Descubra os diversos encantos de uma aldeia que assegura uma experiência encantadora. Paradinha é excelente para repousar e viver momentos de grande tranquilidade.
O nosso país apresenta grande riqueza. É possível encontrar verdadeiros tesouros turísticos em Portugal. Há vários destinos que são perfeitos para uma escapadinha. Existem várias vilas e aldeias que nos permitem repousar, ver diversas atrações, viver momentos de grande tranquilidade.
Após visitar estes locais, sentimo-nos verdadeiramente revigorados. A recomendação do presente artigo do NCultura é uma aldeia especial… Já ouviu falar da Paradinha? Descubra os diversos encantos de uma aldeia que assegura uma experiência encantadora.
Paradinha, a pérola do rio Paiva
Localização
Esta aldeia encontra-se presente na freguesia de Alvarenga, em Arouca. Paradinha é uma aldeia remota que se encontra distante da confusão das cidades.
Portanto, pode proporcionar a tranquilidade de que se necessita numa escapadinha, uma vez que tem silêncio, paisagens incríveis, atrações encantadoras para se passear tranquilamente.
Esta aldeia situa-se num pequeno vale. Portanto, a beleza do cenário é uma das suas características.
Características
O casario de Paradinha é dominado por xisto e ardósia. Esta aldeia é encantadora. A Paradinha é uma aldeia nascida na montanha. Esta aldeia encostada na montanha beneficia da beleza de um cenário incrível. O rio Paiva reivindica protagonismo na paisagem natural da montanha.
Todos os elementos se conjugam na perfeição, criando um enquadramento especial que torna a Paradinha num local memorável. Visitar a pequena aldeia é conhecer os encantos de um recanto de outro tempo… com muito para descobrir!
Sem habitantes fixos
Atualmente, não se encontra nenhum residente fixo nesta aldeia. As pessoas que aqui viveram dedicavam-se ao cultivo das terras. Além disso, dedicavam-se à criação do gado arouquês, à pastorícia e à produção de mel e ao fabrico de cera.
No entanto, foram à procura de melhores condições de vida e partiram. Essa partida das pessoas fez com que a aldeia ficasse deserta. Desta forma, a aldeia tornou-se disponível para reconstrução.
Nova vida
Foram várias as pessoas a comprar casas nesta aldeia com o objetivo de terem um lugar tranquilo para passarem uns dias de lazer. Essa opção permitiu devolver à Paradinha as suas tradições, os seus usos e os seus costumes.
A reconstrução exterior das casas foi feita com total respeito pela traça antiga. Os materiais utilizados nessas reconstruções foram os originais, nomeadamente xisto, madeira e lousa. Foi o renascer da Paradinha, que a tornou numa aldeia a não perder!
Conforto
Apesar desse interesse em manter o exterior como antigamente, o interior é mais moderno. No interior destas casas, encontra-se o conforto e as caraterísticas que atualmente se desejam.
Condições
Os acessos rodoviários para chegar à aldeia são bons. As ruelas encontram-se calcetadas. Nesta aldeia, há eletricidade, há água, há esgotos e telefones.
As casas
Existem várias casas disponíveis para alojamento local. Estas casas estão devidamente equipadas. São espaços confortáveis. Não lhes falta nada. As casas de xisto e ardósia criam um cenário encantador nesta aldeia.
O miradouro
Durante a viagem até esta aldeia, uma das primeiras experiências que se vive é o confronto com o cenário. Há sempre a oportunidade para se embrenhar na magnífica paisagem, enquanto se envereda por uma estrada antiga que se apresenta pontuada de curvas e contracurvas.
A melhor forma de começar a visitar a este local é fazer questão de subir ao miradouro conhecido como “Mira Paiva”. A partir deste local poderá encontrar um ponto de interesse fascinante, que oferece vistas panorâmicas sobre toda a área abrangente, vistas que vão até ao rio Paiva, na sua margem direita.
Ver a aldeia ao longe
A partir deste miradouro, podemos desfrutar de uma paisagem incomum. Deste local, observar a aldeia da Paradinha. O casario da aldeia é feito de xisto e ardósia. No cenário, destacam-se ainda os pequenos campos de cultivo em socalcos e outra atração local, a praia fluvial.
Após descer até à povoação, poderá testemunhar os seus atributos in loco. Um dos maiores destaques da aldeia vai para as casas tradicionais. A sua beleza está assente na sua simplicidade.
Na aldeia, também encontra muitas marcas das antigas tradições e do quotidiano do local. Desta forma, poderá encontrar vários testemunhos do modo de vida das suas gentes, nomeadamente as mós, os moinhos, os carros de bois, os arados e outros utensílios que estão relacionados com a agricultura.
