Termos que conduzem, muitas vezes, a erros ortográficos. Venha descobrir as 10 palavras que originam mais erros de português.
Seja pela pronúncia errada, seja por alguns vícios de linguagem, há palavras da língua portuguesa que conduzem, frequentemente, a erros ortográficos feios e desagradáveis, que não só deixam desconfortáveis quem os escreve, mas também quem os lê.
Para tentar combater estes enganos ou confusões, listamos 10 termos, cuja grafia suscita, muitas vezes, dúvidas. Tenha em atenção da próxima vez que for a escrever alguma destas palavras para garantir que não volta mais a cometer estes erros de português nada aconselháveis.
As 10 palavras que originam mais erros de português
Exceção
Esta palavra suscita algumas dúvidas, sobretudo por causa de letras como “x”, “c” ou “ç”. Será que ela deve ser escrita com dois “ss”? Ou no lugar do “x” deve estar um “s”?
Estas são algumas das questões que surgem e dão origem aos seguintes erros frequentes: excessão, esceção, escesão.
Privilégio
Aqui, a dúvida reside entre duas vogais: o “e” e o “i”. A pronúncia nem sempre ajuda, mas o que é facto é que “prEvilégio”, por exemplo, é um erro.
Através
Além da terminação gerar alguma dúvida – será com “s” ou “z” -, são muitas as pessoas que omitem o acento o que altera a pronúncia desta palavra e a torna incorreta.
Simplesmente
Mais uma vez, as vogais “e” e “i” podem atraiçoar-nos e fazer errar na escrita desta palavra, redigindo-a por exemplo assim: “simplismente”.
Beneficente
Apesar de muitas destas palavras terminarem com o sufixo “ciente”, não é o caso desta, cuja escrita correta despensa esse “i”.
Assim, escrever “beneficiente” é um erro, pois essa palavra simplesmente não existe.
Identidade
Embora ao pronunciar esta palavra muitas pessoas adicionem uma sonoridade de “n” após o “i”, a verdade é que esta palavra não precisa de “n” depois da sua inicial.
Assim, “indentidade” é um erro que deve procurar evitar.
Reivindicar
Também “reivindicar” não possui qualquer “n” após o seu primeiro “i”. Não se deixe atraiçoar pelos erros de pronúncia e lembre-se que “reiNvindicar” é um erro de português.
Vincular/veicular
Aqui, abordamos o caso de duas palavras que existem na língua portuguesa, mas cujos significados são muitas vezes trocados.
Se, por um lado, veicular significa transmitir, transportar; por outro lado, vincular significa ligar a algo, criar vínculo.
Supérfluo
Este é, sem dúvida, um “clássico” dos erros ortográficos. Todos dizem e escrevem “supérfUlo”, certo? Porém, a verdade é que a ordem correta das letras é “lu” e não o oposto.
Empecilho
Embora se possa ler como um “i”, esta palavra deve sempre ser iniciada com a letra “e”. Tome nota e não esqueça.
Leia também:
- Português: quando usar descrição e discrição
- Na língua portuguesa, quando se escreve De mais ou Demais?
- Português: por que não chamamos «primeira-feira» ao domingo?
Confira ainda 5 erros que podem ser humilhantes
Erros comuns
É comum ver pessoas usarem termos que desconhecem em profundidade, por isso, às vezes “comem” letras de palavras que conhecem, outras vezes acrescentam letras a palavras. Podem até recorrer a palavras que ouvem, mas que, na verdade, são inventadas, não existem na nossa língua. No entanto, basta um pouco de conhecimento da língua portuguesa para conseguir erradicar estes erros do seu quotidiano!
Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro, em que o primeiro convida o segundo a ir a um restaurante:
Carlos: — Olá Pedro, sempre queres ir almoçar comigo?
Pedro: — Sim, claro que sim! Já estava com medo de morrer à fome.
Carlos: — Então vamos! É um convite feito despretenciosamente, não tens de pagar. Vamos apenas recordar os velhos tempos.
Pedro: — Conta comigo! Vamos a um restaurante famoso, de hambúrgueres? Tenho uma obecessão por esses restaurantes…
Carlos: — Como organizas os restaurantes populares hieraquicamente? Qual é o melhor para ti?
Pedro: — Fácil, McDonald’s, Burger King, SubWay, Pizza Hut, Domino’s, KFC.
Carlos: — Prefiro os hambúrgueres mais artesanais, mais suculentos. Contudo, não há problema, podemos ir a um desses, mas já estou mesmo a ver, mais tarde terei de lidar com uma valente desinteria…
Neste curto e simples diálogo, estão 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes e que, se forem repetidos por qualquer um de nós, revelam-se igualmente destrutivos para a nossa credibilidade. Os erros são: Morrer à fome, despretenciosamente, obecessão, hieraquicamente e desinteria.
Nota: Apesar de referirmos como discurso oral, servimo-nos deste pequeno diálogo como texto escrito para poder exemplificar melhor. Assim, simultaneamente, conseguimos propor um desafio maior na descoberta de erros mais abrangentes, erros que possam surgir na escrita ou no discurso oral.
5 erros que podem ser humilhantes
- Morrer à fome
- Despretensiosamente
- Obecessão
- Hieraquicamente
- Desinteria
Definição de conceitos
Morrer à fome
A expressão correta é «morrer de fome». Como acontece com morrer de tédio, de ciúmes, de riso. Pois, ter morrido ao frio não significa que se tenha morrido de frio.
Despretensiosamente
Despretensiosamente é um advérbio que significa com simplicidade, sem pretensão. É sinónimo de singelamente.
Obsessão
Termo que vem do latim obsessiōne, “ação de sitiar, bloqueio”. O termo obsessão significa ato ou efeito de importunar alguém, perseguição diabólica. Obsessão é preocupação constante e absorvente, ideia fixa. Obsessão pode ser estado de pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo.
Na medicina, o termo obsessão é referente a um estado sintomático de várias neuroses e muito particularmente da psicastenia, caracterizado pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por ação espontânea do automatismo psicológico.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: “obcessão”, “obecessão”, “obesessão” ou “obseção”.
Hierarquicamente
Significa segundo a hierarquia, por categorias, por ordem.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: “Ierarquicamente”, “erarquicamente”, “heraquicamente” ou “hieraquicamente”.
Disenteria
Termo que vem do grego dysentería, tendo como significado «doença intestinal»; pelo latim dysenterïa, «disenteria». Este é um conceito ligado à medicina, disenteria indica infeção dos intestinos que, em regra, produz dores abdominais, evacuações frequentes (por vezes com presença de sangue) e ulceração da mucosa.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: desinteria, disentria, desentria, entre outras “confusões”.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.