Estes são alguns dos edifícios mais imponentes que maravilham quer pelo exterior, quer pelo interior. Conheça os majestosos castelos e palácios da Europa!
Grandes, deslumbrantes e sumptuosos, estes monumentos criam impacto em toda a gente e, por mais séculos que passem sobre a sua construção, eles continuam a ter um encanto como poucos outros.
Edificados para mostrar a riqueza e o poder dos seus proprietários, estes castelos e palácios são um sonho tornado realidade. Ainda bem que muitos deles já são visitáveis.
Os 12 majestosos castelos e palácios da Europa
Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha
O Castelo da Princesa da Disney Bela Adormecida foi inspirado nesta construção que serviu de lar do rei Ludwig II.
Anualmente, há mais de 1 milhão de pessoas a visitar este encantador palácio, com interiores requintados, folhas de ouro e ornamentos em talha de madeira. Os murais representam os mitos e as lendas das óperas do compositor Richard Wagner que o rei Ludwig adorava.
Castelo de Bran, Braşov, Roménia
No meio do nevoeiro, eis que surge este castelo, também conhecido como o Castelo do Drácula. A paisagem é dominada pelas incríveis montanhas da Transilvânia. O ambiente de terror justifica que assim se realize, todos os anos, uma mega festa de Halloween.
Chambord Castle, Loir-Et-Cher, França
O Castelo de Chambord representa o melhor do renascimento francês e é o maior dos castelos que se encontra no Vale do rio Loire, em França. A sua construção data das primeiras décadas do século XVI, por ordem de Francis I, em 1519, e serviu de residência tem 440 quartos (!), mas apenas 100 são visitáveis. Também não faltam escadarias, mas o destaque vai para o parque em volta que tem quase 5500 hectares de terreno. Por lá, é possível andar de bicicleta ou barco, caminhar ou até usar um veículo 4×4 para conhecer toda a reserva natural.
Castelo de Moszna, Polónia
Esta era a “modesta” casa da família Tiele-Winckler. Originalmente, o seu gosto era barroco, sendo que mais tarde recebeu uma nova ala já de estilo neogótico e neorrenascentista. Tem quase 100 torres, 365 quartos (um para cada dia do ano), janelas incríveis e uma aparência que faz lembrar o castelo de Hogwarts do imaginário de Harry Potter.
Já foi um posto do exército soviético, durante a 2ª Guerra Mundial, mas agora acolhe exposições e concertos, além de receber visitas e servir de palco para piqueniques no parque.
Castelo de Leeds, Kent, Reino Unido
Este castelo de inspiração romântica fica em duas ilhas e é absolutamente encantador. Foi edificado durante o reinado de Henrique I e serviu de residência oficial para muitos reis e, sobretudo, rainhas medievais (foram mais de 6 as que lá moraram).
Ocupa 202 hectares e é, desde 1974, visitável, recebendo eventos culturais e disponibilizando três restaurantes, uma pousada, um labirinto de teixos e exibições de falcoaria.
Castelo de Praga, Praga, República Checa
Neste castelo, é possível encontrar um complexo de diversos edifícios e espaços, como jardins, pátios, alamedas e edifícios históricos, como a catedral gótica de São Vitus, que serviu de palco à coroação de vários monarcas. Possui 70.000 metros quadrados e desde o século IX funciona como residência oficial do chefe de estado.
Palácio da Pena, Sintra, Portugal
Portugal também está, e bem, representado nesta lista, neste caso com o incrível Palácio da Pena. Ele destaca-se pelas suas cores vermelha e amarela e por se destacar na paisagem envolvente.
Património da Humanidade pela UNESCO, foi edificado na Idade Média, mas só em meados de oitocentos é convertido em palácio real pelo rei D. Fernando II. Este monumento é uma mescla de referências arquitetónicas, nomeadamente góticas, manuelinas e mouriscas.
Castelo de Bojnice, Bojnice, Eslováquia
É o castelo mais visitado deste país e é fácil perceber porquê. A sua edificação começou no século XII, mas só em fins de oitocentos adquiriu o aspeto atual. Foi propriedade do conde János Ferenc Pálffy e no seu interior é possível visitar uma incrível coleção de pintura e de outras peças valiosas de elevado interesse.
Aqui, fazem-se visitas noturnas à luz das velas e a edição anual do International Festival of Ghosts and Spooks
Alcácer de Segóvia, Segóvia, Espanha
Na vizinha Espanha também há castelos imponentes, como este que serviu, inicialmente, para defesa, mas que depois sofreu intervenções que o converteram num palácio de princesas.
Ao longo da história, já foi palácio real, prisão estatal, academia militar e, atualmente, museu com pinturas, móveis e várias peças de interesse. Aqui também se gravaram cenas do filme “Camelot” de 1967.
Castelo de Buda, Budapeste, Hungria
O Castelo de Budapeste foi evoluindo, desde que foi construído no século XIII. Fica situado numa elevação, sobre o rio Danúbio, e comunica com a Praça Trinity e a Igreja Matthias. Dentro do Castelo, pode encontrar-se a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste. A partir de uma das suas torres é possível ter uma vista incrível sobre a cidade.
Castelo de Braunfels, Alemanha
Este castelo foi construído no século XIII, para residência de uma família nobre. A sua imponência é incrível e faz com que pareça saído de um conto de fadas. Um exemplar de um palácio que conserva a sua beleza e encanto.
Castelo de Eltz, Alemanha
Este castelo medieval serviu de fortaleza, dado o seu potencial defensivo. Porém, ele cativa sobretudo pela sua beleza e encanto, assim como pelas vistas e paisagens maravilhosas que proporciona. Está extremamente bem conservado, sendo um dos pontos de passagem obrigatório para os turistas.
Leia também:
- 9 fantásticos Castelos no Alentejo para descobrir
- A maldição do Castelo do Rei Vamba
- 10 fantásticas curiosidades dos Castelos de Portugal
NCultura
Se leu “Os 12 majestosos castelos e palácios da Europa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…