Vamos partilhar truques e dicas para garantir que os seus ovos rotos sejam sempre um sucesso. Confira o método infalível para ovos rotos perfeitos.
As origens deste prato designado ovos rotos remonta a uma receita espanhola já bastante antiga, com alguns séculos no mínimo, tendo sido inclusive mencionada no livro Dom Quixote de la Mancha, escrito por Miguel de Cervantes, em 1605.
Contudo, é completamente desconhecida a origem exata deste prato de que todos gostamos e que é de fácil preparação. Este prato gastronómico é um clássico da nossa vizinha Espanha. É fácil de preparar, tem poucos ingredientes e a receita original consiste em saltear batatas fritas em palitos, com fatias ou pequenos cubos de presunto e muita cebola.
No final, é só colocar ovos estrelados por cima. Os ovos devem estar malpassados para que a gema do ovo possa ser rompida e escorregue para cima das batatas. Deste processo, nasceu também o nome do prato huevos rotos, que traduzindo livremente significa ovos partidos.

O truque infalível para ovos rotos perfeitos
O segredo para criar ovos irresistivelmente saborosos reside no acréscimo de um molho especial, que eleva o paladar a novos patamares de prazer gastronómico. Além disso, um toque de genialidade é dado ao laminar as batatas em finas fatias antes de fritá-las, conferindo-lhes uma textura crocante e deliciosa. Um truque adicional, para garantir a perfeição, é reservar as batatas previamente em água com gelo, garantindo que fiquem firmes e douradas quando levadas à frigideira.
Ovos rotos: três receitas imperdíveis
Como este prato é um clássico da gastronomia espanhola, não é de estranhar, nem será surpresa para ninguém, que também seja um prato bastante popular no nosso Portugal, onde podemos encontrar os ovos rotos em muitos restaurantes portugueses seja no Norte, Centro ou Sul. Cada um com as suas versões próprias e com outras versões parecidas com a receita original.
Não temos obrigatoriamente de ir a um restaurante para usufruirmos deste prato. Também é possível fazer esta receita em casa sem grandes dificuldades. Além de simples, é uma receita deliciosa que requer poucos ingredientes. Neste artigo, abordaremos três receitas que pode perfeitamente experimentar em casa.

Ovos rotos com presunto
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 batatas médias para fritar
- 100g de presunto
Algumas pessoas também gostam de adicionar um molho. Para criar esse molho, irá necessitar dos seguintes ingredientes:
Ingredientes para o molho
- Uma gema
- 5 ml de sumo limão ou vinagre
- 10 ml de água
- 100 gramas de manteiga derretida
- Sal e pimenta-preta a gosto
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados à sua disposição.
- Primeiro, comece por descascar as batatas.
- Em seguida, corte as batatas em tiras bem finas e coloque-as por 10 minutos em água e gelo.
- Posteriormente, seque as batatas que estiveram de molho e frite-as em seguida.
- Finalmente, frite os quatro ovos em manteiga em lume médio para irem para o topo do preparado. Os ovos devem estar mal passados para que a gema do ovo possa ser rompida e, assim, escorregue para cima das batatas.
Modo de Preparação do molho
- Comece por colocar todos os ingredientes à disposição.
- Primeiro, em banho-maria, adicione o sumo de limão, a água, o sal e a pimenta e mexa.
- Em seguida, acrescente a manteiga, a fio, até obter uma consistência cremosa.
- Para montar o prato, é muito fácil: comece primeiramente por colocar as batatas fritas no prato. Em seguida, coloque o presunto fatiado (bem fino) e os ovos por cima. Se preferir adicionar o molho, basta vertê-lo sobre tudo, antes mesmo de cortar os ovos. Finalmente, misture tudo muito bem.

