O sarrabulho é uma atração gastronómica que leva muitas pessoas a Ponte de Lima, mas há muito mais para visitar e conhecer.
O nosso país tem muitas terras que atraem muitas pessoas. Há diferentes razões a levar alguém a visitar uma aldeia, vila ou cidade. Pode ser a sua beleza natural, as suas praias, o património arquitetónico ou escultórico, entre outras. Algumas terras atraem as pessoas a visitá-las devido a tentações gastronómicas.
Ponte de Lima é um exemplo disso. Tem um arroz de sarrabulho de comer e chorar por mais… e tem muitas mais atrações que merecem ser conhecidas. Esta vila lindíssima tem muito mais para conhecer. Reúne um conjunto de atrações fantásticas. Pronto para descobrir mais sobre esta encantadora vila?
Ponte de Lima, o que visitar na terra do sarrabulho
Ponte de Lima
Esta vila portuguesa localiza-se no distrito de Viana do Castelo. Ponte de Lima está presente em pleno Minho. A gastronomia local é de elevada qualidade.
Muitos apreciadores de boa comida viajam até Ponte de Lima devido às suas tentações gastronómicas. O arroz de sarrabulho é um dos petiscos desta localidade. No entanto, há muito mais para conhecer e para explorar em Ponte de Lima.
Centro histórico de Ponte de Lima
O centro histórico de Ponte de Lima é uma atração obrigatória. A maior parte das pessoas não dispensam a oportunidade de realizar um passeio pelo centro histórico de Ponte de Lima. As típicas ruas empedradas levam as pessoas a viver uma caminhada agradável num cenário pitoresco.
No Largo de Camões, é possível encontrar bancos que permitem um descanso especial. Enquanto recupera as energias, é possível contemplar a beleza local e sentir o pulsar da vila.
A Igreja Matriz de Ponte de Lima
A igreja matriz de uma cidade ou vila revela-se sempre um espaço digno de visita. Normalmente, é um monumento que teve uma importância histórica assinalável. Este monumento é um marco importante para Ponte de Lima.
O edifício remontará aos alvores do século XV, pelo menos. Será do tempo do reinado de D. João I, o Mestre de Avis. Contudo, houve uma intervenção na igreja em meados do século XVI, tendo sido iniciada em 1567. Foi com essa intervenção que a igreja assumiu o aspeto atual.
O exterior da igreja da vila é encantador. O interior da Igreja Matriz de Ponte de Lima é maravilhoso. Aproveite a oportunidade para o fotografar. Um dos grandes destaques da Igreja vai para a rosácea neogótica situada na fachada, datada de 1932, e que terá sido inspirada na Igreja de São Francisco, no Porto.
A Ponte Medieval
Uma grande atração de Ponte de Lima é a ponte medieval, ou a ponte velha, como também é conhecida. Esta ponte passa sobre o rio Lima. A ponte medieval resulta de uma combinação de troços.
Existe o troço que vem da margem esquerda e segue até à Igreja de Santo António da Torre Velha e que tem origem medieval. Existe ainda o troço restante que é de origem romana.
Existem na ponte cinco arcos que surgem a partir do grande arco, que está em leito seco. Na zona inferior da ponte, podem observar-se os alicerces da Torre Velha, uma das primeiras torres do sistema defensivo medieval.
A Ponte Romana
Esta ponte será do século I, provavelmente. Foi nessa época que se procedeu à abertura do trajeto que ligava Braga a Astorga, uma das vias militares do antigo “Conventus Bracaraugustanus”.
A Via XIX foi mandada abrir pelo Imperador Augusto. Este ícone de Ponte de Lima permite um passeio agradável, que merece ser atravessado a pé. Aproveite a oportunidade para contemplar a beleza do rio e para observar a eventual presença dos praticantes de canoagem que nos seus treinos atravessam o rio.
A Igreja de Santo António da Torre Velha e a Capela do Anjo da Guarda
Visite esta igreja que se encontra na margem direita do rio e contemple a beleza deste espaço religioso que tem mais encantos. Poderá encontrar outro espaço religioso um pouco mais adiante. Trata-se da Capela do Anjo da Guarda que também tem os seus encantos.
