Descubra os melhores tesouros escondidos da Europa, revelados pelo European Best Destinations (EBD). Há joias portuguesas!
Existem na Europa vários destinos secretos. São locais profundamente encantadores, mas que (ainda) se mantêm longe das multidões.
O European Best Destinations (EBD) é uma referência internacional na área do turismo e recentemente identificou as melhores joias escondidas da Europa 2022. A lista apresentada pode servir de inspiração no momento de se agendarem as férias.
As pessoas que desejam descansar e sair da rotina podem ter em consideração estes destinos que são dos mais bonitos da Europa, sem terem tanta popularidade como outros.
Os tesouros escondidos da Europa
-
Batumi
Região de Adjara – Geórgia
Batumi é a capital da região de Adjara, na Geórgia. Este destino pode não estar entre os mais populares, mas todos os que visitam Batumi ficam encantados.
Esta é uma cidade rica em história. O património é fantástico. Há belos monumentos e uma das arquiteturas mais arrojadas da Europa.
Esta cidade tem ótimos restaurantes, o ideal para quem adora boa comida ou para amantes de vinho. Passear pelas ruas históricas do centro antigo da cidade de Batumi revela-se uma experiência distinta.
As montanhas de Adjara revelam paisagens absolutamente deslumbrantes. Assegurar uma estadia num hotel de bem-estar, colocado de frente para o mar, revela-se uma opção sensata.
-
Torrevieja
Alicante – Espanha
Em Torrevieja, há quilómetros de praias sublimes. A “Laguna Salada de Torrevieja” revela-se uma experiência imperdível. O lago rosa assegura sucesso nas redes sociais.
Este lago rosa está presente no Parque Natural das Lagunas de la Mata y Torrevieja. Além da beleza do lago, há os benefícios da água. As suas respetivas propriedades terapêuticas revelam-se bastante benéficas. As virtudes curativas das águas do lago ajudam a tratar diversos problemas, nomeadamente no reumatismo.
-
Pietrapertosa
Região da Basilicata – Itália
Esta região de Basilicata é rica em florestas e montanhas. A beleza da região é notável.
Matera é a cidade mais conhecida da região, Castelmezzano também é popular, mas Pietrapertosa revela-se uma vila imperdível. Ela está aninhada nas montanhas.
As ruas estreitas e as casas medievais que se encontram ao pé do castelo tornam Pietrapertosa bastante charmosa. Visitar Pietrapertosa é uma experiência formidável, nomeadamente após se subir até o topo do castelo.
-
Rio Marina
Ilha de Elba – Toscana – Itália
A Toscana é uma das regiões mais belas de Itália. Rio Marina é uma joia escondida nesta popular região. Rio Marina é um destino de rara beleza. Está presente na ilha de Elba, estando aninhado entre o mar e as montanhas.
Há em Rio Marina diversas praias de areia fina e dourada, existindo ainda sedutoras águas cristalinas que são bastante convidativas ao mergulho. Cala delle Alghe ou Spiaggia Luisi d’Angelo são duas praias secretas bastante encantadoras.
-
Veli Losinj
Ilha de Losinj – Condado de Primorje-Gorksi Kotar – Croácia
Veli Losinj foi um porto de pesca importante até ao início do século XX. Este destino está situado a apenas 10 minutos de carro da popular (e sublime) cidade de Mali Losinj.
Veli Losinj é um destino secreto tão arrebatador que fará com que se apaixone pela Croácia.
Em Veli Losinj, há paisagens deslumbrantes, sol e praias paradisíacas fantásticas com águas azuis cristalinas. Este destino também tem boa comida, mais uma razão para o visitar.
-
Calella de Palafrugell
Catalunha -Espanha
Calella de Palafrugell também merece o seu lugar na lista das melhores joias escondidas na Europa. Este é um destino que deixa qualquer um rendido. Há enseadas e pequenas praias.
Esta é uma das mais belas vilas da Costa Brava. Calella de Palafrugell apresenta uma arquitetura intacta, tornando os passeios a pé extremamente agradáveis. Por isso, quem quer fugir da cidade, pode muito bem escolher este destino.
