Uma fantástica coleção do que há de mais incomum na arquitetura de todo o planeta. Conheça aqueles que são considerados os 33 prédios mais estranhos do mundo.
Para os amantes de arquitetura, o sítio Strangebuildings possui uma coleção maravilhosa do que há de mais incomum nas obras de todo o mundo. A página, em conjunto com o sítio Bored Panda, criou uma votação online onde 4.520 pessoas escolheram os 33 edifícios mais bizarros do mundo.
Portugal tem dois dos prédios mais estranhos do mundo
1. Catedral de Brasília (Brasília, Brasil)
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o primeiro monumento a ser criado em Brasília.
2. Krzywy Domek (Sopot, Polónia)
Krzywy Domek é um edifício de forma irregular construído em Sopot, na Polónia. O seu nome significa “casa curva” ou “casa retorcida”. Construído em 2004, tem cerca de 4.000 metros quadrados de área e faz parte do centro comercial Rezydent.
3. Casa do Penedo (Fafe, Portugal)
A Casa do Penedo está localizada na Serra de Fafe, em Portugal, e é o resultado de um sonho do português Vitor Rodrigues que começou a ser realizado em 1972. O interior tem o mesmo estilo rústico do exterior, feito com quatro grandes pedras, com poucos e pequenos móveis e luz de velas.
4. Templo de Lótus (Delhi, Índia)
O Templo de Lótus é um local de adoração indiano. Foi projetado por Fariborz Sahba, um arquiteto do Irão, e levou 6 anos para ser concluído. A construção ganhou vários prémios de arquitetura e apareceu em centenas de artigos de revistas e jornais.
5. Mind House (Barcelona, Espanha)
A obra mais popular do famoso arquiteto Antoni Gaudi em Barcelona é o Parque Güell. O portão do parque é moldado com duas casas de gengibre. Uma delas, com uma janela em forma de cruz na parede da frente, é chamada de Mind House e é considerada um dos 10 edifícios mais criativos do mundo.
6. La Pedrera (Barcelona, Espanha)
Mais uma do catalão Gaudi: a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, construída entre os anos 1905 e 1907. É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras obras do arquiteto.
7. Atomium (Bruxelas, Bélgica)
O Atomium foi construído no âmbito da Expo 58 (Exposição Internacional Mundial). Com 103 metros de altura, representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.
8. Museu de Arte Contemporânea (Niterói, Brasil)
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, foi projetado por Oscar Niemeyer. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas no decorrer do século XX.
9. Biblioteca municipal em Kansas City (Missouri, EUA)
A “Kansas City Public Library” é uma biblioteca pública de Kansas City, Missouri. Fundada em 1873, é a terceira maior e a mais antiga biblioteca pública na área metropolitana do Kansas City.
10. Casa na floresta (País de Gales, Reino Unido)
A casa ecologicamente correta que se assemelha ao tipo de construção dos “hobbits”, do filme “O Senhor dos Anéis”, foi construída por Charlie Haia e Megan Williams, que a idealizaram rapidamente depois de viver quatro anos num trailer, porque descobriram que Megan estava grávida.
Os proprietários, no entanto, têm que lutar para que ela não seja demolida, já que o governo alega que a construção foi feita sem permissão e que é “prejudicial para o caráter rural da localidade”.
11. Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha)
O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbao, é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano, Frank Gehry, é um dos locais mais visitados da Espanha.
12. Torre Rotativa (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
A Torre Rotativa, desenhada pela arquiteto italiano David Fisher, é inacreditável. Alguma vez viu um edifício em movimento que realmente muda de forma?
Ele nunca vai parecer exatamente o mesmo duas vezes. Você terá a opção de acordar com o nascer do sol no seu quarto e desfrutar do pôr do sol sobre o oceano ao jantar. Além de ser um milagre de engenharia, terá turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório.
Assim, um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-se numa verdadeira central de energia amiga do meio ambiente.
13. Habitat 67 (Montreal, Canadá)
No ano de 1967 aconteceu, na cidade de Montreal, no Canadá, a Expo 67 – Exposição Internacional Mundial – que tinha como tema o Homem e o seu Mundo.
Um dos focos da exposição foi precisamente a questão da habitação, ótima oportunidade para o arquiteto Moshe Safdie concretizar o projeto que vinha a desenvolver desde as suas teses na Universidade McGuill: o Habitat 67.
14. Edifício Cesto (Ohio, EUA)
A sede da empresa “Longaberger Basket” é provavelmente o edifício de escritórios mais bizarro alguma vez construído. O “Basket Building” tem 180.000 metros quadrados, custou 30 milhões de dólares e demorou dois anos para ser concluído.
15. Estádio Olímpico (Montreal, Canadá)
O Estádio Olímpico de Montreal foi construído para receber os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, e durante 33 anos (1977-2004) foi a casa da equipa de basebol da MLB Montreal Expos (atual Washington Nationals).
16. Nautilus House (Cidade do México, México)
A grande estrutura, toda feita em cimento e ferro, foi projetada inicialmente por um casal que estava decidido a dar uma casa de sonho aos seus filhos, além de muito contacto com a natureza (real ou irreal). O projeto do mexicano Javier Senosiain, no entanto, não ficou só nisso – tornou-se atração turística da cidade.
17. Biblioteca Nacional (Minsk, Bielorrússia)
A Biblioteca Nacional da Bielorrússia foi fundada a 15 de setembro de 1922 e completamente reformada em 2006. É a maior biblioteca de Minsk e da Bielorrússia, contando com 8.600.000 livros.
18. Teatro Nacional (Pequim, China)
O Centro Nacional de Artes Cênicas ou o Grande Teatro Nacional, é uma casa de ópera chinesa que fica em Pequim. Foi inaugurada em 2007 com capacidade para 5.452 pessoas sentadas, sendo o projeto do arquiteto francês Paul Andreu.
