Explore connosco a grandiosa arquitetura e os jardins exuberantes do Palácio do Bussaco. Fique a conhecer a história deste majestoso edifício! O palácio do Bussaco é um espaço com história e uma beleza deslumbrante! O palácio do Bussaco é uma construção icónica, algo singular em Portugal. Visitar este destino revela-se uma experiência absolutamente memorável.
O palácio foi transformado num hotel que se tornou numa referência na área. Há muito para descobrir neste tesouro nacional. Desvende os segredos e explore a grandiosidade do Palácio do Bussaco. A riqueza histórica desta construção maravilha qualquer um.
Palácio do Bussaco: arquitetura majestosa e jardins deslumbrantes
A Serra do Bussaco chegou a ser conhecida como Serra de Alcoba. Esta serra consiste numa elevação que atinge 549 metros de altitude na zona do marco geodésico. No extremo noroeste da serra, podemos encontrar a famosa e deslumbrante Mata do Bussaco, a parte mais encantadora da Serra!
A mata tem a sua origem ligada à Ordem dos Carmelitas Descalços. Foi no primeiro quarto do século XVII que surgiu o momento em que foi mandada plantar. Esta mata consiste numa área natural que integra a freguesia de Luso, que se situa no concelho da Mealhada, no distrito de Aveiro, na região da Bairrada.
Na Mata do Bussaco, podemos encontrar algumas atrações de valor incalculável. Todos os que visitam este espaço ficam rendidos à sua riqueza natural, da fauna e da flora que se encontra na Mata do Buçaco.
Entre os destaques locais estão o Lago Grande e o Vale dos Fetos. Os miradouros fazem-nos testemunhar a arrebatadora beleza deste local singular. No património deste lugar místico, também se podem destacar construções criadas pelo homem, nomeadamente: o Convento de Santa de Cruz do Bussaco, o Museu Militar e o Palace Hotel do Bussaco.
Palace Hotel do Bussaco
A aprovação do projeto de Luigi Manini foi concedida em 1888. O momento da construção desta edificação neomanuelina estendeu-se entre 1888 e 1907. Este homem esteve ligado a outra obra emblemática em Portugal. Luigi Manini também foi responsável pelo projeto da Quinta da Regaleira, presente em Sintra (cuja obra se iniciou em 1904).
D. Maria Pia desejou a construção de um palácio real neste lugar encantador. Ela pretendia uma edificação especial, algo que conseguisse rivalizar com a Pena. No entanto, os seus planos iniciais não se concretizaram. Posteriormente, a opção recaiu num palácio do Povo, um hotel (conferir ANACLETO, 2004, p.66).
O antigo palácio foi posteriormente transformado num alojamento de charme. A antiga igreja foi conservada no seio do novo edifício. Em torno dela, encontravam-se as primitivas celas. Algumas das estruturas conventuais também foram conservadas.
Por isso, visitar o hotel continua a ser uma experiência distinta. Esta edificação tem muita história e ao longo do tempo acolheu várias personalidades ilustres, nomeadamente monarcas, chefes de estado, atores famosos e até escritores de renome mundial, entre outros.
O palácio do Bussaco encontra-se cercado por 105 hectares de floresta. A sua beleza é mítica. Além da Natureza que o circunda, destaca-se a riqueza patrimonial que acolhe. Por isso, há vários motivos que atraem milhares de turistas de todo o mundo a este hotel icónico.
No interior do palácio, podemos encontrar um pouco da história de Portugal em cada divisão. A mobília, indo-portuguesa e chinesa, é um dos destaques do Palace Hotel do Bussaco. As nobres tapeçarias também são elementos que valorizam o espaço.
As paredes do hotel apresentam-se decoradas com painéis de azulejos, existindo diversas obras de arte, criadas pelos grandes mestres portugueses. Neste local, podemos encontrar uma obra azulejar da autoria de Jorge Colaço, um nome importante nesta área.
Entre os destaques estão os “dez painéis de inspiração camoniana”, que se encontram presentes nas janelas-portais da galeria (mais precisamente, nas alas nascente e norte e no extremo sul), havendo também os painéis situados no “hall” de entrada e do vão da escadaria.
Estas obras retratam temáticas diferentes. Centram-se na Guerra Peninsular, na Batalha do Bussaco ou na epopeia marítima dos portugueses.
Nos anos 20, na propriedade, foi realizada uma aposta visionária. Iniciou-se a produção de um vinho próprio. Por isso, há sempre algo especial para acompanhar a gastronomia típica da região.
Os Jardins Palace do Bussaco também merecem ser destacados. Estes Jardins de buxo só foram plantados em meados do século XX. Eles foram impulsionados devido à construção do Palace Hotel do Bussaco. Os jardins do hotel são um espaço verdadeiramente mágico, onde se pode usufruir de momentos tranquilos e reparadores.
O Palace Hotel do Bussaco é tão deslumbrante que o seu reconhecimento é geral. Ele é considerado um dos hotéis históricos mais belos. A evolução deste espaço e o seu desenvolvimento evidenciou uma excelência na arte do bem receber.
Desde o seu início em 1917 que este hotel com mais de um século de existência se tornou numa referência do turismo nacional e internacional. Até já recebeu um prémio que significa um justo reconhecimento da qualidade ímpar do Palace Hotel do Bussaco.
O prémio foi atribuído pelo World Luxury Hotel Awards, um evento de grande reputação na área. Esta unidade hoteleira portuguesa venceu o “2019 Luxury Castle Hotel”, uma distinção que premeia o melhor da Europa na categoria de hotel castelo de luxo.
O resultado é obtido através de uma votação global. Contou com a participação de cerca de 300.000 viajantes e profissionais do setor, o que revela bem o impacto que este hotel tem no mundo.
A distinção do Palace Hotel do Bussaco, nesta categoria, aconteceu “pelo seu compromisso sustentado para com a excelência da hospitalidade e pelas suas destacadas prestações no âmbito da indústria hoteleira global”.
Informação útil
Palace Hotel do Bussaco
Morada: Mata do Bussaco, 3050-261 Luso – Coimbra – Portugal
Contacto telefónico: (+351) 231 937 970
Contacto email: [email protected]
Saiba mais sobre o Palace Hotel do Bussaco, aqui.