Calella de Palafrugell é uma antiga vila de pescadores que é perfeita para desfrutar de uma tarde de ociosidade.
-
Bauduen
Provence-Alpes-Cote-d’Azur – França
Bauduen é um pequeno paraíso que está localizado a 1h30 de Nice. Esta vila tradicional é das mais bonitas de França. Um destino encantador que tem na Natureza local um dos seus atrativos.
Bauduen facilmente atrai famílias. Existem diversas atividades que tornam a estadia particularmente agradável. O centro náutico de Bauduen disponibiliza várias atividades fantásticas. O museu infantil “Arte nos brinquedos” revela-se outra atração imperdível, que encanta miúdos e graúdos.
-
Moraira
Alicante – Costa Blanca – Espanha
Moraira é uma pequena estância balnear que se encontra longe das multidões. Em Moraira, pode encontrar um resort familiar à beira-mar que assegura umas férias relaxantes sob o sol da costa espanhola.
As belas praias e o clima ameno (mesmo em pleno verão o clima nunca é muito quente) convidam as pessoas a explorarem a riqueza dos desportos aquáticos. O castelo é uma grande atração em Moraira.
-
Thun
Cantão de Berna – Suíça
Thun tem no lago homónimo uma das suas grandes atrações. Há tanto encantos que proporciona uma experiência distinta, transporta-nos para um cenário dos contos de fadas. Os dias passados em Thun são relaxantes.
-
Porto Grimaud
Provence-Alpes-Côte-d’Azur
Grimaud é aquele destino charmoso que nos deixa memórias que se eternizam. As aldeias típicas provençais, que se podem encontrar em Grimaud, são encantadoras. As ruas íngremes são perfeitas para passeios relaxantes,
No Port Grimaud, poderá ver barcos, veleiros, iates, um cenário que será do agrado de miúdos e graúdos. Há quem aproveite a oportunidade para alugar um barco e dar um passeio.
-
Quedlinburg
Saxônia Anhalt – Alemanha
Quedlinburg está listada como Património Mundial da UNESCO. Na Idade Média, foi uma cidade muito poderosa e rica. As casas construídas em estilo enxaimel e as ruas medievais tornam Quedlinburg particularmente encantadora.
É uma experiência incrível passear em Quedlinburg. O castelo é uma das maiores atrações locais. A igreja é outra atração popular. Ela abriga o túmulo de um rei alemão do século X.
-
Ilha de Santa Marguerite
Ilhas Lerin – Alpes Marítimos – França
A Ilha de Santa Marguerite (ou Île Sainte-Marguerite) é a maior das ilhas de Lerins, um destino de beleza serena! Na Ilha de Sainte-Marguerite, pode encontrar uma beleza natural incomum.
As praias naturais e selvagens são uma das atrações desta ilha. Este fabuloso destino é ideal para quem quer descansar e esquecer as preocupações. Aqui, poderá divertir-se, nadar, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar e desfrutar das vistas.
-
Sant Angelo
Ilha de Ischia – Itália
Sant Angelo é um destino encantador que se pode encontra na Ilha de Ischia. As casas coloridas locais são uma das muitas atrações de Sant Angelo.
Este destino serve como um local de excelência para se entregar a uma tarde de ociosidade e relaxamento. Há ainda restaurantes com muitos pratos a dar protagonismo ao peixe fresco (pescado pelos pescadores locais).
-
Zahara de la Sierra
Cádis – Andaluzia – Espanha
Zahara de la Sierra está localizada na província de Cádiz. Chegar lá implica uma subida às colinas da Andaluzia. Uma estadia realizada em abril permite contemplar uma beleza encantadora, momento em que as laranjeiras estão em flor e encantam todos os que assistem ao cenário.
-
St Jean Cap Ferrat
Provence-Alpes-Côtes-D’Azur – França
Saint Jean Cap Ferrat é um destino deslumbrante que pode ser descrito como um pulmão verde que está cercado pelo Mediterrâneo. Qualquer pessoa que adore passar férias que proporcionem boas experiências gastronómicas irá adorar Saint Jean Cap Ferrat.