19. Casa Caracol (Isla Mujeres, México)
Na pequena e bela cidade mexicana de Isla Mujeres fica a Casa Caracol. Na verdade, é um hotel com apenas duas divisões, mas a beleza e a privacidade do imóvel fazem valer a pena esperar na longa fila pela oportunidade de ali se hospedar.
Composta por dois imóveis – o menor, chamado de “Concha Lua”, possui um quarto e uma casa de banho temática, e o maior, “Rainha Concha”, tem uma confortável área de estar, cozinha, casa de banho, quarto e uma varanda com vista para a piscina e o mar do Caribe -, cada ambiente é completamente decorado com conchas, seja nos chuveiros, espelhos e até na cama.
20. House Attack (Viena, Áustria)
House Attack foi, na realidade, uma instalação temporária durante uma exposição de Erwin Wurm no final de 2006. Este edifício é uma escultura ao ar livre do Museu Moderner Kunst (Mumok), em Viena.
21. Bibliotheca Alexandrina (Alexandria, Egito)
A Bibliotheca Alexandrina (latim para “Biblioteca de Alexandria”) é uma grande biblioteca e centro cultural localizado na costa do Mar Mediterrâneo, na cidade egípcia de Alexandria.
É uma comemoração em homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, que foi destruída na Antiguidade, e uma tentativa de reavivar o seu brilho e importância.
22. Casas cúbicas (Roterdão, Holanda)
Kubuswoningen, ou casas cúbicas, são um conjunto de casas inovadoras construídas em Roterdão e Helmond, na Holanda, projetadas pelo arquiteto Piet Blom.
23. Palácio Ideal (França)
O “Palais Ideal” é claramente uma obra única no mundo: foi criado no século XIX por Ferdinand Cheval, um simples carteiro que gastou o seu tempo livre, durante 30 anos, para construir este magnífico edifício com pedras e rochas.
Hoje, o Palais Ideal de Hauterives, é considerado um monumento histórico. Além disso, o ambiente natural envolvente aumenta a sua beleza e originalidade.
24. Igreja de Hallgrimur (Reykjavik, Islândia)
Hallgrímskirkja (literalmente, a igreja de Hallgrímur) é uma igreja em Reykjavík, na Islândia. Com 74,5 metros, é o edifício mais alto do país, embora não seja a estrutura mais alta (um mastro de rádio tem 412 metros de altura). A igreja tem esse nome em homenagem a um poeta islandês e clérigo, Hallgrímur Pétursson (1614-1674), mais conhecido na Islândia por seus hinos.
25. Projeto Éden (Cornualha, Reino Unido)
O Projeto Éden é uma atração turística na Cornualha, Reino Unido, incluindo a maior estufa do mundo. Os biomas artificiais abrigam plantas de todo o mundo. O projeto está localizado num antigo poço de caulinita, a 2 km da cidade de St Blazey e a 5 km de St Austell, na Cornualha.
26. National Museum of Play (Rochester, EUA)
O National Museum of Play faz parte do Forte de Rochester, em Nova York, EUA. Fundado em 1969, o museu abriu ao público em 1982. Desde então tem refinado e aumentado as suas coleções e já foi ampliado duas vezes, em 1997 e 2006.
27. Atlantis (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
O Hotel Atlantis é um resort localizado na ilha Palmeira Jumeirah no Dubai, Emirados Árabes Unidos. Foi inaugurado a 20 de novembro de 2008. O projeto arquitetónico é baseado principalmente no Atlantis Paradise Island, das Bahamas.
28. Biosfera de Montreal (Montreal, Canadá)
Parece uma bolha no meio do nada, mas a Biosfera é atualmente um museu dedicado à água e ao meio ambiente. Fica na ilha de Santa Helena, na cidade de Montreal, no Canadá.
29. WonderWorks (Pigeon Forge, EUA)
WonderWorks é um centro de entretenimento focado em exposições de ciência, com cinco locais nos Estados Unidos. O slogan da empresa é “Deixe a sua imaginação correr à solta”. O prédio acima faz parte da unidade de Pigeon Forge, cidade localizada no estado norte-americano de Tennessee.
30. Casa da Música (Porto, Portugal)
A Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto, em Portugal. Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, e foi concluída em 2005.
31. Kunsthaus (Graz, Áustria)
Kunsthaus Graz (Grazer Kunsthaus) é um museu de arte contemporânea construído na cidade austríaca de Graz, quando a mesma ocupou a posição de capital europeia da cultura no ano de 2003. O projeto é de Peter Cook, arquiteto inglês.
32. Floresta Espiral (Darmstadt, Alemanha)
A Floresta Espiral é um edifício residencial projetado por Friedensreich Hundertwasser. Foi planeado e implementado pelo arquiteto Heinz M. Springmann, e construído pela empresa Bauverein A.G. Darmstadt.
33. Casa do Gangster de Madeira (Archangelsk, Rússia)
Para o gangster que a construiu, esta casa não é nada menos do que a “oitava maravilha do mundo”. Talvez não seja para tanto, mas numa coisa todos concordam: a casa de Nikolai Sutyagin é realmente diferente.
Dominando o horizonte de Arkhangelsk, a cidade do extremo noroeste russo, esta pode ser a casa mais alta de madeira do mundo, com cerca de 43 metros, ou metade do tamanho da torre do Big Ben.
Leia também:
- Portugal tem um dos edifícios únicos mais incríveis do mundo
- Portugal tem dois dos lagos mais bonitos do mundo
- Portugal tem 2 das mais incríveis cidades cercadas por muralhas
NCultura
Se leu “Portugal tem dois dos prédios mais estranhos do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…