Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo. São várias as razões que tornam Portugal num país atrativo para os turistas e amantes de viagens. É um país barato, com boa comida, um património rico, um clima ameno, paisagens de tirar o fôlego e um povo super hospitaleiro. Além disso, somos um país conhecido por ser calmo e tranquilo, ou seja, ter um baixo de criminalidade, sobretudo de criminalidade violenta.
Estes atributos podem ser confirmados por quem reside cá e verifica no dia a dia todas estas qualidades. Há, ainda, distinções internacionais que ajudam a divulgar além fronteiras esta boa fama do nosso país. Os concursos de turismo, por exemplo, em que Portugal é frequentemente premiado, são uma forma de dar a conhecer o nosso país nos estrangeiro e a captar mais visitantes.
Do mesmo modo, este reconhecimento do Institute for Economics & Peace contribui para a difusão de Portugal como um destino seguro e pacífico, quer para viver, quer para passar férias. Esta mensagem torna-se ainda mais importante e tem ainda mais impacto, visto que Portugal mantém o terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo! Fique a saber mais.
Leia também: É português o relógio mais completo do mundo
Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo
O relatório do Institute for Economics & Peace volta, pelo segundo ano consecutivo, a colocar Portugal na terceira posição do Global Peace Index. Isso significa que o nosso país foi novamente considerado o terceiro país mais seguro do mundo e mesmo o mais seguro de toda a União Europeia!
Dos 163 territórios tidos em consideração neste relatório, apenas a Islândia (que conserva o 1º lugar desde 2008) e a Nova Zelândia foram avaliadas como países mais seguros do que o nosso.
Histórico
Esta classificação é ainda mais significativa se tivermos em conta que há menos de 10 anos, em 2014, Portugal ocupava o 18º lugar deste ranking. Isso denota que, desde essa altura, o país tem feito progressos em termos de segurança e de redução da criminalidade, assim como os têm sabido manter, visto que conserva a posição do ano passado.
Balanço mundial
Contudo, há que dar conta que, em termos mundiais, o índice de paz global piorou, principalmente devido aos sentimentos de medo e incerteza quanto ao futuro, gerado pela atual pandemia de COVID-19.
Existe um número significativo de países que viu os seus níveis de segurança agravarem-se, precisamente por causa das contingências impostas pelo novo coronavírus.
Os países menos seguros
No fim da lista, encontram-se países que já há algum tempo ocupam as últimas posições do ranking, mantendo níveis de criminalidade e violência muito elevados. É o caso de países como o Afeganistão, a Síria, o Iraque, o Sudão do Sul e o Iémen.
Os 10 países mais seguros
-
- Islândia
- Nova Zelândia
- Portugal
- Áustria
- Dinamarca
- Canadá
- Singapura
- República Checa
- Japão
- Suíça
Leia também: Mosteiro da Batalha: história e lendas de um monumento fascinante
Os 10 países menos seguros
-
-
- Rússia
- República Centro Africana
- República Democrática do Congo
- Líbia
- Somália
- Iémen
- Sudão do Sul
- Iraque
- Síria
- Afeganistão
-
Estas podem ser informações importantes, se estiver a planear as suas férias ou se tiver viagens de negócios em breve. Isto não significa que um país menos seguro não mereça ser visitado, mas pode ser importante ter alguns cuidados especiais.