Site de turismo internacional escolheu as 26 cidades pequenas mais bonitas da Europa e colocou todo o protagonismo numa cidade portuguesa! Há diversas cidades europeias que, apesar de pequenas em tamanho, escondem diversos encantos. É uma prova que o tamanho não importa, pois, estas pequenas cidades podem não ter a dimensão de cidades vizinhas, mas apresentam grandes atrações com diversos atributos que as tornam únicas.
A edição norte-americana da revista de viagens Condé Nast Traveler realizou uma lista com as 26 cidades pequenas mais bonitas da Europa. A jornalista Caitlin Morton refere que a beleza única destas 26 cidades pode “surpreender”… Esta lista é fantástica! Entre as pequenas cidades surgem nomes como: Assos, Castelluccio, Praiano ou Mdina. Já ouviu falar nelas?
Os nomes podem ser surpreendentes, contudo a beleza singular destas cidades torna a sua presença obrigatória nesta lista. Na lista The Most Beautiful Small Towns in Europe o grande protagonismo vai para uma cidade portuguesa que ficou com a liderança.
Uma das 26 cidades pequenas mais bonitas da Europa é portuguesa
26 – Flam, Noruega
População: 350
Este é um dos portos de cruzeiros mais belos da Europa. A pequena vila de Flåm é absolutamente encantadora. Ela recebe navios que passam pelo vasto Sognefjord, no oeste da Noruega. As casas coloridas e as colinas verdes tornam a paisagem digna de um postal.
25 – Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
População: 10.930
O centro histórico medieval de Rothenburg ob der Tauber encontra-se muito bem preservado. Esta é uma das razões que atraiem inúmeros turistas todos os anos.
24 – Castelluccio, Itália
População: <150
Castellucio está situada no topo de uma colina íngreme. Esta é a vila mais alta da Cordilheira dos Apeninos, encontrando-se a 1.500 metros acima do nível do mar. Castellucio é uma encantadora vila que se encontra cercada por montanhas cobertas de neve de um lado, e de planícies exuberantes e férteis do outro.
23 – Sighişoara, Roménia
População: 26.370
A cidade da Transilvânia de Sighişoara é uma cidade histórica que tem como curiosidade ter sido o local de nascimento de Vlad, o Empalador. Esta personalidade ficou conhecida como o cruel Príncipe da Valáquia, sendo o homem que inspirou Bram Stoker para a criação de Drácula. É possível visitar a casa de infância de Vlad, que tem um pequeno museu de tortura… O centro histórico de Sighişoara encontra-se protegido pela UNESCO.
22 – Kastraki, Grécia
População: 560
Os mosteiros de Meteora são famosos sendo um Património Mundial da UNESCO. A fantástica paisagem campestre local é encantadora, repleta de flores silvestres da Grécia continental. Os edifícios medievais que se encontram em pilares de rocha tornam a imagem única no mundo.
21 – Reine, Ilhas Lofoten
População: 314
As Ilhas Lofoten encontram-se ao largo da costa noroeste da Noruega. A beleza de Reine, na ilha de Moskenesøya, é verdadeiramente deslumbrante. Esta vila encontra-se acima do Círculo Polar Ártico, a cerca de 300 km a sudoeste de Tromsø. A paisagem destaca os prédios amarelos da cidade, que se encontram cercados por montanhas irregulares e águas geladas.
20 – Cob, Irlanda
População: 12.800
Cob tem um charme particular. As fileiras de casas coloridas de Cob encontram-se ao longo da água. Um dos grandes destaques locais vai para a imponente catedral de sentinela que se encontra sobre o porto.
19 – Korcula, Croácia
População: 5.663
Korcula é uma das ilhas mais populares da Croácia. O vinho branco de Korcula é bem conhecido. Korcula tem florestas densas, muralhas medievais fortificadas e ruas estreitas. Segundo a lenda local, foi aqui que o explorador Marco Polo nasceu.
18 – Tórshavn, Ilhas Faroé
População: 13.083
As Ilhas Faroé encontram-se meio escondidas entre a Islândia e a Noruega no Oceano Atlântico Norte. A capital de Tórshavn está localizada atrás de um porto movimentado na costa leste da ilha de Streymoy, sendo a maior cidade do arquipélago.
17 – Ísafjörður, Islândia
População: 2.571
A pequena cidade de Ísafjörður está situada na bela península de Westfjords na Islândia.
As imponentes montanhas tornam o cenário verdadeiramente deslumbrante. Ísafjörður representa uma experiência bem distinta do que normalmente se procura no verão (sol, praias), mas tem imensos encantos.
16 – Kotor, Montenegro
População: 13.510
A Baía de Kotor tem cidades antigas e pitorescas. Os penhascos íngremes de calcário fazem parte do cenáro deslumbrante. Contudo, o centro histórico de Kotor é a grande atração local. O centro histórico é protegido pela UNESCO sendo tão belo que são diversos os visitantes que são atraídos até Kotor. A Velha Kotor foi construída como se fosse um labirinto, tal foi feito intencionalmente de forma a confundir os invasores.
15 – Assos, Grécia
População: 88
A vila de Assos, encontra-se na Cefalónia. Esta vila charmosa e florida fica no sopé de uma colina. Assos está cercada em três lados pelo azul impressionante do Mar Mediterrâneo
A com comida grega é uma das grandes atrações locais, existindo vários restaurantes tradicionais ao longo da marina que proporcionam experiências gastronómicas encantadoras.