Ovos rotos com cogumelos
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 6 ovos
- 100 g cogumelos
- 100 g batata palha
- Sal e pimenta, a gosto
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados à sua disposição.
- Primeiramente, lave e enxugue os cogumelos e, depois, corte-os em lâminas.
- Em seguida, parta cuidadosamente os ovos para uma tigela, mantendo as gemas intactas.
- Posteriormente, coloque uma frigideira ao lume com o azeite, junte os cogumelos e deixe saltear. Adicione a batata palha e os coentros e envolva.
- Finalmente, coloque os ovos sobre o preparado anterior e deixe a clara solidificar. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Misture todos os ingredientes apenas na hora de servir.

Ovos rotos com chouriço
Ingredientes
- 2 ovos
- ½ cebola
- ½ pimento vermelho
- ½ batata-palha finíssima
- chouriço de carne de porco preto
- salsa, pimenta-preta e sal, a gosto
Modo de Preparação
- Comece, como sempre sugerimos, por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, numa frigideira, salteie o chouriço que deve estar previamente picado e deixe cozinhar durante 3 minutos ou até estar dourado e retire da frigideira. Reserve.
- Em seguida, e na mesma frigideira, salteie a cebola cortada em fatias e o pimento cortado em tiras por cerca de 4 minutos, até amolecerem.
- Posteriormente, volte a juntar o chouriço e adicione também a batata-palha. Misture.
- Em seguida, e com a ajuda de uma colher, faça dois buracos no preparado e parta os ovos para dentro dos mesmos.
- O procedimento seguinte consiste apenas em tapar a frigideira e deixar cozinhar até as claras dos ovos ficarem brancas
- Tempere com salsa, pimenta-preta e sal a seu gosto.
Claro que esse prato foi criado em meados dos anos 1498/1550 e todos os pratos europeus que levam batatas, milho, Yuca(mandioca), até porque isso só tinha nas Américas antese batatas mais especificamente,somente no perú, Bolívia e Brasil, cultivado pelos índios há milênios! Os povos indígenas, quando se encontravam e não eram hostis uns aos outros, trocavam sementes e raízes como alimentos, foi assim que o milho chegou no Brasil vindo de tribos dos países caribenhos e México, assim como a babosa( aloe vera ), da mesma forma os índios brasileiros doavam sementes de cacau, tubérculos como mandioca, batata, batata doce e outros frutos que são naturais do Brasil, foram levados pelas araras e tucanos que são comedores de muitas frutas e que também visitavam as selvas da América Central, e os frutos que iam comendo no caminho iam soltando as sementes quando chegavam lá. Por isso a maioria das frutas tropicais que lá tem e aqui também foram trocadas em migrações de indígenas e animais, as onças ( jaguar) também comem frutas e predominam por toda essa extensão e antes da colonização européia, ocupavam até o sul dos estados unidos mais precisamente, Louisiana, Mississipi, Flórida até a Carolina do Sul, sua prima onça parda se entendeu mais, indo da Patagônia Argentina até os estados do norte dos estados unidos e alguns lugares do Canadá, onde são conhecidos como Cougar ou Moutain Lion. Mas em se falando de batatas, essas se popularizaram na Europa e depois para o mundo depois que os europeus aqui chegaram, e os Reis do Reino Unido, quiseram conhecer essa iguaria que dava enorme força de trabalho aos homens e que os espanhóis e portugueses já estavam dominando, daí mandaram um navio vir buscar batatas com os espanhóis saindo do porto de Dublin na Irlanda, já no final dos anos 1700. Quando retornaram e já chegando perto de casa enfrentaram uma tempestade no mar do norte e o navio naufrágio, o tubérculo cheio de oxigênio dentro deles, boiou e foram jogados na costa de todo norte da Europa, com a corrente forte que entra pelo canal da mancha, os locais mais que receberam batatas foram França, Inglaterra, Bélgica e Holanda, e quando tocaram o solo logo germinaram e espalharam ramas, viram que era fácil de cultivá-las já que é uma raiz que brota tanto no frio do gelo dos Andes quanto nos trópicos da América do Sul. E Graças a esse acontecimento, hoje temos as famosas batata fritas e a Bélgica diz fazer as melhores do mundo temos os ovos rotos e também o bacalhau com batata português, seja aos Morros o mais ornamentadas como em outros pratos qual são essas iguarias.