Descubra uma aldeia apaixonante. A aldeia de Picote é daqueles locais tão singulares e autênticos que justificam um desvio no percurso!
O nosso país tem destinos rurais que proporcionam experiências bem distintas das que se encontram na cidade. Muitos destes locais fascinam não apenas pela paisagem deslumbrante circundante, mas também pelo seu conjunto de atrações. São locais que nos ensinam muito e revelam como era a vida noutros tempos.
Fique a conhecer as caraterísticas de uma aldeia apaixonante. A aldeia do Picote é daqueles locais tão singulares e autênticos que justificam um desvio no percurso!
Picote: uma aldeia mirandesa apaixonante
Localização
Esta aldeia está presente em pleno Parque Natural do Douro Internacional- A aldeia do Picote integra o concelho de Miranda do Douro.
Uma barragem foi construída por aqui, culminando num estrangulamento do rio impressionante que torna este espaço num dos principais pontos turísticos da região.
A aldeia apresenta-se numa região conhecida pelo pezinho para as danças tradicionais e também pela língua mirandesa, que entra pelos ouvidos com estranheza.
A povoação
As casas da aldeia do Picote foram feitas em granito. Elas encontram-se bem preservadas. No território onde a aldeia se encontra, foram encontrados os vestígios rupestres que permitem fazer várias conclusões sobre este local.
Na aldeia de Picote, encontram-se algumas atrações imperdíveis. Os edifícios religiosos medievais estão entre os maiores destaques. Há ainda alguns elementos que nos contam um pouco da vida rural. Os moinhos em água e os lagares em azeite recordam-nos o tempo antigo.
Beleza
A aldeia encontra-se num local particularmente deslumbrante. Os trilhos que se percorrem por este local ajudam-nos a testemunhar toda a beleza natural deste local singular. Os trilhos levam-nos a passear pelas arribas do Douro. Ao longo do caminho, percebemos que estamos num cenário incomum, um paraíso na terra.
Atrações locais
Existem algumas atrações na aldeia do Picote.
Castro de Cigadonha
No troço 3 da famosa Rota da Terra Fria Transmontana, pode ficar-se a conhecer a aldeia. O castro surge a pouca distância. Após sair de Picote, irá aparecer-lhe à sua esquerda a indicação para o Castro da Cigadonha. Depois, segue-se por um caminho agrícola entre azinheiras, zimbros e sobreiros. Verá que chegou ao Castro quando se deparar com o painel que está a identificar o local.
Construções religiosas
A Capela de Santo Cristo é um espaço merecedor de uma visita mais demorada. Este templo foi construído sobre uma antiga necrópole romana.
No ano de 2018, numa obra no altar-mor, descobriu-se a presença de um fresco (de 4m por 5m), que representa o ciclo de S. João Baptista. Outras construções religiosas são a Igreja Matriz de Picote e a Capela de Santa Cruz.
Miradouros
O Miradouro da Fraga do Puiu proporciona uma experiência singular. Permite contemplar toda a beleza da Natureza. Neste local, ela apresenta-se particularmente deslumbrante. Por isso, aproveite a oportunidade para tirar algumas fotografias que permitam eternizar o momento.
O Touro da Aldeia de Picote
Carlos Meirinhos ficou bastante surpreendido quando foi confrontado com uma peça intrigante. Estava uma obra a ser realizada na sua casa quando se deparou com uma escultura zoomórfica.
Esta peça que representa um bovídeo será da Segunda Idade do Ferro ou já dos inícios da ocupação romana. Apesar destas representações de touros serem comuns no território espanhol, em Portugal são bastante raras.
As figuras de porcos (apelidados berrões) são do mesmo período e são bastante conhecidas no Nordeste Transmontano, sendo a mais famosa a porca de Murça, uma escultura que está envolta em mistério, desconhecendo-se a sua proveniência e propósito.
Nelson Rebanda é um arqueólogo reputado do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo. Após observar a peça, o especialista salienta que se tratava de uma descoberta de grande importância. A peça ficou integrada numa cadeia de achados arqueológicos da pré-história que tem sido realizada na região nos últimos anos. Nelson Rabanda afirmou:
“Estas esculturas poderão estar associadas a cultos totémicos de características mágicas pelo simbolismo da figura do animal, que configura força e virilidade. A marcação de caminhos e rotas de transumância e a divisão de propriedades são outras possíveis explicações para estas sólidas peças de granito”.
Desta forma, Picote que se encontra num espaço privilegiado, sobranceiro ao Douro, poderá ter sido um espaço de relevo noutros tempos, um santuário de importância regional, com uma influência que se prolongaria até à romanização.
Leia também:
- 4 aldeias escondidas e apaixonantes perto de Lisboa
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
- 12 incríveis aldeias abandonadas em Portugal
Quer saber onde pode comer em Picote ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Taverna A Tarraxa
Morada: Rua Fornos de Arcos 11, Sendim 5120-358 Portugal
Contactos: (+351) 254 536 164
Restaurante / Café Carmona
Morada: Picote, Miranda do Douro, Portugal
Contactos: (+351) +351 273 739 127
Quer saber onde pode dormir em Picote ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa Marie Pêdra
Morada: Rua do Tombar, 4, 5225-072 Picote
Contactos: (+351) (+351) 919 435 022 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa de I Puio
Morada: Rua da Fraga do Puio, 5225, Portugal
Contactos: +351 918 216 168 / [email protected]