Conheça os episódios mais relevantes do passado do nosso país. Confira os momentos mais marcantes da história de Portugal.
Há momentos verdadeiramente determinantes na vida de qualquer um de nós. São episódios que podem ter marcado a diferença entre avançar por um caminho ou seguir por outro.
A história de um país não é diferente. Também é composta por ocasiões determinantes, capazes de influenciarem de maneira definitiva o rumo da vida de um país. Muitas vezes políticos, mas não só, há acontecimentos que se não tivessem ocorrido podiam ter modificado para melhor, ou para pior, o curso da história.
São momentos de charneira em que o destino pode estar ou não do nosso lado. Claro que para isso também muito contribuem os homens que fazem a história e que, de forma mais ou menos consciente, intervêm no curso da história. Entre a dependência e a independência; a guerra e a paz; o sucesso e o insucesso; conheça alguns dos momentos mais marcantes da História de Portugal.
Os momentos mais marcantes da história de Portugal
24 de junho de 1128, Batalha de São Mamede
É caso para dizer que este foi o início de tudo. Refere-se ao conflito que opôs D. Afonso Henriques à sua mãe, D. Teresa. A vitória de D. Afonso Henriques sobre as forças galelas, fez com que D. Afonso Henriques se tornasse Soberano do Condado Portucalense, o futuro rei de Portugal.
5 de outubro de 1143, Tratado de Zamora
Antes da implantação da República, houve outro dia 05 de outubro importante para o nosso país. Neste caso, foi quando D. Afonso Henriques foi derrotado pelos Condes Galegos, mas acabou por negociar a paz com o seu primo D. Afonso VII de Leão e Castela. O Tratado de Zamora acabou por marcar a independência de Portugal e o início da dinastia Afonsina, com D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal.
14 de agosto de 1385, Batalha de Aljubarrota
Esta batalha marcou a derrota dos castelhanos, graças à vitória das tropas portuguesas de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira, frente ao exército castelhano e aos seus aliados. Assim, terminou a crise de 1383-1385 e D. João I, Mestre de Aviz, afirmou-se como rei de Portugal, inaugurando a Dinastia de Avis.
Este acontecimento contribuiu, ainda, para reforçar a Aliança Luso–Britânica, através do Tratado de Windsor e do matrimónio do rei. D. João I com D. Filipa de Lencastre.
21 de agosto de 1415, Conquista de Ceuta
Em 1415, D. João I enviou tropas portuguesas para o Norte de África, de modo a difundir o cristianismo por aquelas terras. O domínio de Ceuta servia também para controlar as embarcações que circulavam entre o Atlântico e o Mediterrâneo, pelo estreito de Gibraltar. Assim, tornava-se mais fácil proteger a costa algarvia.
1434, Dobrar o Cabo Bojador
O Infante D. Henrique atribui a Gil Eanes a missão de Cabo Bojador, algo que nunca antes tinha sido conseguido. Para tal, Gil Eanes parte numa barca com 15 homens. Ao aproximar-se do Cabo, Gil Eanes segue para oeste, afastando-se da costa africana, esperando por ventos mais amenos para seguir para sudeste, numa altura em que já tinha passado o temido Cabo. Este foi um passo decisivo rumo aos Descobrimentos e à exploração marítima que se adensaria nos anos seguintes.
1488, Dobrar o Cabo da Boa Esperança
Outro Cabo mítico, desta feita dobrado pelo navegador Bartolomeu Dias. Este Cabo era conhecido como Cabo das Tormentas, devido às tempestades que ocorriam naquele lugar. Quando foi finalmente dobrado, o seu nome foi alterado para Cabo da Boa Esperança, por indicação do rei D. João II.
A ligação entre o oceano Atlântico e o oceano Índico que aquele Cabo proporcionava, contribui para a desejada chegada à Índia.
7 de junho de 1494, Tratado de Tordesilhas
Este foi um tratado assinado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela e serviu para dividir as terras descobertas e por descobrir.
O meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde, servia para marcar essa separação. Tratava-se de uma linha que ficava entre as ilhas portuguesas e as ilhas das Caraíbas.
1497-1499, Descoberta do caminho marítimo para a Índia
Foi no reinado de D. Manuel I que Vasco da Gama chega à Índia, com todas as consequências positivas a vários níveis que tal feito teve para o reino português.
22 de abril de 1500, Descoberta do Brasil
Pedro Álvares Cabral comandou a frota que chegou ao Brasil. Consigo, levava 1300 tripulantes, cujo propósito era conduzir para a Índia. Porém, uma tempestade alterou a rota para sudoeste, conduzindo a armada até à América do Sul, mais concretamente à Ilha de Vera Cruz.
