontrado em Portland.
Na cidade americana, é possível encontrar a única galeria no mundo que é dedicada a este tema. Nesta galeria, é possível aprender tudo sobre o bigfoot, sereias e o Pai Natal, entre outras entidades do género.
4 – Museum of Jurassic Technology, Los Angeles, EUA
O Museu de Tecnologia Jurássica tem armários de curiosidades espalhados ao longo dos corredores estreitos e mal iluminados. Neste museu, poderá encontrar de tudo um pouco,
desde retratos a óleo dos cães do programa espacial soviético a mini modelos de Napoleão e Patolino.
Essa diversidade permite-nos concluir que se está perante um museu caótico, bastante desconcertante… tão diferente que é maravilhoso!
5 – Devils’ Museum, Lituânia
Na Lituânia, pode ser encontrado um museu assustador criado pelo artista Antanas Žmuidzinavičius. Este museu foi criado numa época em que a iconografia religiosa estava proibida na União Soviética.
Devils’ Museum guarda uma coleção que está em constante mudança. Tem todas as coisas de Satanás. A coleção deste museu contém variadas estatuetas folclóricas. Há ainda declarações políticas. Há pesos de papel e cachimbos, entre muitos outros objetos dedicados ao tema Belzebu.
6 – European Bread Museum, Alemanha
O pão é dos alimentos mais importantes do mundo. Por isso, até se percebe a pertinência deste museu. O European Bread Museum está presente na cidade alemã de Ulm. Este museu defende que o pão é a chave para a civilização humana e faz valer a sua tese.
7 – O Museu das Carruagens Funerárias
Este museu contém diversas atrações, desde as luxuosas carruagens da realeza e da nobreza aos simples vagões do povo. Este é um museu que oferece uma história social fascinante de um ato comum, mas no qual a maioria dos visitantes não investe muito tempo.
8 – O Museu de Parasitologia de Tóquio
É em Tóquio que se encontra o único museu do mundo apenas dedicado a parasitas. Entre as curiosidades do museu, está uma ténia de nove metros de comprimento. Neste museu, há ainda um andar inteiro dedicado aos efeitos dos parasitas que infetam humanos.
9 – Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, Itália
Em Palermo, há várias atrações, mas as catacumbas dos Capuchinhos destacam-se pela diferença. Neste espaço, são exibidos restos mortais com séculos. É possível ver de perto.
Há milhares de cadáveres e múmias nas catacumbas dos Capuchinhos. Encontram-se em vários estados de decomposição. Muitos desses restos estão desidratados e embalsamados.
10 – Bosc de Can Ginebreda-Museu d’escultures eròtiques, Girona, Espanha
Esta é uma atração insólita que serve de exemplo do que se encontra neste espaço presente em Espanha. Há mais de 100 esculturas estranhas e eróticas. Estas são esculturas feitas e/ou colecionadas por Xicu Cabanyes. O escultor catalão deu autorização para que fossem instaladas numa floresta encantadora.
11 – O American Visionary Art Museum
Este museu é dedicado à arte autodidata. Assim, pode confirmar-se que nem todos os grandes artistas passam por uma escola de arte. Este é um museu com peças bastante inspiradoras…
12 – Museu Subaquático de Cancún, México
A galeria subaquática parece um pedaço da Atlântida, uma cidade antiga que foi agora redescoberta. Neste museu, encontram-se esculturas estrategicamente colocadas no fundo do oceano. É um museu destinado a encantar turistas que praticam mergulho.
13 – Vent Haven Museum, Kentucky, EUA
Este é o único museu do mundo centrado em bonecos ventríloquos. A coleção presente no Vent Haven Museum é impressionante. Neste museu, há mais de mil figuras de ventríloquos. Estas figuras são provenientes de vinte países.
14 – Cup Noodles Museum Osaka Ikeda, Japão
No Japão, os noodles são uma refeição bastante importante. Nos arredores de Osaka, está presente a pequena cidade de Ikeda. Esta cidade orgulha-se de ser o berço do ramen instantâneo. O mais rápido dos fast foods foi inventado em Ikeda, no ano de 1958.
15 – Museum of Broken Relationships, Zagreb, Croácia
O museu dedicado à dor da separação. Neste espaço, são contadas histórias intermináveis de desgosto amoroso. Museum of Broken Relationships é um museu insólito que se encontra na Croácia, mais precisamente em Zagreb.
Um objeto com uma pequena nota, alianças, um machado usado para destruir a mobília de um parceiro são atrações que espelham a dor da separação. Há exposições que são pessimistas em relação ao amor. Há ainda reflexões sobre o amor perdido que permanecem afetuosas… O que é o amor para si?
Leia também:
- Maria Isabel de Bragança: a portuguesa que fundou o Museu do Prado
- Portugal tem um dos melhores museus da Europa
- Encontradas sepulturas com mais de 3000 anos em Ponte de Lima
NCultura
Se leu “Portugal tem um dos 15 museus mais estranhos do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…