Porto vs Lisboa, esta disputa comparativa, já é travada há muitos anos. Descubra as singularidades que refletem as identidades de cada uma delas. Portugal tem muitas cidades bonitas e muitos destinos turísticos, que merecem ser visitados por portugueses e estrangeiros. No entanto, torna-se evidente que as cidades de Lisboa e do Porto apresentam um estatuto distinto.
Além de serem as cidades mais desenvolvidas, são também as mais conceituadas internacionalmente. Estes destinos turísticos de Portugal dispensam apresentações. São procurados pela sua enorme riqueza, pela história, pelo património, pelas tradições, pela beleza singular e pela energia e movimento das suas ruas históricas e modernas. Quer saber o que distingue estas cidades tão emblemáticas?
Porto vs Lisboa: as diferenças que tornam cada cidade única
Boa parte dos portugueses já visitou uma destas cidades ou ambas. Além do Porto e de Lisboa serem cidades onde vivem muitas pessoas, são destinos muito procurados, seja por portugueses, seja por estrangeiros. Apesar de serem os destinos de Portugal mais populares, ainda há muito para se saber sobre estas cidades.
Quando se compara estas cidades, podemos avaliar as diferenças mais significativas entre ambas. Porto e Lisboa espelham os valores de Portugal. Possuem caraterísticas distintas, mas ambas apresentam portugalidade.
A capital é um destino mais efervescente e está na moda. Já a Invicta, sendo um destino igualmente popular, agarra-se aos seus traços de autenticidade e de tradição. Os amantes de gastronomia que visitam qualquer uma das cidades (ou ambas) ficam sempre bem servidos nos restaurantes locais, embora também haja diferenças nos petiscos típicos das cidades.
1 – Diferenças nas zonas históricas: Alfama e Ribeira
A Ribeira está situada na margem do Rio Douro e integra o Centro Histórico da charmosa cidade portuense. Este é um espaço classificado como Património Mundial da UNESCO. Numa avenida de largas proporções, poderá encontrar vários espaços de interesse, existindo diversos bares, cafés e restaurantes, lojas. A Ribeira tem sempre centenas de portuenses e turistas que dão cor e vida à zona da Ribeira que apresenta uma animação constante. Na cidade do Porto, a Ribeira tem um estatuto especial. As vistas absolutamente deslumbrantes sobre o Porto e sobre Vila Nova Gaia são incríveis. Neste espaço, também terá a oportunidade de ver os barcos rabelos a pavonearem-se pelas águas do Douro.
Alfama é uma zona mítica da capital portuguesa. Trata-se de uma área que apresenta uma beleza singular, conjugando tradição, fado e saudade. Este é o bairro mais antigo de Lisboa, que tem a Sé Catedral como um símbolo e apresenta ainda um dos melhores miradouros a apresentar Lisboa. Nas ruas estreitas de Alfama, nasceu o Fado! Este espaço encantador enfeitiça-nos pela beleza de traços muito peculiares. Pela história e pelos habitantes que a caracterizam, Alfama revela-se uma “aldeia histórica” integrada na capital.
2 – Diferenças nos Rios: Tejo e o Douro
O Rio Douro é um dos elementos mais marcantes das melhores paisagens da cidade do Porto. Este rio nasce em Espanha e apresenta a sua Foz no Porto e em Gaia. Os barcos rabelo são uma das presenças mais notáveis. Estes belíssimos elementos navegam neste rio e apresentam uma história interessantíssima. Estes barcos carregavam as pipas de Vinho do Porto: o néctar produzido no Alto Douro Vinhateiro. Posteriormente, as pipas eram armazenadas nas Caves do vinho do Porto. Atualmente, os barcos rabelo são utilizados para fins turísticos, sendo usados para navegar entre o Porto e a região do Vale do Douro. A sua beleza é de tal ordem que se trata de uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo.
Em Lisboa, destaca-se o Rio Tejo. Ele nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico, sendo o maior rio da Península Ibérica! A Era dos Descobrimentos Portugueses fez com que o nosso país encontrasse a Glória internacional no Tejo. As naus e os navegadores, que foram encontrar muitas riquezas pelo mundo fora, partiram do Rio Tejo. Por isso, este rio serviu para os portugueses darem novos mundos ao mundo. Além disso, também serviu de inspiração para grandes escritores lisboetas que ficam rendidos à importância, história e beleza deste rio singular.
