As parecenças com as broas de milho fazem parte do encanto das Pedras Boroas, em Arouca. Basta fazer uma visita à Serra da Freita para poder colocar os olhos sobre elas.
Portugal tem uma riqueza invulgar. Muitos desconhecem grande parte dos tesouros nacionais, havendo um património material e imaterial de grande relevância para descobrir e enaltecer.
Há em Portugal um património arquitetónico, cultural, artístico encantador que, aliado a uma riqueza natural vasta e deslumbrante, torna o nosso país numa referência na área do Turismo.
Assim, facilmente se justifica que Portugal se encontre entre os países mais procurados pelos viajantes. Entre as suas muitas vastas riquezas estão as Boroas da Serra da Freita. Já ouviu falar delas?
Pedras Boroas: o estranho fenómeno na Serra da Freita
Pedras Boroas da Serra da Freita
As famosas Boroas da Serra da Freita são igualmente conhecidas como Pedras Boroas do Junqueiro. Elas encontram-se na ríspida Serra da Freita e as suas características são bastante invulgares.
As Boroas da Serra da Freita distinguem-se por terem uma aparência incomum, pois a sua superfície faz-nos lembrar a côdea de uma broa de milho. Estas parecenças estão na origem do seu nome: boroas.
As Boroas da Serra da Freita apresentam fissuras de forma poligonal. Uma beleza esculpida pelos maiores escultores de sempre. Não, não estamos a falar nem de Miguel Ângelo, nem de Rodin ou de outro génio da História da Arte. Estamos sim a falar dos escultores verdadeiramente imortais: a água e o vento.
Eles foram picando a pedra ao longo do tempo, algo que, aliado à discrepância térmica e química dos elementos, levou à criação destas “obras de arte” naturais.
Pormenores técnicos
Convém dar a devida atenção aos pormenores técnicos que levaram à formação das famosas Boroas da Serra da Freita. Esses pormenores podem ser sintetizados do seguinte modo: “tanto se bateu por lá que as rochas agora assemelham-se a um pão gris, tendo ficado tristemente abandonadas num planalto que expele a presença humana, por lá pouco mais existe do que cascalho, turfeira, urze, tojo, para além das corajosas espécies, nomeadamente: o melro-das-rochas, a libélula ou o fura-pastos…”
Estando presentes num chão que revela ser terra inóspita, as Boroas da Serra da Freita encontram-se georreferenciadas tornando-se fácil identificá-las, tal como sucede com uma outra curiosidade pétrea presente nas proximidades, as Pedras Parideiras. Frequentemente, estes fenómenos naturais inspiram o surgimento de lendas mas, neste caso, saiba que tal não aconteceu.
Atrações
O belo Geoparque de Arouca, que se encontra delimitado em torno da Serra da Freita, revela-se um espaço encantador. O manto de rochas históricas esconde diversas preciosidades. Entre elas encontram-se as Pedras Parideiras e as Pedras Boroas. Mas pela região não faltam encantos…
A cascata da Frecha da Mizarela é uma referência local, revelando-se uma experiência memorável. A aldeia de Drave é especial, encontrando-se sob a responsabilidade dos escuteiros. Esta aldeia é visitável a qualquer hora do dia, sendo um fenómeno de popularidade, pela beleza e características incomuns. O Portal do Inferno é outra referência local.
O que comer
Uma vez feita a viagem até à região, convém experimentar a refeição tradicional. A qualidade da Carne Arouquesa é especial, sendo particularmente saborosa quando servida em posta.
Onde dormir
Existem algumas possibilidades que fazem com que a sua estadia seja verdadeiramente agradável. Entre os locais que se podem recomendar estão:
Casas de Férias Quinta do Pomar Maior
Lugar de Barreiros, Sta. Eulália, 4540-519 Arouca, Portugal.
Para saber mais informações, clique aqui.
Casa de férias Cabanelas Country House
Rua Ângelo Pinto, nº 39 Cabanelas, 3730-274 Vale de Cambra, Portugal
Para saber mais informações, clique aqui.
Casa de Campo Quinta do Rossado
N224 Rossado, 4540-661 Arouca, Portugal
Para saber mais informações, clique aqui.
Mapa
Coordenadas de GPS: lat=40.86738; lon=-8.26148
Leia também:
- 12 Aldeias Históricas de Portugal: todas diferentes e encantadoras
- Passadiços do Paiva: o Paraíso em Arouca
- Pedras Parideiras em Arouca: fenómeno único no mundo
NCultura
Se leu “Pedras Boroas: o estranho fenómeno na Serra da Freita” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Siga o NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…