Início Ruas com História Lisboa Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Em Lisboa, há três funiculares, todos criados por Raoul Mesnier de Ponsar: conheça os três icónicos elevadores de Lisboa.

elevadores de Lisboa
Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Em Lisboa, há três funiculares, todos criados por Raoul Mesnier de Ponsar: conheça os 3 icónicos elevadores de Lisboa.

A cidade lisboeta é um dos grandes destinos europeus da atualidade. São muitos os estrangeiros que não perdem a oportunidade de escolher a capital portuguesa como um dos locais onde passar férias. São também muitos os portugueses que aproveitam os dias de calor que o verão traz para passear pelas ruas de Lisboa.

Uma das formas mais encantadoras de conhecer as ruas da capital é recorrendo aos seus famosos ascensores. Conheça quantos são e onde encontrá-los e prepare-se para viajar de uma forma diferente. Os elevadores são um transporte muito peculiar e tradicional que permite conhecer a capital de uma forma singular e extremamente agradável.

Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Elevador da Bica

O ascensor da Bica fica na freguesia da Misericórdia e liga a Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz. Este transporte tão icónico da capital atravessa o célebre Bairro da Bica.

O ascensor consiste num equipamento de transporte urbano que integra 2 carros que estão conectados por um cabo subterrâneo e andam sobre carris de ferro em duas vias paralelas. Ambos estão ativos e fazem o seu percurso em simultâneo, mas de lados opostos. Enquanto um sobe, o outro desce e vice-versa.

A sua história tem início no ano de 1892. A Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa confiou no projeto de Mesnier du Ponsard. No começo, o sistema era tramway-cab, Movido, sendo movido a água. Da locomoção por via de contrapeso de água passou para a locomoção a vapor e, só depois, conhece a total eletrificação. Devido a um acidente, ficou parado por quase uma década. Recomeçou a sua atividade de sobe-e-desce no ano de 1923.

Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Facto: O Ascensor da Bica, juntamente com o seu meio urbano, está classificado como Monumento Nacional.

– Transportes: Autocarros (758), Elétrico (28), Metro (sair em Cais do Sodré) Comboio (Cais do Sodré – Linha Cascais).

– Localização: Calçada da Bica Pequena, 2-4; Largo de Santo Antoninho, 1-2; Rua de São Paulo, 234-236, Lisboa (Coordenadas: 38° 42′ 31.36” N /  9° 8′ 48.45” W)

– Informação útil: O Ascensor da Bica possui um horário de atividade de 2ª feira a sábado (07h00 – 21h00) e outro para domingos e feriados (09h00 – 21h00). Para saber mais informações, pode ligar para o número +351 213 613 000.

elevadores de Lisboa
Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Elevador da Glória

Na freguesia de Santo António, existe o ascensor da Glória que liga a Avenida da Liberdade/Restauradores à Rua de São Pedro de Alcântara.

Este ascensor é mais antigo que o da Bica, mas também foi construído sob a responsabilidade de Mesnier du Ponsard e da Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, tendo sido inaugurado no ano de 1885. Em 1914, tornou-se o primeiro destes elevadores a conhecer a tração elétrica, tendo feito anteriormente o mesmo percurso que o do ascensor da Bica, passando de contrapeso de água para uma locomoção a vapor.

A glória deste ascensor é revelada pelos seus números, pois transporta anualmente três milhões de passageiros, sendo o ascensor mais movimentado da cidade.

elevadores de Lisboa
Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Facto: Tanto o Ascensor da Glória, como o meio urbano envolvente, estão classificados como Monumento Nacional.

– Transportes: Autocarros (36, 44, 709, 711, 732, 745, 758); Metro (Estação dos Restauradores); Comboio (Estação do Rossio).

– Localização: Calçada da Glória (todos os imóveis que com ela confinam); Rua das Taipas, tornejando para o Largo da Oliveirinha, 1, 2 e 5; e a Travessa do Fala-Só, 2 a 12 e 1 a 7 (Coordenadas: 38° 42′ 58.25” N / 9° 8′ 34.58” W).

– Informação útil: O Ascensor da Glória possui um horário de atividade de 2ª feira a 6ª feira (07h00-24h00), outro aos sábados (08h30-00h30) e, por fim, aos domingos e feriados (08h30-00h30). Para saber mais informações, pode ligar para o número: +351 213 613 000.

elevadores de Lisboa
Os 3 icónicos elevadores de Lisboa – (Foto: Branco Almeida)

Elevador do Lavra

Situado na freguesia de Arroios, o ascensor do Lavra liga o Largo da Anunciada à Travessa do Forno do Torel ou à Rua Câmara Pestana, através da Calçada do Lavra.

O ascensor tem um estatuto especial: ele é o mais antigo ascensor da capital. Foi inaugurado no ano de 1884, sob a responsabilidade da Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. Deve o seu nome ao Palácio Lavra, com o qual faz esquina.

Conhece o mesmo percurso evolutivo dos ascensores acima mencionados: locomoção a água, depois a vapor e, só então, elétrica, sendo que esta última surge no ano de 1915.

elevadores de Lisboa
Os 3 icónicos elevadores de Lisboa

Facto: Está classificado como Monumento Nacional, assim como o meio urbano envolvente.

– Transportes: Autocarros: (36, 44, 709, 711, 732, 745), Metro (Estação dos Restauradores).

– Localização: Calçada do Lavra, S/N; Rua Câmara Pestana, S/N, Lisboa (Coordenadas: 38° 43′ 6.67” N / 9° 8′ 24.64” W).

– Informação útil: O Ascensor do Lavra possui um horário de atividade de 2ª feira a sábado (07h00 – 21h00) e outro para domingos e feriados (09h00-21h00). Para saber mais informações, pode ligar para o número: +351 213 613 000.

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.