Se está preocupado com a conta de eletricidade e quer reduzir o consumo em casa, fique a conhecer os eletrodomésticos que consomem mais energia. Os eletrodomésticos são elementos que desempenham um papel fundamental na gestão da nossa casa. Eles ajudam-nos a realizar diversas tarefas, poupando-nos muito tempo e trabalho.
Contudo, há um problema: todos requerem um consumo de energia. Não só implicam um investimento inicial elevado, como requerem constantemente energia para trabalhar. Alguns funcionam continuamente, como o frigorífico. Outros só funcionam quando são necessários, mas todos implicam um gasto ao final do mês. Portanto, têm um peso na fatura da luz.
Os 13 eletrodomésticos que consomem mais energia
Quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia?
Usa-se o kW (quilowatt) para medir a potência elétrica de um equipamento. Esta unidade de medida é amplamente utilizada para analisar o que um eletrodoméstico consome. Desta forma, um eletrodoméstico que consome mais energia terá uma potência superior em kW maior. Um eletrodoméstico com uma potência inferior terá um consumo menor.
Os 13 eletrodomésticos que tem por casa que consomem mais energia
1 – Máquina de secar roupa
Em média, uma máquina de secar roupa de 8kg apresenta uma potência média de 900W. Desta forma, se este eletrodoméstico se mantiver ligado semanalmente por 1 hora, o seu consumo mensal será de 3.6kWh.
2 – Máquina de lavar loiça
Em média, uma máquina de lavar a loiça apresenta uma potência média de 1.125W. Este eletrodoméstico pode ser usado diária ou semanalmente, mesmo que por poucos minutos. Se ligar a máquina de lavar a loiça duas vezes por semana por meia hora durante cada utilização, o consumo deste eletrodoméstico será de 4.5kWh por mês.
3 – Aparelhagem
Este aparelho pode ficar ligado durante o mesmo período de uso do televisor. Em média, o consumo de um aparelho de som com a potência média de 60W será de 5,4kWh.
4 – Aspirador
Em média, este eletrodoméstico tem uma potência média de 1.600W. Durante o mês, um aspirador pode ficar ligado por poucas horas. O consumo mensal do eletrodoméstico será de 6,4kWh, considerando que é ligado por apenas 1 hora por semana.
5 – Máquina de Café
Este eletrodoméstico apresenta uma potência média de 1.200W. Contudo, a máquina de café pode ser usada com menor frequência. Se ela for utilizada diariamente por 15 minutos, resultaria num consumo de 7,5 horas por mês. Por isso, o consumo mensal deste eletrodoméstico seria de 9kWh, sensivelmente.
6 – Televisor
O consumo das televisões varia muito consoante o modelo. Por exemplo, os televisores LED apresentam um consumo de eletricidade inferior em 25%, quando se comprara com os televisores LCD. A comparação com os plasmas apresenta uma diferença mais expressiva. O consumo de eletricidade é inferior em 40%. Consideramos que a potência média de um televisor é de 120W. Se a mantivermos ligada por 3 horas todos os dias do mês, o seu consumo final será de 10,8kWh.
7 – Forno
Um forno elétrico pequeno apresenta em média uma potência de 1500W. Se mantivermos este eletrodoméstico ligado durante 2 horas por semana, o consumo final deste forno será de 12kWh por mês.
8 – Máquina de Lavar Roupa
Basta ter uma máquina de lavar roupa com uma potência média de 1000W e que fique apenas ligada semanalmente por 3 horas, para se ter um consumo médio de 12kWh por mês.
9 – Radiador
É necessário ter moderação na utilização dos radiadores durante o inverno. Por vezes, as pessoas abusam do consumo. Contudo, o uso abusivo do eletrodoméstico tem consequências devido à sua alta potência média. São 2.000W.
Se o radiador se mantiver ligado diariamente por apenas 1h, o consumo mensal deste eletrodoméstico será de 30kWh.
10 – Placa Elétrica
Uma placa de indução apresenta uma potência média de 1.350W. Tendo em conta esta caso, se utilizar a placa elétrica diariamente por 1h, o consumo mensal deste eletrodoméstico será de 40.5kWh, aproximadamente.
11 – Computador
O consumo do computador sofreu grandes alterações devido ao teletrabalho doméstico. Durante a pandemia, por exemplo, muitos tiveram de trabalhar por casa. A potência média deste eletrodoméstico é de 300W.
Se tivermos em conta que ele fica ligado diariamente durante 8 horas por dia, 5 dias por semana, constatamos que o consumo mensal do computador será de 48kWh.
Aprenda a poupar nas contas da casa:
- Como reduzir as despesas em casa e poupar muito dinheiro
- Aprenda a poupar e a reduzir a fatura do gás
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
12 – Chuveiro
O consumo do chuveiro elétrico já é reconhecido tradicionalmente como um dos mais altos da casa. Este chuveiro apresenta uma potência média de 5.000W. Por isso, se o mantiver ligado diariamente por meros 30 minutos, o consumo mensal deste chuveiro é de 75kWh, aproximadamente.
13 – Frigorífico
Este eletrodoméstico tem em média uma potência de 150W, um número muito inferior do aos números apresentados pelos eletrodomésticos que se encontram acima desta lista.
Contudo, o frigorífico permanece ligado durante todo o dia e toda a noite. Por isso, o consumo deste eletrodoméstico é o mais elevado da casa. O seu consumo mensal será de 108kWh por mês, se o mantivermos ligado durante todo o mês.
Com que frequência recorre a estes equipamentos? Neste momento, já tem toda a informação de que necessita para gerir melhor os gastos da casa. Por isso, pode poupar imenso nas faturas de eletricidade.
Se conseguir manter uma casa eficaz energeticamente com o mínimo de gastos possível, não só será positivo para o seu bolso, como para o planeta. Idealmente, pode recorrer a fontes de energia renováveis, nomeadamente a painéis solares domésticos, que se encontram à venda a preços cada vez mais acessíveis.