Há ótimos restaurantes de praia em Saint-Jean-Cap-Ferrat. Os amantes de compras poderão ainda encontrar diversas boutiques de roupas chiques de alta qualidade.
-
Hondarribia
País Basco – Espanha
Hondarribia também merece um lugar nesta lista das joias escondidas da Europa. Hondarribia é uma cidade costeira espanhola que está localizada no norte da Espanha. As famosas tapas do País Basco encantam os apreciadores da gastronomia de qualidade.
-
Theoule-sur-Mer
Provence-Alpes-Côte-D’Azur – França
Em Théoule-sur-Mer, pode viver diversas experiências maravilhosas. A soberba praia será do agrado de quem adora estender a toalha e dar mergulhos nas férias.
Fazer caminhadas enquanto se contempla uma beleza natural de roubar o fôlego é outra experiência encantadora. Visitar o parque natural “Pointe de l’Aiguille” e o maciço de Estérel é “obrigatório”!
-
Moustiers-Sainte-Marie
Alpes de Haute Provence – França
Esta bela vila situada na Provence encontra-se aninhada no sopé de belas falésias. Moustiers Sainte-Marie é uma das melhores joias escondidas da Europa e até já foi premiada com o título de vila mais bonita de França!
Existem diversas atividades que pode realizar nesta vila, tais como: fazer uma caminhada pelas ruelas autênticas, explorar o seu artesanato (nomeadamente cerâmica), provar o melhor dos produtos locais, passear de caiaque no Gorges du Verdon, entre outras atividades a seu gosto.
-
Ilha do Farol
Algarve – Portugal
A Ilha do Farol é uma das ilhas pouco conhecidas, mas sublimes do Algarve. As ilhas da Reserva Natural da Ria Formosa são destinos que permitem recarregar as baterias. A Ilha do Farol é um local perfeito que permite evitar multidões e proporciona uma experiência verdadeiramente relaxante.
Na Ilha do Farol, poderá encontrar restaurantes e lojas de qualidade. No entanto, são as pequenas casas de férias construídas nesta ilha que tornarão as suas férias magníficas. A atmosfera relaxante e o cenário deslumbrante tornarão os seus dias memoráveis.
-
Trogir
Split-Dalmácia – Croácia
Trogir é um dos destinos imperdíveis da Croácia. A beleza natural de Trogir é absolutamente maravilhosa. As tardes passadas à sombra das oliveiras e pinheiros permitem desfrutar do bem mais precioso que temos: o tempo.
O Forte de Trogir é uma das atrações locais, um símbolo da cidade. Visitar o bonito porto de Trogir é uma experiência obrigatória.
-
Sesimbra
Costa Azul – Portugal
Sesimbra proporciona experiências invulgares, sendo um bom destino de férias e, também, um bom local para se viver. Há em Sesimbra encontros artísticos que encantam os amantes das artes. Há encontros culinários que deliciam os fervorosos adeptos da gastronomia.
Há a oportunidade de fazer uma verdadeira ligação com a Natureza. A prática de atividades desportivas, nomeadamente aquáticas, serão do agrado das pessoas mais ativas… Os mais ousados podem explorar a praia de nudismo de Sesimbra. A Praia do Meco é conhecida como uma das principais praias de nudismo do país.
-
Savona
Ligúria – Itália
Savona tem muitos encantos. Esta é uma das melhores joias escondidas da Europa. Muitos são os que defendem que Savona tem parecenças com a popular Cinque Terre, mas é menos turística.
Savona é mais calma, mais tranquila e mais autêntica que Cinque Terre. O antigo centro histórico bem preservado e a arquitetura barroca tornam Savona numa joia verdadeiramente imperdível.
Leia também:
- Portugal tem um dos destinos mais exclusivos da Europa
- Os 20 destinos mais seguros da Europa (3 são portugueses)
- Portugal tem um dos mais belos locais fortificados da Europa
NCultura
Se leu “Portugal tem dois dos tesouros escondidos da Europa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Eu vivi 4 anos na Geórgia e, por amor de Deus, a pior praia de Portugal é mil vezes melhor que Batumi. A Geórgia como país é bastante interessante, mas Batumi é simplesmente mau!