Uns pensam que o país é uma praia de Espanha, outros pensam que as mulheres portuguesas têm bigode. 10 ideias erradas que os brasileiros têm sobre Portugal.
Como em todos os países, em Portugal encontraremos um povo peculiar, isso é facto. A questão é que essa peculiaridade nem sempre é vista de forma natural e muitos costumam ter ideias totalmente erradas sobre como realmente são os portugueses.
Com várias visitas ao país eu já ouvi de tudo de colegas (inclusive de profissão) brasileiros. Alguns pensam que em Portugal só encontraremos coisas velhas. Outros pensam que o país é uma praia de Espanha (sim, é absurdo), outros pensam que as mulheres portuguesas são bigodudas.
Gente, na boa tudo isso é uma grande balela. Então, para derrubar alguns mitos, resolvi falar sobre as 10 ideias erradas que os estrangeiros (especialmente os brasileiros) têm sobre os portugueses.
Eles não passam a vida comendo bacalhau
Sim, eles possuem receitas suficientes de bacalhau para comer uma refeição diferente em cada dia do ano, mas isso não significa que passem a vida comendo apenas isso. Além disso, com uma dieta mediterrânea tão rica e variada, quem precisa comer bacalhau todos os dias?
As mulheres portuguesas não têm bigode
Aliás, podem ter a certeza que as mulheres portuguesas são das mais belas do mundo.
Quanto à história do bigode… bem… os espanhóis dizem que as portuguesas têm bigode, os franceses dizem que as espanholas têm bigode e os alemães dizem que as francesas têm bigode.
É uma implicância entre nações, bem parecida com nossa questão entre brasileiros e argentinos.
Portugal não é apenas mar e sol
Quem se atreve a dizer uma coisa dessas é porque não conhece nada sobre esse lindo e diverso país. Provavelmente nunca visitou as espetaculares aldeias de xisto ou as aldeias caiadas de branco no Alentejo. Nem sequer sonha com a beleza das ilhas dos Açores e da Madeira. Ahhh… e pode mesmo existir dias de muito frio por Portugal sim, especialmente no norte do país.
Nem todos possuem famílias enormes
Havia sim um tempo em que cada casa tinha 6 ou 7 filhos, assim como aqui no Brasil. A média de filhos por mulher é hoje uma das mais baixas do mundo. Mesmo assim, a noção de família portuguesa é realmente mais volumosa.
Não se admirem portanto se, na mesa de Natal, estiverem sentadas 40 ou 50 pessoas, entre tios, primos e aqueles familiares afastados que eles só veem 1 ou 2 vezes por ano. Eles amam juntar todo mundo em datas especiais.
Portugal não é Espanha
Parece absurdo o que eu disse né? Mas pode acreditar em mim, muita gente pensa assim. Lembra da história de que Buenos Aires é a capital do Brasil? E que no Rio de Janeiro você vai ver um monte de macacos andando pela rua, junto com índios?
Sim, minha gente, você ficaria assustado com o volume de gente que ainda pensa assim. E isso acontece com Portugal também. Como eles dizem: “De Espanha, nem bom vento nem bom casamento”. O ditado é antigo mas ainda hoje continua a ser muito usado.
Eles lutaram durante séculos pela independência, contra o país vizinho, e por isso é obvio que eles ficam sempre um pouco chateados quando os estrangeiros pensam que Portugal é uma província espanhola.
Os homens não se chamam todos Manuel ou Joaquim
… e as mulheres não se chamam todas Maria. Os nomes são modas e o seu uso evolui. Hoje em dia, nas gerações mais novas, esses nomes são mais raros.
Na época dos descobrimentos, a palavra africana para mulher era “Maria” e, verdade seja dita, quando chamavam Maria a uma portuguesa raramente se enganavam. Mas hoje em dia não é assim.
Um convite para tomar café não significa tomar café
Sim, pode parecer estranho, mas eles são mesmo assim. Quando convidam os amigos para sair, eles dizem sempre “vamos tomar um café?” e depois, na prática, passam a noite bebendo umas cervejas sem pedir um único café.
Quando são simpáticos com um turista é mesmo genuíno
A explicação é simples: eles amam receber bem e fazer com que as pessoas que visitam seu país se sintam em casa. Mas não é apenas isso: eles tem tanto orgulho do país, da sua história e das suas belezas que um dos seus maiores prazeres é fazer com que os estrangeiros possam constatar exatamente isso. Eles são pessoas incrivelmente acolhedoras.
Quando falam mal do país deles, não significa que não gostam dele
Eles tratam Portugal como se fosse a própria esposa ou marido: só eles é que podem falar mal dele. Se um estrangeiro se atreve a falar mal de Portugal, eles defendem seu cantinho com unhas e dentes.