14 – Castle Combe, Inglaterra
População: 344
Esta vila inglesa está situada no condado sudoeste de Wiltshire. Desde 1600 que nenhuma casa nova foi construída em Castle Combe. Existe um trecho bem preservado de casas de pedra de Cotswold havendo ainda antigos pubs e igrejas.
13 – Hallstatt, Áustria
População: 779
Hallstatt é uma das mais belas pequenas cidades da Europa. As imponentes montanhas Dachstein fazem parte da paisagem local. Hallstatt é uma cidade considerada Património Mundial da UNESCO. Em Hallstatt há igrejas que datam do século XII. A movimentada praça do mercado é outro dos atrativos locais.
12 – Giethoorn, Holanda
População: 2.620
Giethoorn é considerada a “Veneza dos Países Baixos”. Esta encantadora vila não tem estradas, apenas existem ciclovias e canais. Existem diversos encantos em Giethoorn, passear de barco ou pelas pontes em arco de madeira são alguns dos encantos únicos de Giethoorn.
11 – Dinant, Bélgica
População: 13.544
A pequena cidade de Dinant encontra-se na região da Valônia, na Bélgica. Dinant está confortavelmente aninhada num penhasco no rio Meuse. O destaque local vai para um castelo do século XVI e para uma catedral gótica. Dinant é o local de nascimento do inventor do saxofone, Adolphe Sax.
10 – Praiano, Itália
População: 2.008
A Costa Amalfitana está repleta de belas praias. A cidade de Praiano encontra-se perto de Positano. Praiano tem igrejas antigas que são impressionantes, existindo ainda torres e esculturas sagradas. Um dos grandes destaques vai para a Igreja de San Gennaro.
9 – Portree, Escócia
População: 2.480
A beleza natural da Ilha de Skye é sublime. Portree é uma das pequenas cidades mais charmosas do Reino Unido. Portree tem fileiras de casas e pubs em tons pastéis barcos de pesca fazem parte da paisagem no porto local.
8 – Ribe, Dinamarca
População: 8.168
Ribe é a cidade mais antiga da Dinamarca (e de toda a Escandinávia), tem mais de 1.300 anos. Ribe foi fundada no início do século VIII. Contudo, não haja nenhuma estrutura que remonte a essa época histórica. Ribe tem nas catedrais e casas em enxaimel os seus maiores atributos.
7 – Ronda, Espanha
População: 33.978
Ronda é um dos destaques da Andaluzia. As casas brancas fazem parte de muitas paisagens, a arquitetura mourisca e as ruas labirínticas são características da região. Contudo, Ronda está localizada no alto das montanhas.
6 – Mdina, Malta
População: 243
Valletta é a capital de Malta. Há apenas 6.000 habitantes. A pequena cidade fortificada de Mdina, encontra-se bem no centro da nação insular. A antiga capital de Malta revela-se uma experiência especial. Existem diversos exemplares de arquitetura medieval e barroca. Há igrejas, catacumbas e palácios extraordinários.
5 – Bled, Eslovénia
População: 8.171
O Lago Bled é um dos locais mais populares da Eslovénia. As águas locais são de cor de esmeralda. As ilhotas pontilhadas de igrejas também enriquecem a paisagem. Os Alpes Julien e o castelo do século XII tornam uma visita à cidade de Bled uma experiência única. Fazer uma viagem nos tradicionais barcos a remo de madeira é uma experiência que agrada a todos os visitantes.
4 – Eguisheim, França
População: 1.734
Eguisheim é uma cidade da Alsácia com casas em enxaimel. As igrejas medievais são algumas das atrações locais. Chapelle Saint-Léon IX é uma capela deslumbrante com tetos abobadados pintados e vitrais que representam os Santos da Alsácia.
Leia também:
- Portugal tem uma das 10 vilas ou aldeias mais bonitas do planeta
- Portugal tem um dos hotéis mais estranhos do mundo
- Portugal tem três dos 20 destinos mais românticos da Europa
3 – Lauterbrunnen, Suíça
População: 2.452
Lauterbrunnen é uma cidade alpina deslumbrante. As casas em estilo de chalé e as pequenas igrejas concedem a Lauterbrunnen um encanto especial. Contudo, a natureza que envolve Lauterbrunnen revela-se parte dos encantos locais.
2 – Český Krumlov, República Tcheca
População: 13.056
Český Krumlov é uma cidade pitoresca no sul da Boémia. As casas com telhados vermelhos fazem parte do cenário. Nesta cidade há praças com fontes encantadoras e um castelo gótico deslumbrante, com vista para o rio Moldava.
1 – Guimarães, Portugal
População: 152.309
D. Afonso Henriques nasceu em Guimarães, no dia 25 de junho de 1111. A cidade tornou-se no “berço da nação”. O centro histórico da cidade é classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Existem diversos exemplos da excelente arquitetura portuguesa.
Há várias construções com mais de 600 anos, algumas apresentam azulejos deslumbrantes. O Castelo de Guimarães é a construção mais popular da cidade. O Paço dos Duques de Bragança e a Igreja São Miguel do Castelo são outros atributos locais.
Fazer uma viagem pelo Teleférico de Guimarães revela-se uma experiência encantadora. Este teleférico, o primeiro teleférico a entrar em funcionamento em Portugal (em 1995), proporciona as melhores vistas sobre a cidade… Fique a perceber por que razão Guimarães é a cidade pequena mais bonita da Europa!