Conheça a história do Padre Costa de Trancoso que teve quase 300 filhos… Alguns dos seus filhos até foram tidos com familiares seus!
Existem estórias deliciosas que ficam para a história. Tornam-se lendas que passaram de geração em geração e que se tornaram importantes para algumas terras. Entre as lendas mais incríveis que existem no nosso país, está uma que envolve um padre com apetência para ser pai…
Este padre viveu em Trancoso e terá sido pai de quase 300 filhos. Nesta terra, a história do padre que teve 299 filhos é tida como verdadeira. Os residentes locais até se orgulham de serem descendentes do padre Costa.
Conheça Francisco da Costa, o homem que era padre e teve quase 300 filhos… Alguns dos seus filhos até foram tidos com familiares seus!
O Padre Costa de Trancoso que teve 299 filhos (até com a mãe)
Localização
Trancoso é uma terra com muita história. Pelas suas muralhas, passaram muitos homens ilustres, que realizaram feitos importantes. No entanto, há também muitas lendas nesta terra. Uma das mais irresistíveis envolve a incomum apetência de um padre que teve inúmeros filhos.
Francisco da Costa
Este homem singular foi um padre que viveu no século XV, em Trancoso. Embora possam existir dúvidas sobre o verdadeiro nome deste padre, a sua capacidade reprodutiva nunca é questionada, existindo mesmo relatos precisos a indicar a sua lista de filhos, que parece uma lista telefónica das antigas.
Orgulho
A quantidade de filhos do padre é impressionante e o feito eternizou-se na memória dos locais. As pessoas de Trancoso sentem grande orgulho em serem potenciais descendentes do português com mais filhos de todo o sempre (provavelmente).
Quem visita Trancoso pode levar uma lembrança logo na primeira loja que encontra, quando passa na famosa Porta d’el Rei. Uma das lembranças que o visitante poderá levar é o Chá Padre Costa.
Na Casa da Prisca, poderá encontrar uma empregada que recebe as pessoas com um grande sorriso. Ela informa que o chá é forte e é de flores, “tem todo o poder de seduzir e produzir” (como era caraterística de Francisco da Costa!). Existem ainda outros itens, nomeadamente ilustrações e chávenas com a frase: “Padre Costa, o povoador das Beiras”.
Julgamento
O prior Francisco da Costa terá sido julgado em 1487, tinha então 62 anos. O homem chegou mesmo a ser condenado a ser «degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou».
A condenação foi violenta. Contudo, El-Rei D. João II perdoou a morte e o padre foi colocado em liberdade a 17 de março de 1487, uma libertação que surgiu com o fundamento de ter ajudado a povoar aquela região da Beira Alta, que naquele tempo se encontrava muito despovoada.
O documento
A história incrível do padre Costa teve início (ou terá tido…) em 1487. Uma vez que nessa data o monarca português deu autorização ao padre para povoar a terra, por Carta Régia, datada de 31 de agosto desse ano.
O monarca português «legitimou Maria Gomes, filha de Diogo Gomes, pároco da Igreja de São Pedro (de Trancoso) e de Maria Eanes, mulher solteira, residente na vila de Trancoso».
O perdão
O alegado perdão de D. João II levou à referência que ficou ligada ao Padre, definido como o “povoador das Beiras”. O rei evitou a condenação do padre Costa que assim conseguiu evitar uma pena pesada, que incluía tortura.
A sua libertação foi justificada com o “forte contributo para povoar” a região. O documento até aparece referido em vários escritos, sendo uma referência feita por vários autores. No entanto, até agora ninguém encontrou o documento.
Os números
Segundo reza a lenda, Francisco da Costa terá sido pai de 299 filhos. Provavelmente, iria atingir os 300, mas não chegou a atingir esse número redondo. Foi necessário estabelecer relações com 53 mulheres, para obter todos estes herdeiros.
Imaginar como seria ser pai de 300 crianças revela-se um exercício divertido e caricato. Seguramente que seria problemático trocar-lhes a fralda ou pôr as crianças a dormir.
Felizmente, Francisco da Costa não teve de dar uma semanada aos seus filhos, senão a sua falência estava assegurada. Existem relatos que o Padre foi pai de 299 crianças, duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino.
Francisco da Costa foi pai de filhos de sete amas, mais especificamente 29 filhos e 5 filhas. O Padre foi pai de filhos de duas escravas do Presbitério, nomeadamente 21 filhos e sete filhas. Entre as 53 mulheres que foram mães dos seus filhos até estavam familiares de Francisco da Costa!
Os familiares
Ter um histórico de relações com 53 mulheres já era por si só um feito que poucos ousariam igualar. No entanto, Francisco da Costa foi bem mais longe.
Entre as mães dos seus filhos, estavam familiares diretas ou próximas. Francisco da Costa terá tido relações com 29 afilhadas (familiares que deram à luz 97 raparigas e 37 rapazes). Entre as mulheres estavam nove comadres com quem teve diversos filhos, nomeadamente 38 rapazes e 18 raparigas.
O padre também terá tido três filhas com uma tia, chamada Ana da Cunha. Segundo reza a lenda de Francisco da Costa, este homem chegou a engravidar irmãs e até a própria mãe! Da própria mãe, Francisco da Costa terá tido dois filhos.
Ausência de provas
Tendo em conta a ausência de provas, convém manter o pensamento crítico e não acreditar como certo o que o povo glorifica nas suas lendas. Enquanto lenda, a figura do Padre Francisco da Costa é fantástica e tem tudo para ficar na história por muito tempo!…
Quer saber onde comer em Trancoso ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Retiro do Castiço
Morada: Rua de São João, Trancoso 6420-080 Portugal.
Contactos: +351 919 188 129.
Cantinho dos Arcos
Morada: Largo Pelourinho 2A, Trancoso 6420-112 Portugal.
Contactos: +351 271 828 270.
Restaurante O Museu
Morada: Largo Santa Maria Guimarães, Trancoso.
Contactos: +351 926 378 049.
Restaurante Dom Gabriel
Morada: Avenida Engenheiro Frederico Ulrich 9A, Trancoso.
Contactos: +351 918 408 755
Taberna do Pica Pau
Morada: Rua Escura, Trancoso 6420-208 Portugal.
Contactos: +351 969 816 805.
Quer saber onde pode dormir em Trancoso ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Alojamento Local Dom Dinis
Morada: Avenida Da República Nº10, 6420-140 Trancoso, Portugal.
Contactos: 271 811 525.
Solar Sampaio e Melo
Morada: Largo Dr. Eduardo Cabral, N.º 3, 6420-053 Trancoso, Portugal.
Contactos: 966 046 766.
Quinta da Bacelada Rabaçal
Morada: Rua Dr. Eurico Afonso Inocêncio – 6430-351 Rabaçal – Mêda.
Contactos: +351926430697.
Hotel Turismo de Trancoso
Morada: Rua Prof. Irene Avilez – 6420-227.
Contactos: +351271829200, +351960378583
Casas do Durão Lageosa do Mondego
Morada: Rua Engenheiro Couto dos Santos nº 58 a 62 – 6360-497 Lajeosa do Mondego.
Contactos: 271 743 412.