É um hábito estranho, mas eles são mesmo assim. Isso chega a ser engraçado em algumas situações, é bem comum começarem uma conversa reclamando de Portugal e terminá-la se rasgando de amores por seu país.
Eles não são um país conservador
É uma ideia generalizada entre os estrangeiros. Mas totalmente errada. Eles foram um dos primeiros países a abolir a escravatura e a pena de morte.
E nos tempos mais modernos foram também dos primeiros países a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo. Portugal é um país extremamente tolerante, fruto de séculos de convivência e contato com outras culturas.
E só pra corroborar que eles são incríveis, Portugal é também considerado como um dos países mais acolhedores do mundo. E eu, assino em baixo.
_
_
Autora: Naira Amorelli (trabalha na área do Turismo e é Diretora de Comunicação no Portal Embarque na Viagem)
Olá sou portuguesa e amei ler alguns posts desse blog
Obrigada pela forma fantástica como descreve os portugues e Portugal! Vivi 5 anos em São Paulo então entendo muito bem muito do que escreve! Parabéns pela escrita leve e muito envolvedora, impossivel ficar apenas com a leitura de um só post queremos sempre saber mais alguma coisa!
Abraço e continue escrevendo pois você é nota 10!
Abraço e felicidades
Podemos ainda adicionar como informação complementar que ,com o estabelecimento do reino de Portugal em 1139, a sua indepêndencia foi reconhecida em 1143. Em 1297 foram definidas as fronteiras nos tratado de Alacanizes , tornando Portugal no mais antigo Estado Nação da Europa. Essas fronteiras se mantêm até aos dias de hoje com exepção do território de Olivença.
seria de salientar que Portugal lutou muito para defender as suas fronteiras durante séculos, e não só, como também para delimitar e defender as fronteiras do Brasil e das colonias de Africa e de Asia, e isso contra Espanhóis, Franceses, Holandeses, que cobiçavam os recursos e pretendiam ocupar as mesmas…
abraço, foi de boa leitura 🙂
Nenhum brasileiro pensa que Portugal é Espanha. Eles não se conseguem esquecer que foram uma colónia portuguesa.
Quanto às mulheres terem bigode e serem Maria, isso sim porque os emigrantes portugueses provinham das zonas mais pobres de Portugal. O bacalhau era barato e até há 60 anos atrás, os pobres só comiam bacalhau, carne do porco que matavam em casa e tinha de durar todo o ano, além de batata e sardinha.
Como eram católicos, eram ignorantes, tinham muitos filhos e eram conservadores.
Ainda hoje ir para o Brasil é sinónimo de ignorância, desgraça e pobreza.
Como eram católicos eram ignorantes…hum! Querem lá ver que as outras “religiões” e culturas indígenas (apesar da sua riqueza) é que iluminaram a “inteligência brasileira”. Essa agora!
Acrescento… “Ainda hoje ir para o Brasil é sinónimo de ignorância, desgraça e pobreza”?
Na minha zona há muitos descendentes de emigrantes brasileiros, há muito orgulho nisso. Ignorância, desgraça e pobreza? Uhh! Que ideia tão preconceituosa…
Ótima colocação. Essas matérias tem a mania de desmerecer os brasileiros.
Concerteza… acho maravilhoso rudo
. Paiz . Cultura. Praias.. as portuguesas.. e português. Por q nao
Portugal, só visto e vivido. É o que se me oferece dizer .
É muito engraçado, uma vez, em Londrina, no estado de Paraná, um funcionário de um hospital, perguntou-me se Lisboa é capital de Espanha. Por vezes acontecem estás confusões. É muito importante, quando visitamos um país, não levarmos nenhumas ideias preconcebidas do povo, da cultura, etc. Só assim aprendemos e evoluímos. Tentar sempre aprender, em relação ao outro e despirmo-nos de arrogância e prepotência que cada um de nós temos, achando que somos melhores. Lembrando de que, cada um de nós, somos o outro, sempre.❤️
Sou portuguesa e senti muita satisfação ler o seu ponto de vista OBRIGADA.
Nem tudo são rosas, não podemos generalizar, mais grande parte dos portugueses são preconceituosos, vários relatos de abusos, assédio e ainda super preconceito com que vem de fora !!!
As mulheres portuguesas sofrem com assédio e machismo todos os dias, mais isso não é falado em lindos posts sobre a bondade de um povo que acha que brasileiro ainda é escravo.
