Conheça uma das pontes mais bonitas do Norte de Portugal. Tem uma beleza encantadora e encontra-se a duas horas da cidade do Porto!
Portugal tem diversas atrações populares, que ajudam a atrair um conjunto alargado de turistas que ficam encantados com o nosso país. As cidades mais emblemáticas têm construções e monumentos bastante populares. No entanto, por todo o país, é possível encontrar atrações incomuns, que merecem ser visitadas.
Algumas dessas atrações encontram-se próximas de outras atrações ou em locais que apresentam uma riqueza natural formidável, por isso reúnem um conjunto de qualidades que fazem com que muitos portugueses façam por conhecê-las.
Por exemplo, há uma ponte fantástica que pode não ter a mesma popularidade que outras. No entanto, tem uma beleza incomum, que a destaca. Muitos defendem que é a ponte nortenha mais bela!
Uma das pontes mais bonitas do Norte de Portugal
A ponte Sardão-Meirinhos
Esta ponte é um verdadeiro espetáculo. Uma construção que surpreende e que espanta quem lhe põe as vistas em cima. Apesar de não ter a mesma popularidade que outras pontes nortenhas, nomeadamente as da cidade do Porto, esta ponte apresenta qualidades que a tornam num exemplar único.
Localização
Esta ponte encontra-se no norte do país e está a uma distância de duas horas da cidade do Porto. A ponte Sardão-Meirinhos faz a ligação entre os concelhos de Mogadouro e de Alfândega da Fé. Eles localizam-se no distrito de Bragança, no nordeste de Portugal, e pertencem à província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Tendo sido construída numa das zonas mais acidentadas do rio Sabor, a ponte Sardão-Meirinhos faz parte do traçado do IC5. Ela desempenha um papel importante para facilitar a vida de muitos que se querem movimentar nesta zona da região norte.
Ver esta publicação no Instagram
História da ponte
A ponte Sardão-Meirinhos tem uma história interessante. Esta ponte já constava nos mapas rodoviários de Portugal há mais de 50 anos. No entanto, só foi construída no ano de 2003. A sua construção foi um marco importante para toda a região. A ponte Sardão-Meirinhos foi considerada uma obra-prima da engenharia.
Características da ponte
O tabuleiro desta ponte foi construído em caixão unicelular, em betão armado, pré-esforçado. Ele foi executado por consolas sucessivas a partir dos pilares. A ponte Sardão-Meirinhos tem um comprimento de 560 metros. O vão principal tem 160 m, existindo ainda uma largura de 13 metros.
Esta ponte encontra-se assente em pilares centrais que apresentam uma altura máxima de 75 metros. Os pilares foram pré-esforçados excentricamente e apoiados sobre maciços ancorados na rocha. A ponte Sardão-Meirinhos apoia-se sobre maciços que estão ancorados em rocha firme. Os pilares desta ponte ficaram submersos, após a construção da barragem de Baixo Sabor.
O desafio
Foi um desafio lidar com a construção da barragem do Baixo Sabor, uma vez que os pilares da ponte ficariam submersos pela albufeira.
Havia a preocupação do dono de obra, com o facto de ser possível haver uma reação álcalis-agregados, por isso houve a necessidade de controlar a humidade do betão submerso, de modo a conseguir-se diminuir o potencial de reatividade do betão.
Desta forma, seria possível assegurar um aumento da vida útil da estrutura. Por isso, foi solicitado pelo projetista uma solução de impermeabilização / proteção do betão que pudesse cumprir com a classe A5 de ponteamento de fissuras estáticas (EN 1062-7).
Ver esta publicação no Instagram
A resolução
A solução encontrada foi a da aplicação de uma membrana de base poliureia MasterSeal M 689. Trata-se de uma solução (classificada segundo a UNE EN 1504 – 2 Produtos para proteção superficial) que teve uma execução num curto espaço de tempo.
No entanto, assegurou a impermeabilização dos pilares e que cumpriu com os requisitos solicitados pelo dono da obra. As maiores valias desta solução foram a facilidade de manutenção e a durabilidade do sistema usado.
Dados de resumo do projeto
- Área total Impermeabilizada: 5000m2.
- Impermeabilização feita no interior e exterior dos pilares.
- Duração: obra executada em dois meses.
Beleza incomum
A construção desta ponte foi uma decisão sensata. No entanto, além da utilidade, há a destacar a beleza da ponte e o desenho das suas linhas que casam com o património natural local.
A beleza da construção imponente encontra-se em perfeita harmonia com a Natureza e surpreende quem por lá passa. O cenário que se encontra a passar na ponte Sardão-Meirinhos é verdadeiramente deslumbrante.
A extensa área do rio e as suas margens lindíssimas tornam a experiência verdadeiramente memorável, especialmente em dias de verão, em que a visibilidade é total e a paisagem é arrebatadora.
Trágicos acontecimentos
Durante as obras, o secretário de Estado das Obras Públicas da altura, Vieira da Silva, realizou uma viagem ao local. Os responsáveis garantiram que a segurança ia ser uma das principais preocupações.
Como a maioria dos trabalhos iriam decorrer a cerca de 100 metros de altura, exigia-se a máxima segurança para evitar acidentes. No entanto, a obra ficou marcada por trágicos acontecimentos.
Num espaço de seis meses, ocorreram duas mortes, caindo por terra as garantias deixadas por altura da visita do secretário de Estado das Obras Públicas da época. A segunda tragédia tirou a vida a um jovem de 20 anos, que era oriundo de Cinfães.
Este jovem caiu de uma altura de 30 metros. A morte surgiu numa queda provocada pelo movimento de uma grua. O movimento até provocou a queda de dois operários que estavam na plataforma de um pilar.
No entanto, o operário que morreu tinha o cinto de segurança colocado, só que este não se encontrava ligado ao pilar. O operário que sobreviveu ficou ligado ao pilar, suspenso, mas preso à vida. O IDICT ordenou a suspensão das obras.
Nesse momento, foram detetadas algumas irregularidades ao nível da segurança no trabalho. Segundo os inspetores, haviam tábuas de proteção partidas e níveis de segurança inaceitáveis em obras com o grau de perigosidade da construção daquela infraestrutura.