A Capela do Anjo da Guarda apresenta um padrão românico/gótico. Este edifício foi erigido no último quartel do século XIII, aproximadamente.
O monumento é uma referência em Ponte de Lima. Esta capela tem na imagem de São Miguel uma das suas atrações. A capela terá servido de local de culto de abrigo para os viajantes.
Nas proximidades da capela, poderá sentar-se num dos bancos de jardim para descansar, antes de realizar uma visita ao encantador Museu do Brinquedo Português.
Museu do Brinquedo Português
O Museu do Brinquedo Português é o sonho de qualquer criança e uma experiência bastante agradável para qualquer adulto que mantenha a criança que foi bem presente em si.
Este espaço está presente num edifício de cor salmão que foi restaurado. É possível encontrar milhares de brinquedos portugueses expostos no Museu do Brinquedo Português. Os brinquedos atravessam gerações. Assim, a experiência irá agradar a toda a família, do neto ao avô.
Neste espaço, poderá encontrar tudo o que representou boas horas de diversão para as crianças, nomeadamente: jogos de tabuleiro, peões, carrinhos… Esta experiência servirá para explicar às crianças de hoje como se brincava antes da era da tecnologia, antes da playstation, dos tablet, dos telemóveis…
Informação útil
Morada: Casa do Arnado – Largo da Alegria, Arcozelo 4990-154 Ponte de Lima.
Coordenadas GPS: 41º 46’ 11,3” N | 8º 35’ 20,3” W.
Contactos: (+351) 258 240 210 / [email protected]
Mais informações: http://www.museuspontedelima.com/
Ecovia do Lima
As ecovias encontram-se na moda. As pessoas estão mais conscientes da importância de se manter uma vida ativa. A ecovia do Lima é uma atração local que reúne em si todas as condições que permitem atrair muitas pessoas que queriam ter uma vida mais saudável.
Existem vários percursos que podem ser realizados na Ecovia do Lima. Há muitos quilómetros para percorrer. No caminho, pode contemplar as margens do rio Lima. Haverá melhor companhia do que ter sempre um cenário fantástico?
Pode manter a circulação sanguínea bem ativa, seguindo o percurso a pé ou de bicicleta. O que interessa é exercitar, manter-se ativo. Algo que é facilitado pelas belíssimas paisagens como pano de fundo.
Gastronomia de qualidade ímpar
Naturalmente que não se pode falar de Ponte de Lima sem se falar de gastronomia. A realização de passeios e caminhadas cansa. Portanto, há que descansar. A melhor forma de o fazer é sentar-se à mesa de um restaurante tradicional local. Assim, pode recuperar as energias, enquanto saboreia o famoso arroz de sarrabulho à moda do Minho, um prato típico com rojões, tripas enfarinhadas, morcela e batatas fritas a acompanhar…
Embora existam outros pratos deliciosos na gastronomia de Ponte de Lima, este prato típico da região é uma tentação imperdível. Todos os restaurantes tradicionais têm esta bandeira da gastronomia local na ementa. No entanto, existem restaurantes onde se pode comer o melhor arroz de sarrabulho.
Eis alguns dos restaurantes mais populares:
Alameda
Morada: Alameda de S. João 4990-027 Ponte de Lima.
Contactos: 258 941 630.
Brasão
Morada: Rua Formosa 4990-117 Ponte de Lima.
Contactos: 258 941 890 / [email protected].
Mais informações, aqui.
Açude
Morada: Caminho São Gonçalo, 4990-150 Ponte de Lima.
Coordenadas: 41º 45″ 55.91′ N 8º 35″ 28.71′ W
Contactos: 258 944 158 / 925 017 856/7 – 910945782 / [email protected].
Mais informações, aqui.
Manuel Padeiro
Morada: Rua do Bonfim, nº 20, 4990-105 Ponte de Lima.
Contactos: +351 258 941 649 | +351 919 903 920 / [email protected]
Leia também:
- Visitar Ponte de Lima: o que ver e onde comer
- Encontradas sepulturas com mais de 3000 anos em Ponte de Lima
NCultura
Se leu “Ponte de Lima, o que visitar na terra do sarrabulho” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…