Deslumbre-se com os encantos naturais da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. Portugal destaca-se, várias vezes, a nível peninsular, europeu e mundial por diversas razões. Do vinho ao desporto; da música à moda; são vários os reconhecimentos internacionais que o país orgulhosamente coleciona e que lhe dão mais visibilidade além-fronteiras.
A Natureza e os encantos naturais de Portugal também já mereceram, muitas vezes, destaque internacional. Do Douro Vinhateiro às praias do Algarve; dos jardins da Madeira aos campos alentejanos; são diversas as paisagens que o país oferece e que fazem delirar turistas de todo o mundo.
Agora que o tempo começa a ficar mais quente e a convidar a alguns passeios “dentro de portas”, vale a pena dar a conhecer a maior lagoa natural da Península Ibérica. E não pense que precisa de atravessar a fronteira para descobri-la. Ela fica aqui, em Portugal, mais concretamente na região de Aveiro. Pronto para saber mais sobre ela?
Pateira de Fermentelos: Portugal tem a maior lagoa natural da Península Ibérica
A maior lagoa natural da Península Ibérica fica situada entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro. É conhecida como Pateira de Fermentelos pois, apesar de ser rica na sua biodiversidade, são vários os patos que por lá se passeiam.
O ambiente envolvente cria um cenário romântico e de sonho, indicado para um pedido de casamento ou para um animado passeio em família. Ar puro não falta por lá, assim como espécies protegidas, como a lontra, a toupeira de água, a rã ibérica, entre outras, que vão entusiasmar e muito os mais novos.
História
Segundo reza a lenda, a Pateira de Fermentelos pertence a um antigo braço marinho onde desaguavam, de forma independente, os rios Cértima, Águeda e Vouga, antes da constituição da Ria de Aveiro. De acordo com o site da Câmara Municipal de Águeda, o início da formação da Pateira de Fermentelos data de finais do século XV, devido às sucessivas inundações dos rios Cértima e Águeda e ao alagamento dos campos ribeirinhos.
Atualmente, segundo explica a Câmara Municipal de Águeda, a Pateira de Fermentelos corresponde ao assoreamento e espraiamento do rio Cértima, perto do local onde desagua no rio Águeda.
Outros pontos de paragem obrigatória
Neste momento, a maior lagoa natural da Península Ibérica, a lagoa da Pateira de Fermentelos, estende-se por uma área de superfície e profundidade variáveis, em função da época do ano.
Este é considerado um dos sítios mais bonitos da região de Aveiro, rico em paisagens únicas, que vale a pena admirar, fotografar e guardar na memória.
Além disso, perto da lagoa da Pateira de Fermentelos há uma série de locais de paragem obrigatória como é o caso do Parque de Espinhel.
Parque de Espinhel
O Parque de Espinhel é outro espaço muito agradável, onde pode dar um passeio ou parar para fazer um piquenique. Se viajar com crianças, saiba que este parque inclui uma zona de merendas e um parque infantil que elas irão, certamente, adorar.
Coreto de madeira
Além deste Parque, existe ainda um coreto de madeira, que entra pela água dentro. Este é um sítio verdadeiramente mágico, onde pode tirar fotografias, fazer juras de amor e maravilhar-se com todos os encantos que a Natureza tem para partilhar. A partir daqui, consegue ter uma vista incrível sobre a lagoa da Pateira de Fermentelos, a sua biodiversidade e a avifauna que mora por estes lados.
Leia também:
- As 16 melhores praias secretas do Algarve
- Os 30 lagos mais bonitos do mundo (2 são portugueses)
NCultura
Se gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Penso que o vosso trabalho está muito bom.Mas,a verdade histórica reclama que se afirme que toda esta extensão de água doce.Está registada nos antigos arquivos da Serenissima CASA de Bragança, como Lagoa de REQUEIXO.