Nesta aldeia, podemos ainda destacar elementos que faziam parte do quotidiano de outros tempos, como eiras, canastros, espigueiros, fornos, adegas, lareiras e lagares de azeite.
Eventos
Nesta aldeia, é possível ouvir o sussurrar das águas cristalinas do Rio Paiva. Além disso, o chilrear dos passarinhos fazem-se ouvir logo pela manhã. O correr constante das águas do rio Paiva fazem parte da encantadora paisagem auditiva desta aldeia.
Quem percorre a aldeia da Paradinha pode assim mimar os seus ouvidos com esta música tranquila. Este som encanta tanto que muitas pessoas visitam este local em agosto, época em que tinha lugar um evento especial na praia fluvial, o concerto “Sons da Água”.
Se visitar esta aldeia em agosto, pode ainda testemunhar a festa em honra da sua padroeira, a Senhora da Saúde. Esta altura festiva é considerada das melhores para visitar a Paradinha. Neste dia, a aldeia enche-se de visitantes e a sua pequena capela recebe todas as atenções.
O rio
A aldeia da Paradinha tem uma relação especial com o Rio Paiva. Este é o rio menos poluído de Portugal e também é considerado um dos rios menos poluídos da Europa. Este rio permite conferir algum colorido à povoação.
Além da frescura que concede ao local no verão, o Rio Paiva revela-se um elemento que serve para a prática de diversos desportos radicais. Por isso, não faltam razões para visitar esta aldeia.
Praia Fluvial da Paradinha
Esta praia é bastante procurada. Ela encontra-se a escassos minutos de duas atrações imperdíveis de Arouca, os Passadiços do Paiva e da ponte 516 Arouca. Por isso, muitos escolhem este local para viverem momentos mais descontraídos.
Esta praia fluvial que se encontra numa das margens do Rio Paiva destaca-se pelas águas límpidas. Nos dias de calor, esta revela-se imperdível, contando com todas as acessibilidades necessárias para ter um dia em grande.
Nela, poderá encontrar um parque de merendas composto por mesas e grelhadores. Há sombras garantidas pelas grandes árvores. Portanto, encontram-se vários espaços perfeitos para se fazer um piquenique.
Na praia há uma esplanada, além de outras qualidades, como casas de banho, balneários e estacionamento. Poderá ainda desfrutar de um areal, que se encontra junto ao rio. Esta praia fluvial é muito procurada por turistas durante os dias quentes dos meses de verão. No entanto, não tem vigilância…
Caminhadas
Nem todos são adeptos de desportos aquáticos. No entanto, a Paradinha também pode ser perfeita para os adeptos de caminhadas. Por isso, não desperdice a oportunidade de percorrer os trilhos locais.
Ao longo desta caminhada, é possível apreciar as cores da Natureza. Facilmente se constata que a aldeia da Paradinha se encontra presente num local de grande beleza natural, existindo uma grande diversidade de vegetação que torna a aldeia ainda mais deslumbrante.
Produtos locais
Nesta aldeia, a tradição cultiva-se em tarefas que se encontram associadas à produção de diversos produtos típicos, nomeadamente na produção de azeite, mel e velas.
Modo de vida
Esta aldeia também preserva atividades que merecem ser destacadas, nomeadamente a da tecelagem do linho e das redes. Os trabalhos manuais combinam com as atividades tradicionais da Paradinha que se desdobram pela sementeira, pela desfolhada, pelas vindimas, pela matança do porco e pela pesca.
O templo
À entrada da aldeia, ergue-se um templo. Trata-se de uma capela criada em honra de Nossa Senhora da Saúde. É nesta capela que se se realiza a festa em agosto.
Leia também:
- Passadiços do Paiva: o Paraíso em Arouca
- 15 fantásticos locais para visitar em Arouca
- “The Guardian” visitou a ponte 516 Arouca e alerta: dá medo!
Onde dormir?
Casas da Paradinha
Casa da Azenha: https://www.booking.com/Share-CfehjZ
Casa O Pardieiro: https://www.booking.com/Share-VRcQu8
Passadiço Art and River House
Morada: Lugar da Paradinha, Alvarenga, Arouca, 4540-063 Paradinha
Mais informações, aqui.
Casa da Árvore – Paradinha
Morada: Paradinha – Arouca, 4540-063 Paradinha
Mais informações, aqui.
Cottage da Paradinha: Passadiços do Paiva – Arouca
Morada: Aldeia da Paradinha, 4540-053 Paradinha
Mais informações, aqui.
Syntony Hotels
Mais informações, aqui.