Já fez um bolo e ficou desiludido com o resultado? Pode estar a cometer um dos 7 erros comuns para os bolos não saírem bem. Veja qual é!
Os bolos são a companhia perfeita para um pequeno-almoço diferente, para um lanche divertido ou para uma ceia tardia. Porém, por mais simples que seja a receita, o resultado nem sempre alcança as nossas expectativas, o que nos pode deixar bastante desmotivados.
No entanto, há que analisar bem cada passo e perceber onde podemos ter falhado. Há vários erros que são cometidos na confeção dos bolos e que podem comprometer o efeito final. Confira alguns dos erros comuns para os bolos não saírem bem.
Os 7 erros comuns para os bolos não saírem bem
Os ovos não foram bem batidos
Geralmente, quando é pedido numa receita que se batam os bolos, o objetivo é que eles tripliquem de volume e o açúcar fique completamente dissolvido. Caso isso não aconteça, o resultado pode ficar comprometido.
Assim, convém recorrer a uma batedeira elétrica ou liquidificadora, de modo a conseguir o efeito desejado.
Contudo, nem sempre o problema está na ferramenta utilizada. Se os ovos não forem frescos, por exemplos, eles podem não servir para o bolo. Outro erro é ter gordura (por pouca que seja) no recipiente onde se vão bater os ovos. Também é recomendável bater primeiramente as gemas e, só depois, as claras.
Açúcar adicionado cedo de mais
O açúcar só deve ser adicionado aos ovos quando estes já foram batidos e já aumentaram de volume. Além disso, deve ir juntando o açúcar aos poucos, gradualmente, para que ele seja devidamente dissolvido. Para estas operações, também deve preferir recipientes de metal.
Demasiada farinha
Ultrapassada com sucesso a etapa dos ovos, há que ter cautela com a quantidade de farinha adicionada, já que farinha a mais pode tornar o bolo rígido e muito denso. Uma regra por vezes partilhada é que se deve usar 40 g de farinha por cada ovo adicionado.
Porém, esta proporção deve ser reduzida se o bolo tiver cacau em pó ou amido. Por outro lado, caso se juntem ingredientes húmidos, como bagas ou frutos, então a quantidade de farinha utilizada deve ser superior. Outra dica é peneirar sempre a farinha e, só depois, adicioná-la ao preparado.
Bater com a forma
Por vezes, basta bater com a forma que tem a massa do bolo na porta do forno para, como resultado, o bolo ficar duro e pequeno. Portanto, deve ter o máximo cuidado no momento de levar o bolo ao forno.
Além disso, há outros aspetos a ter em conta, como a temperatura do forno que deve ser de 170ºC a 190ºC. Se o bolo cozinhar por fora e não por dentro, reduza para os 150ºC.
Para testar, fure o bolo com um palito ou pressione com a parte superior do dedo.
Para que não abata, também é preciso ter cuidado a tirar o bolo do forno. Comece por desligar o forno, abra ligeiramente a porta e, só depois, retire do forno. Deixe o bolo arrefecer numa grade.
Não pré-aquecer o forno
Se o seu bolo costuma ficar rachado, pode ser porque fez a massa com demasiada antecedência ou porque não pré-aqueceu o forno. Assim, antes de bater os ovos, deve pré-aquecer o forno. Quando adicionar a farinha, o forno já deve estar quente. Deste modo, não rachará.
Untar excessivamente a forma
Caso o bolo não cresça, então isso pode significar que ele não está na forma certa ou, então, ela foi untada em excesso. Não há, por exemplo, necessidade de untar as laterais, caso contrário a massa não tem onde se “agarrar” para subir.
Por isso, após untar, deve polvilhar a forma com farinha ou, então, optar por papel vegetal ou uma forma de silicone.
Juntar gorduras quentes
É necessário ter precaução com as gorduras adicionadas. Elas podem tornar o bolo mais macio, mas também estragá-lo. Assim, a gordura deve ser acrescentada no final, após a farinha. Se tiver que a derreter previamente, então deve deixar que arrefeça à temperatura ambiente.
NCultura
Se leu “Os 7 erros comuns para os bolos não saírem bem” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado. Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…