Ponte de Lima é também conhecida pelo seu arroz de sarrabulho, mas este destino tem muito mais para dar a conhecer.
Ponte de Lima é uma vila minhota conhecida pela sua gastronomia, mas também pelo seu centro histórico rico em património de grande qualidade. Portanto, antes ou depois de se deliciar com o incrível sarrabulho, aproveite para passear pela vila e deixar-se surpreender com os seus muitos encantos.
Vamos a Ponte de Lima comer um sarrabulho (e não só)
Centro histórico
Não há melhor forma de conhecer uma localidade do que percorrer o seu centro histórico. Ponte de Lima não é exceção e guarda muitos motivos de interesse que são um ótimo aperitivo para tudo aquilo que pode descobrir nesta vila. Passeie pelas ruas e aproveite os vários bancos para se sentar e contemplar as vistas.
Igreja Matriz
Algo que também não pode faltar em nenhuma vila é a sua Igreja Matriz. Não importa quais são as suas crenças religiosas, pois esta igreja vale pelo seu simbolismo e valor patrimonial.
Inspirada na igreja portuense de São Francisco, este exemplar destaca-se pela sua belíssima rosácea neogótica. Terá começado a ser construída em quatrocentos, embora o seu aspeto atual remonte à segunda metade do século XVI.
O interior é setecentista, com muitas obras em talha do interior, como o retábulo de estilo nacional de Nossa Senhora das Dores, executado na primeira metade do século XVIII.
Já a torre sineira sofreu obras nos idos de oitocentos.
Capela do Anjo da Guarda
Nas imediações da ponte velha, fica a Capela do Anjo da Guarda, outro ponto de interesse. Este templo terá oferecido proteção aos viajantes, além de ser um lugar de culto. Ali é possível encontrar uma imagem de São Miguel. O espaço envolvente é muito agradável e até tem bancos onde se pode sentar e relaxar.
Ponte Velha
Este é, provavelmente, um dos principais símbolos da vila, a par com o popular sarrabulho. A ponte velha atravessa o rio Lima e é composta por um troço de origem romana (c. século I) e outro de origem medieval.
Há ainda a destacar os arcos e, na parte de baixo, os alicerces da Torre Velha, que fazia parte do sistema defensivo medieval.
Fotografe a ponte, atravesse-a e admire a beleza do rio. Não se esqueça que por ali são muitos os que praticam canoagem, inclusive o campeão olímpico português, Fernando Pimenta.
Museu do Brinquedo Português
Talvez já tenha ouvido falar, mas nunca tenha visitado este museu que guarda milhares de brinquedos portugueses. Lá encontra um pouco de tudo, desde jogos, a bonecos, sem esquecer as várias coleções de brinquedos que, ao longo dos anos, foram sendo fabricados no nosso país, alguns com mais sucesso do que outros. Uma visita que agrada a miúdos e a graúdos!
Gastronomia
Claro que tínhamos de falar da gastronomia de Ponte de Lima, com evidente destaque para o já mencionado arroz de sarrabulho minhoto que é acompanhado por rojões, tripas enfarinhadas, morcela e batatas fritas.
Se quer garantir que o aprecia nos melhores lugares, siga as nossas sugestões de restaurantes:
Alameda
Endereço: Largo de São João 44, 4990-083 Pte. de Lima
Telefone: 258 941 630
Brasão
Endereço: R. Formosa 1, 4990-117 Pte. de Lima
Telefone: 258 941 890
Açude
Endereço: Caminho São Gonçalo, 4990-150 Pte. de Lima
Telefone: 258 944 158
Manuel Padeiro
Endereço: R. Sr. do Bonfim 27, 4990-125 Pte. de Lima
Telefone: 258 941 649
Ecovia
A Ecovia do Lima permite exercitar e passear, enquanto admira a beleza do rio Lima, sempre ali ao pé. Pode caminhar, correr ou até pedalar de bicicleta. A escolha é sua. A paisagem é magnífica e o ideal para depois de um almoço bem recheado pelas boas iguarias de Ponte de Lima.
Leia também:
- Olivença é portuguesa ou espanhola? Conheça esta cidade cheia de história
- Aldeia Histórica de Marialva guarda raízes da nossa história
- Fascinantes ruínas do Hotel Águas de Rádium em Sabugal
Se leu “Vamos a Ponte de Lima comer um sarrabulho (e não só)” e gostou, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…