Quem se apresenta com duas letras, ou foge de algo ou só sabe andar pela calada. Quanto ao seu comentário só pode advir de alguém recalcado e que pouco ou nada sabe sobre Portugal. Mas convido esta ” ilustre” pessoa a vir visitar o país que a nível mundial tem dos melhores acolhimentos, Portugal, prova disso são os inúmeros artigos publicados a confirmarem estas palavras.
desculpa, mas isso acontece as pencas tambem no Brasil e em muitos outros Países
A mim perguntaram-me diretamente se as portuguesas ainda tinham bigode.
Minha resposta. Se a senhora não depilasse o seu, também tinha bigode.isto aconteceu em S.Paulo
Foi como deitasse gasolina na senhora, que nunca mais apareceu.
Querem se fazer espertos e inteligentes e estão sempre a denegrir a imagem dos portugueses, veja-se o caso das anedotas.
Portugal e o melhor Pais do Mundo em cultura em todo o Mundo, os Portugueses sao muito bem vindos aum que muitos brasileiros pessem ao contrario … Por isso temos uma cancao que o diz assim … nao ha gente como a gente muito certo quem escolheu essa cancao nao se enganou nao !
Bom dia Naira, desde já os meus parabéns pela forma exímia, objectiva e clara com que explanou Portugal e ser português. É muito bom que surjam artigos destes, para que cada vez mais o nosso país irmão, Brasil, saiba ao que vem quando pensa em vir cá ou para cá. Infelizmente ainda existe muito a prática de consultar todo o género de informação, por parte dos brasileiros, através das redes sociais, nomeadamente o Facebook sendo que grande parte desta mesma informação não confere com a realidade e assim, deixo aqui uma nota de rodapé muito importante. Portugal e Brasil são unidos pela língua portuguesa, MAS em quase todo o resto somos diametralmente opostos, dado termos culturas muito diferentes e é aí que muitas vezes surgem as grandes barreiras para uma boa integração. Posto isto termino com duas mensagens, em Roma sê romano, que é como quem diz, em Portugal sê portugues e sejam bem vindos todos que vierem por bem.
Conheço o Brasil e tenho familiares e como vou ao Brasil quase todos os anos posso falar com conecimento , Tem sim sim muito brasileiro que por motivo de acreditar em tudo que lhe dizem faz uma caricatura do meu país e que não é verdade. Estive 14 meses em São Paulo e fui tratado pela policia federal como se eu fosse um deliquente quando eu tentei conseguir os documentos para residir ai , levei dinheiro daqui para me establecer ai e durante esse tempo todo não consegui e tive de vir embora. Agora não vou culpar todos os brasileiros por isso mas sim as leis restritivas que o governo brasileiro tinha em relação aos estrangeiros. Agora que a imigração brasileira para Portugal está chegando aos duzentos e cinquenta mil ouço reclamar na imprensa brasileira por causa da conceção de documentos de residência , sobre isso tenho a informação que demora mais ou menos cerca de três meses tendo trabalho ou se comprarem algum establecimento aqui e a conceção de nascionalidade portuguesa ao fim de cinco anos de residirem aqui podem se naturalizar e ficam com as duas nascionalidades Agora à uma condição para que isso se faça, a policia portuguesa antes de dar a residência entra em contato com a policia brasileira perguntando se o cidadão é uma pessoa de bem e não tem problemas com a justiça brasileira e ai se a informação das autoridades brasileiras for boa o documento é imitido e pode residir aqui sem problemas algum e trabalhar seja em que profissão for se estiver apto para isso.Tenho amigos e amigas brasileiras a trabalhar aqui e estão contentes e sobretudo com a segurança de poderem circular pelo país sem terem problemas. Estive no Rio de Janeiro e um cidadão de Minas Gerais foi mal educado e falou mal de um país que ele nem sequer conhece , mas não é por isso que vou falar mal de todos os brasileiros pois tenho alguns amigos ai e não são iguais a esse cidadão de que falei., em todos os países tem gente boa e acolhedora assim como tem gente que é o contrario.
Que comentários horríveis e estupidos sobre um povo Sra Helena Tomé e outros ! Fiquei envergonhada de perceber o tamanho de vossa ignorância. Chega a ser desrespeitosa. Minha familia, de uma aldeia em Trás Os Montes, imigrou para o Brasil em 64. Vivíamos de forma, muito longe de passar fome. Meu pai criava ovelhas, tínhamos azeite, vinho, batatas e cortiça também, em abundância. Assim como muitos outros, faltava sim, mão de obra. Os filhos eram obrigados a ajudar os pais desde tenra idade. Existem diversos motivos que levam a deixar a sua terra natal, e não significa que são ignorantes. Os meus pais nascidos em 1915 e 1919 foram as pessoas mais sábias que conheci e sim, muito católicos. Amo o meu Trás Os Montes, e a sua gente, tenho muito orgulho de me parecer com eles seja por lá ou em qualquer lugar do mundo.