Saiba quais foram as capitais do nosso país ao longo dos tempos. Portugal já teve 5 capitais em quase 900 anos de história!
São muitos anos que fazem parte de uma história longa. Portugal conta com quase 900 anos de existência, o que diz muito sobre o nosso país. Antes dos Presidentes da República e dos Primeiros Ministros que têm governado o país nas últimas décadas, foram muitos os Reis a serem donos e senhores do destino da nação.
O primeiro rei foi D. Afonso Henriques, que tornou a cidade de Guimarães na cidade berço, onde tudo começou sendo por isso chamada de “Berço de Portugal”. Foi, assim, a primeira capital de Portugal. No entanto, foram 5 as capitais que Portugal teve ao longo dos seus quase 900 anos de história. Conheça-as!
Portugal já teve 5 capitais. Além de Lisboa, sabe quais foram?
Capital
O que é uma capital? Uma capital é uma cidade ou povoação onde reside o governo de um determinado distrito, de uma certa região ou de dada nação. Há quase 900 anos, qual foi a primeira capital de Portugal? Sabe quantas cidades já foram capitais de Portugal? Sabe quais foram essas cidades? Vai ter a resposta a todas estas questões.
Portugal já teve, ao longo de quase 900 anos de história, 5 cidades às quais pôde chamar de capital. Aliás, entre estas capitais há cidades que foram mesmo capital de Portugal mais do que uma vez. Outra curiosidade é que entre essas cidades uma delas nem sequer está no território português (atualmente). Quer descobrir em que circunstâncias as 5 cidades foram nomeadas capitais de Portugal? Saiba toda a história das capitais do nosso país e perceba a razão que fez com que essas cidades tivessem deixado de serem a capital do país.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Guimarães
Guimarães é uma bela cidade portuguesa que ficou conhecida como o “Berço de Portugal”. Foi a primeira capital do país, mais especificamente do Condado Portucalense. Guimarães é uma cidade-chave no percurso histórico, estando na origem da formação da nacionalidade portuguesa e da sua independência.
Guimarães é uma cidade que recebe inúmeras pessoas, portuguesas e estrangeiras. Nela existem diversos vestígios dos portugueses que iniciaram o percurso histórico da nação. Por isso, a sua população defende com orgulho a singularidade da sua cidade.
Vídeo de: Nelson Carvalheiro
Coimbra
Coimbra também foi capital de Portugal. Tal aconteceu depois da cidade ter adquirido uma importância… capital. Esta cidade transformou-se na cidade mais importante abaixo do Rio Douro, por isso foi capital quase por imposição dessa importância.
Depois da formação do Condado Portucalense D. Henrique de Borgonha (Conde de Portucale) e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, fizeram de Coimbra a sua casa. O casal construiu a sua residência dentro das muralhas da cidade, tendo por lá formado a sua família.
É crença geral de que terá sido em Coimbra que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques que, posteriormente, fez de Coimbra a capital do Condado, tendo assim sucedido a Guimarães.
Esta alteração permitiu à nação obter grandes benefícios, a diferentes níveis (territorial, económico, político e social). Coimbra foi capital de Portugal e assim se manteve até ao ano de 1255, tendo sido, então, sucedida por Lisboa.
Vídeo de: SvenTheiler
Lisboa
Lisboa é a atual capital de Portugal, mas não o foi sempre, embora o tenha sido mais do que uma vez. Como esta cidade conheceu grande prosperidade, tal levou a que tenha ocorrido a mudança da família real para Lisboa.
O desenvolvimento notório do estuário permitiu a D. Afonso III fazer uma mudança estratégica, levando a que o Condado prosperasse, pois nessa cidade havia grande facilidade em receber navios de mercadorias.
Lisboa foi considerada capital, apesar de não haver nenhum documento que o defendesse. Bastou a família real e a corte terem passado a viver por lá, permanentemente. Até hoje não existe nenhum documento a oficializar essa alteração.
Vídeo de: Chris Dortch
Rio de Janeiro
A família real mudou-se para o Brasil, durante as invasões francesas. A cidade do Rio de Janeiro foi a cidade escolhida. Com a mudança da família real para a cidade brasileira, esta passou a ser a nova capital de Portugal.
Foi a “inversão metropolitana”, pois é assim que alguns historiadores consideram este momento. Foi um marco histórico e incomum. O governo do império ultramarino português foi exercido a partir da antiga colónia portuguesa.
Vídeo de: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo
Ao longo de 900 anos de história, Portugal escolheu por duas vezes uma cidade açoriana como sua capital. Em ambas as ocasiões, foi Angra do Heroísmo, a capital de Portugal.
No momento da fundação do governo de D. António, Prior do Crato, Angra do Heroísmo foi capital, mais concretamente entre agosto de 1580 e agosto de 1582. Séculos mais tarde, Angra do Heroísmo voltou a ser capital por se ter tornado no centro do movimento liberal português.
Aqui, foi abraçada a causa institucional estabelecida em nome de Maria II de Portugal, a Junta Provisória. A Junta Provisória de Angra ocorreu entre 5 de outubro de 1828 e 22 de junho de 1829, tendo sido um governo provisório que foi formado na sequência da dissolução do Governo Interino de Angra. Este tinha sido formado na sequência da prisão e expulsão para fora da ilha Terceira do capitão-general Tovar de Albuquerque, que assumiu a condução da causa da realeza de D. Maria II de Portugal e do liberalismo.
Atualmente, Lisboa é a capital de Portugal, sendo a cidade mais populosa e mais popular do país.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura. Siga o NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…
Gostei muito, obrigada.
Angra do Heroísmo na Ilha Terceira nos Açores foi por duas vezes a capital de Portugal.
é um espectaculo ler estes comentarios-
Madrid não foi considerada capital no tempo dos Foliões?
Gostei de saber,obrigado
Gostei de saber. Obrigado
Guimarães nunca foi a capital. Na dinastia Habsburgo a capital de Portugal era Lisboa.