4 de agosto 1578, Batalha de Alcácer Quibir
Um episódio infeliz, mas marcante da história nacional. O exército português foi liderado pelo rei D. Sebastião que enfrentou as tropas marroquinas que ainda contavam com o apoio Otomano. Portugal perdeu, D. Sebastião desapareceu e grande parte da nobreza portuguesa foi presa ou assassinada. Aproximava-se uma crise de sucessão…
1 dezembro de 1640, Restauração da Independência de Portugal
Os Quarenta Conjurados lideraram um golpe de estado revolucionário que contestava a tentativa da anulação da independência portuguesa pela Dinastia filipina. Como resultado, nascia uma nova Dinastia, a da Casa de Bragança, que tinha início com o rei D. João IV.
1 novembro de 1755, Terramoto de Lisboa
Um desastre natural que destruiu grande parte da baixa lisboeta, com alguns efeitos no Algarve e em Setúbal. Após o sismo, houve um maremoto e vários incêndios. Além da devastação, houve milhares de mortos
18 outubro de 1807, Invasões Francesas
Portugal não aceitou o bloqueio continental imposto por Napoleão e, como tal, as tropas francesas chefiadas pelo general Junot invadem Portugal. A família real foge para o Brasil (1807-1821) e é com a ajuda das tropas inglesas, chefiadas por Wellington, que Portugal consegue derrotar e expulsar as tropas francesas.
24 de agosto de 1820, Revolução Liberal
A quebra no comércio e nos negócios da burguesia mercantil acabou por conduzir a uma revolta que viria a dar origem ao movimento revolucionário liberal. Daí, nasceu o conflito que opôs liberais a absolutistas e ao desfecho que foi o fim do Antigo Regime e o início da Monarquia Constitucional.
1 fevereiro de 1908, Regicídio
Foi em Lisboa, na atual Praça do Comércio que este episódio ocorreu, vitimando o rei D. Carlos e o seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança. Assim se aproximava o fim da Monarquia, que viria a terminar dois anos depois, após vários conflitos e batalhas.
5 de outubro de 1910, Implantação da República
Mais uma vez um dia 5 de outubro marcante para o país, desta feita inaugurando a implantação da República em Portugal. A revolução do Partido Republicano Português começou no dia 02 e dia 05 seria proclamado o regime republicano em Portugal.
28 de maio de 1926, Ditadura Militar
Foi neste dia que um golpe militar nacionalista terminou com a Primeira República, implantando a Ditadura Militar, com General Carmona como Presidente da República.
1930 – 1968, Salazarismo
Durante quase 40 anos, António de Oliveira Salazar dirigiu o país, tornando-se Chefe do Governo e aprovando uma nova Constituição, que permitia a dissolução de todos os partidos políticos. Assim tinha início o Estado Novo.
4 fevereiro de 1961, Guerra Colonial
Entre 1961 e 1974, decorreu a Guerra Colonial, uma guerra que opôs as Forças Armadas Portuguesas aos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas, como foi o caso de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
23 de setembro 1968, Marcelo Caetano no poder
Por motivos de saúde, Salazar vê-se obrigado a abdicar do poder, sendo sucedido pelo Professor Marcelo Caetano, uma escolha do agrado das elites políticas, militares e financeiras do regime. Começava a “primavera marcelista” que abria caminho à Revolução dos Cravos.
25 de abril de 1974, Revolução dos Cravos
Na madrugada de 25 de abril de 1974, militares do MFA ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português e, através da rádio, dão conta de que estava em curso uma revolução.
A Grândola Vila Morena é usada como uma das senhas para a revolução e uma coluna militar com tanques, comandada pelo capitão Salgueiro Maia, sai da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, marchando até Lisboa.
Chegada à capital, ela cerca os ministérios e o quartel da GNR do Carmo, onde se encontrava Marcelo Caetano.
Uma vendedora de flores distribui cravos, que os soldados colocam nos canos das espingardas e que os civis põem ao peito. Marcelo Caetano rende-se e entrega o poder ao general Spínola. Estava feita a Revolução dos Cravos!
12 de junho de 1985, Adesão à União Europeia
Foi nesta data que Portugal assinou o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE), liderado pelo primeiro-ministro da altura, Mário Soares. A cerimónia ocorreu no Mosteiro dos Jerónimos.
22 de maio de 1998, Expo 98 em Lisboa
A Exposição Mundial de 1998 em Lisboa foi um dos maiores eventos que o país acolheu até hoje. Transformou uma parte degradada da capital e recebeu milhares de visitantes, entre portugueses e estrangeiros. Foi um sucesso e uma forma de Portugal se mostrar ao mundo.
2004, Campeonato Europeu de Futebol
Portugal recebe a 12ª edição do Campeonato Europeu de Futebol, entre 12 de junho e 4 de julho de 2004. Tratava-se do terceiro maior evento desportivo do mundo. Para tal, renovou 10 estádios, tendo recebido aproximadamente um milhão de turista. A seleção nacional chega à final com a Grécia, saindo esta última vitoriosa.
Leia também:
- Batalha de Aljubarrota: como Portugal venceu um exército maior que o seu
- A herança árabe em Portugal que muitos desconhecem
- O papel de Portugal na história do café
NCultura
Se leu “Os momentos mais marcantes da história de Portugal” e gostou do nosso artigo, deixe-nos um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!