3 – Diferenças na gastronomia: Francesinha e iguarias de Bacalhau
Visitar a cidade do Porto implica comer uma Francesinha. Qualquer portuense considerará uma heresia se alguém ousar visitar a Invicta sem experimentar a francesinha. Esta iguaria tornou-se numa bandeira da gastronomia portuense. A famosa sanduíche tem impacto internacional.
Em Portugal, há 1001 receitas de bacalhau e a cidade de Lisboa tem algumas receitas a dar protagonismo ao fiel amigo. Entre as receitas lisboetas mais populares está o Bacalhau à Brás ou até os pequenos Pastéis de Bacalhau.
4 – Diferenças na alcunha: os alfacinha e os tripeiros
Os portuenses são conhecidos como “tripeiros”. A história das tripas à moda do Porto é interessante e está ligada aos habitantes da cidade Invicta. Essa alcunha está ligada à origem do famoso (e saboroso) prato portuense, que é feito de tripas de animais, carnes e feijão-branco.
Os lisboetas são conhecidos como “alfacinhas”. Embora existam teorias distintas para a origem desta alcunha, muitos especialistas defendem que a alcunha alfacinha associou-se aos lisboetas durante as batalhas com os Mouros que se encontravam em Lisboa.
Nessa época, a população local pouco mais tinha para comer além de alfaces. Há ainda especialistas que preferem a tese de que a alcunha alfacinhas se deve à presença de diversas hortas à volta de Lisboa. Então, pelas ruas da cidade, havia muitos vendedores de alfaces que gritavam o produto que tinham para vender.
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Fique a conhecer locais para visitar nestas duas cidades:
- Rua da Bica: provavelmente, a rua mais bonita de Lisboa
- A história do Palácio de Cristal no Porto
- 10 das melhores hamburguerias de Lisboa
5 – Diferenças nas atrações nas proximidades
A localização do Porto é privilegiado. Tem a região do Douro, que a UNESCO classificou como Património Mundial. O Douro não só apresenta um cenário profundamente deslumbrante, como está associado às vinícolas e à produção de Vinho do Porto.
Além disso, a cidade Braga também é próxima do Porto. Trata-se de uma das cidades mais antigas do país. Esta cidade apresenta uma influência religiosa evidente, devido às numerosas igrejas. Braga é também conhecida como “Roma Portuguesa”.
A cidade de Guimarães é outro destino que se encontra nas proximidades. Esta cidade, que é frequentemente apelidada de “Berço de Portugal” (sendo vista como o local de nascimento da nação portuguesa), também é classificada pela UNESCO como Património Mundial.
A cidade de Barcelos, também é merecedora de uma visita. Entre a vasta riqueza da cidade está o seu artesanato tradicional. O “Galo de Barcelos” tornou-se num símbolo nacional de Portugal.
Sintra é uma vila emblemática que está próxima de Lisboa, encontrando-se presente a oeste da capital portuguesa. Os palácios de Sintra fazem com que a vila seja frequentemente ligada a contos de fadas, até porque não faltam paisagens deslumbrantes e uma atmosfera romântica.
Perto da capital também podemos encontrar Cascais e Estoril, destinos imperdíveis presentes na costa oeste de Lisboa. Estes destinos são muito populares, porque proporcionam praia e lazer. Os restaurantes à beira-mar de Cascais e Estoril têm ainda muitas lojas e uma vida noturna animada.
Sesimbra também se encontra perto da capital. Esta vila de pescadores proporciona uma experiência marcante. Sesimbra tornou-se num destino de praia muito conhecido. Os seus areais tranquilos apresentam grande beleza. A gastronomia também é famosa, destacando-se pelos frutos-do-mar frescos.
O Alentejo é uma região incrível. No seu vasto território, podemos viver experiências muito distintas. A cidade de Évora é merecedora de uma visita, pois deslumbra pelo seu património que nos faz constatar a herança histórica deste local singular. A presença de monumentos romanos e medievais é parte desse património fantástico.
Qual é a sua favorita? Deixe-nos a sua opinião nos comentários!