Ainda se questiona se Olivença é portuguesa ou espanhola? Fique a conhecer esta cidade maravilhosa com dupla nacionalidade!
O estatuto jurídico de Olivença faz com que fiquemos confusos quanto à sua nacionalidade. Será esta uma cidade portuguesa ou espanhola? É que e esta cidade tem pronúncia castelhana – Olivenza -, a verdade é que grande parte do seu património tem raiz nacional. Conheça mais sobre a história e a polémica em torno desta localidade.
Olivença é portuguesa ou espanhola? Conheça esta cidade cheia de história
Tentando resumir a polémica que envolve esta região, podemos dizer que Portugal não reconhece este como um território espanhol, baseando a sua posição no Tratado de Viena de 1815, o qual determina a devolução de Olivença a Portugal. Porém, Espanha nunca assumiu essa devolução, deixando esta localidade numa espécie de impasse.
Localização e caraterísticas
Olivença fica no Alto Alentejo, perto do Rio Guadiana, frente a Elvas e não muito longe de Badajoz. Forma uma espécie de triângulo, cujos vértices tocam no Guadiana e em Espanha.
Possui uma área de 750 km², cerca de 10.000 habitantes e 7 povoações: S. Rafael, Vila Real, S. Domingos de Gusmão, S. Bento da Contenda, S. Jorge de Alor e Táliga.
Independentemente da sua nacionalidade, há muito para ver neste destino. Curioso para saber o quê?
Igreja de Santa Maria Madalena
Esta igreja quinhentista foi erguida por ordem de D. Manuel I e do Frei Henrique de Coimbra, Bispo de Ceuta, que se encontra sepultado neste edifício. Influenciada pelo Convento de Jesus e pela Sé de Elvas, este é um ótimo exemplar do estilo manuelino.
No seu interior, há retábulos barrocos, azulejos e colunas que remetem para o mar e para os Descobrimentos. No exterior, há gárgulas e pináculos.
Em setecentos, serviu de hospital e convento franciscano.
Igreja de Santa Maria do Castelo
Dentro do Castelo de Olivença, fica esta Igreja que começou a ser erguida no século XIII, mas cuja construção só foi recomeçada em quinhentos. Antes disso, o templo esteve ainda sob posse da Ordem de Avis. A partir de setecentos, esta passou a igreja matriz da vila.
No interior do templo, é ainda possível encontrar um retábulo de madeira, com a Árvore de Jessé.
Consorcio Museo Etnografico Extremeno Gonzalez Santana
Já com pronúncia espanhola, este é um museu local que funciona como um complexo composto por três edifícios históricos, a saber: a Torre del Homenaje, a Panadería del Rey e a Câmara Agrária.
As coleções do museu assentam em doações de peças de arqueologia e de etnografia e em objetos e pinturas sacras, oriundas da Igreja de Santa Maria Madalena. Existe ainda a sala “Do meteorito” que fala sobre o meteorito que atingiu Olivença há quase um século.
Casa da Misericórdia
Perto da Igreja fica a Casa da Misericórdia, construída no arranque do século XVI, por ordem de D. Leonor de Viseu. Esta construção demorou várias décadas a estar concluída.
A sua capela setecentista apresenta uma só nave, abóbada de berço e coro aos pés. O seu retábulo-mor é barroco, possuindo ainda outros dois retábulos nas laterais da nave.
As paredes são revestidas a azulejo setecentista, contando cenas do Antigo e do Novo Testamento.
Ponte de Nossa Senhora da Ajuda ou Ponte de Olivença
Esta ponte em ruínas atravessa o rio Guadiana e servia para ligar Elvas a Olivença. Foi construída sob ordem de D. Manuel I. A ponte media 380 metros de comprimento e 5,50 metros de largura. Exibia 19 arcos e um torreão no centro. Atualmente, apenas sobrevivem os penedos onde o torreão assentava.
Os conflitos entre os dois países foram destruindo esta ponte. Por exemplo, na Guerra da Sucessão Espanhola, em 1709, o exército castelhano explodiu a ponte.
Em 1967, os vestígios desta ponte foram classificados como Monumento de Interesse Nacional. Porém, há 21 anos, foi feita uma nova ponte ali perto que voltou a ligar Elvas a Olivença.
Leia também:
- Os melhores Destinos Paradisíacos da Europa (3 são portugueses)
- D. Luís I, o rei que recusou ser rei de Espanha!
- A Língua Portuguesa no mapa de Espanha?
NCultura
Se leu “Olivença é portuguesa ou espanhola? Conheça esta cidade cheia de história” e gostou, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…