Descubra 12 das cascatas mais bonitas do mundo (uma é portuguesa). A dimensão e a beleza fazem das cascatas fenómenos naturais que não deixam ninguém indiferente.
Há quem percorra milhares de quilómetros para conhecer algumas mas, na verdade, há algumas que ficam aqui bem perto, sem ser preciso sair do nosso país. Portanto, vamos deixá-lo sonhar com imagens e descrições de cascatas reais que pode e deve pôr na sua lista de sítios a visitar.
E não se esqueça: uma fica mesmo em Portugal!
Portugal tem uma das 12 cascatas mais bonitas do mundo
Saltos del Moconá, Argentina
No rio Uruguai, entre o Brasil e a Argentina ficam estas cascatas que costumam ficar na sombra das “vizinhas”, as imensas quedas de água do rio Iguaçu. Porém, os Saltos del Moconá, com os seus 20 metros de altura, também merecem ser conhecidos e visitados.
Baatara Gorge, Líbano
A Gruta das Três Pontes fica próxima da aldeia de Tannourine, a 90 minutos de Beirute. Trata-se de um verdadeiro poço vertical de água gelada que cai de uma altura de 250 metros, por uma caverna de calcário.
A descrição é fascinante, mas vê-la é verdadeiramente incrível. É que, com o tempo, a água conseguiu esculpir três arcos de calcário. Para ver esta gruta, tem de seguir pela aldeia de Mgharet al-Ghaouaghir.
Cascatas de Iguaçu, Brasil / Argentina
Provavelmente das mais famosas em todo o mundo, estas cascatas ficam entre o Brasil e a Argentina. Contam-se 275 quedas de água no rio Iguaçu e, além da sua beleza natural, há uma lenda associada.
Diz-se que um deus planeava casar com uma mulher chamada Naipí. Porém, ela amava outro homem e decidiu fugir com ele numa canoa, pelo rio. A raiva desse deus foi tal que ele mandou cortar o rio ao meio, condenando-os assim à morte numa queda eterna.
Cascatas de Plitvice, Croácia
Esta é uma das maiores atrações deste país. O local conta com 16 lagos, todos ligados por cascatas. A beleza do lugar é inegável, contabilizando 30.000 hectares de montanhas e vegetação em torno dos lagos. Além da flora deslumbrante e variada, a fauna é viva e imponente, marcada por lobos e ursos.
Cascata de Godafoss, Islândia
No nordeste da Islândia, fica esta queda de água que oferece uma paisagem única. É que, no inverno, ela congela completamente, pintando todo aquele cenário de uns tons de azul incríveis. Conta com 12 metros de altura e 30 de largura e o seu nome significa “Cascata dos Deuses”.
Cascatas de Kanchanaburi, Tailândia
A cerca de 130 km de Banguecoque, no Parque Nacional de Erawan, ficam estas cascatas, a sua principal atração. Há também grutas que pode visitar, mas quando vir esta cascata deve ter em conta o seu nome, o qual alude ao elefante branco de 3 cabeças da mitologia Hindu.
Cascata de Waipoo, Hawai
Esta cascata tem 250 metros de altura e trilhos que permitem desafiantes passeios de escalada. É que o topo da cascata oferece uma vista única. Outra forma de apreciar toda a beleza do local é através de um passeio de helicóptero. No verão, esta cascata seca. Portanto, para a ver no ativo, deve visitá-la por altura das chuvas, quando o caudal volta a encher.
Cascata de Helmcken, Canadá
Esta cascata fica no Wells Gray Provincial Park, tem 141 metros de altura é a quarta maior do Canadá. Foi descoberta por Robert Henry Lee e é uma das principais atrações deste parque.
Cascata de Seljalandsfoss, Islândia
Muito popular na Islândia, esta cascata pertence ao rio Seljalands, que tem origem no vulcão Eyjafjallajokull e cai por 60 metros. Uma particularidade interessante é o facto dos visitantes poderem caminhar literalmente por baixo da cascata, abrigados por uma gruta.
Cascata Véu da Noiva, Madeira, Portugal
Ainda em Portugal, mas agora na Madeira, fica esta cascata, localizada perto de Porto Moniz. Se quiser admirá-la à distância, vá até ao miradouro que fica entre o Seixal e São Vicente. É admirável a força da água que segue encosta abaixo, até cair de rompante no mar, formando um volume de espuma, semelhante ao longo véu de uma noiva.
Vídeo de: Lev Vakulin
Cascatas do Niagara, Canadá
Também das mais conhecidas em todo o mundo, as cascatas do Niagara são imensamente largas, o que as torna diferentes e especiais. Além disso, cumprem uma outra função importante como fonte de energia hidroeléctrica.
Cataratas de Vitória, Zâmbia / Zimbábue
Estas cascatas ficam no rio Zambeze, localizado entre a Zâmbia e o Zimbábue. A paisagem é deslumbrante, com a terra a abrir-se perante estas quedas de água furiosas.
Leia também:
- Portugal tem uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo
- Portugal tem um dos aeroportos mais bonitos do mundo
- Portugal tem uma das escadarias mais impressionantes do mundo
NCultura
Se leu “Portugal tem uma das 12 cascatas mais bonitas do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…