Conheça o que de melhor há a visitar em Portugal. Eis sete destinos distintos, absolutamente imperdíveis! Portugal tem tido um crescimento turístico assinalável nos últimos anos. A recente pandemia acabou por parar um crescimento fenomenal. Há destinos que todos conhecem, como Lisboa, Fátima, Algarve e Porto.
Contudo, há cada vez mais turistas a alargarem os seus conhecimentos sobre o nosso país, percebendo que este canto à beira-mar plantado tem muito mais para ser visto.
Paraísos escondidos em Portugal que tem de descobrir
1 – Arquipélago das Berlengas
As areias douradas e as águas cristalinas não são a única riqueza deste destino que tem uma fauna e uma flora incomuns. Apesar da beleza deste paraíso, que se encontra a apenas 100 km de Lisboa, ele permanece desconhecido por muitos portugueses.
Tendo em conta a riqueza deste espaço, pode mesmo dizer-se que é pouco explorado. É preciso um barco para chegar lá, mas esse passeio pode tornar-se em algo memorável, pois é possível e provável observar os golfinhos e as baleias.
2 – Aljezur
Aljezur integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano. As areias da praia de Arrifana, por exemplo, são finas e os penhascos causam um contraste especial, o que torna esta praia numa proposta distinta, que se destaca entre os muitos encantos próprios da Costa Vicentina.
Há ainda construções do período medieval que tornam esta experiência em algo verdadeiramente memorável, como o Castelo Mouro de Aljezur ou a fortificação militar.
3 – Miranda do Douro
Ter a oportunidade de visitar Miranda do Douro é ter a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Portugal.
Aqui, onde o mirandês é um dialeto encantador e enigmático, há uma história rica e sedutora. A “dança de Paus” representa um atrativo cultural, entre muitos outros. Quem visita Miranda do Douro tem de estar um pouco no seu centro histórico, passar pela Praça D. João III e ver as estátuas.
Em termos gastronómicos, é proibido falhar a oportunidade de experimentar a Posta à Mirandesa, o prato típico.
4 – Monsaraz
Esta vila medieval do Alentejo é Património da Humanidade (UNESCO), tendo uma muralha à sua volta que a torna especial. Essa mesma muralha protege uma história rica e vasta, pois esta vila medieval foi povoada há mais de um milénio. Esta vila tem um património interessante que deixará qualquer visitante absolutamente rendido às suas maravilhas.
5 – Aveiro
Aveiro é a Veneza de Portugal, gozando de uma visibilidade especial. Tem no conjunto de ilhas fluviais parte das suas riquezas. A Ria de Aveiro é uma pérola, tendo encantado o famoso cantor brasileiro Caetano Veloso, inspirando-o a criar a música “Menina da Ria”.
São poucos os indivíduos que se dão ao luxo de ir a Aveiro sem fazerem passeios nos moliceiros, imagem de marca da cidade. Não fazer uma viagem nos coloridos barcos turísticos de Aveiro é como ir a Roma e não ver o Papa.
Outras referências obrigatórias para quem visita Aveiro são: a Estação de Aveiro, os edifícios com faixas coloridas (Arte Nova), o Museu de Aveiro e o Museu de Arte Nova… Mas visitar a cidade sem provar ovos moles, doce tradicional de Aveiro, é um crime injustificável.
6 – Póvoa de Varzim
A escolha pode surpreender, mas quem tem a oportunidade de visitar a Póvoa de Varzim, seguramente conhece boa parte dos argumentos que justificam a sua inclusão nesta lista.
A zona costeira encanta qualquer pessoa que nela coloque os pés. O clima costuma ser ameno e agradável. Quem passa pela Póvoa de Varzim gosta de regressar, até pela riqueza das suas águas, pois permitem banhos que se revelam terapêuticos.
Outra das razões para passar pela Póvoa de Varzim está no Casino da Póvoa, onde com sorte até se pode sair de limousine…
7 – Azenhas do Mar
Quem visita Sintra tem muitas áreas de interesse para explorar, sendo que se deve sempre destinar algum tempo para passar nas Azenhas do Mar. Esta aldeia representa uma experiência sem igual. Está construída num penhasco, destacando-se na maravilhosa paisagem as pequenas casas pintadas de branco.
Visitar esta aldeia serve para aproveitar a vida ao máximo, com boa comida local, acompanhada de um bom vinho, enquanto se contempla uma beleza rara. É o melhor destino para descansar depois (ou antes) de visitar Sintra.
Leia também
- 13 Invenções portuguesas que conquistaram o mundo
- 7 magníficas viagens de comboio pelo mundo (1 é portuguesa)
- 10 Viagens de sonho em comboios de luxo para fazer uma vez na vida
NCultura
Se leu “Paraísos escondidos em Portugal que tem de descobrir” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…