A reputada revista americana destaca vinho tinto português, Pintas Douro, da Wine & Soul. Saiba mais sobre o tinto nacional que entrou no Top 100.
O casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio revela como a união pode fazer a força. O seu projeto alcançou sucesso internacional, pois a marca Douro Pintas, da Wine & Soul, conseguiu alcançar um feito importante, integrando o TOP 100 Wines da reputada revista americana Wine Spectator, brilhando assim com a edição de 2020 de um Top cobiçado pelas grandes marcas internacionais.
O vinho em questão é o Pintas Douro Tinto 2017, tendo sido classificado com um honroso 87º lugar, obtendo uma importante classificação, conquistada pelos 96 pontos que foram atribuídos ao único vinho português, premiado na edição de 2020.
Esta não é a primeira marca do casal de enólogos a apresentar-se no ranking. Na edição de 2019, o feito foi conseguido com o vinho Manoella Douro Tinto 2016, tendo este sido classificado em 98º lugar, obtendo 90 pontos. Quer saber mais?
Conheça o tinto nacional que entrou no Top 100 da Wine Spectator
A revista
A Wine Spectator é uma revista norte-americana bastante prestigiada, sendo especializada em vinhos. São várias décadas de publicações que a cimentaram como a mais importante e a mais influente revista no seio da indústria do vinho.
Esta publicação americana foi fundada em 1976, por Bob Morrisey. Nesse ano, o primeiro número da revista foi publicado no dia 1 de abril. Parece mentira, mas é bem verdade. Apenas três anos depois desse momento histórico, a revista foi adquirida por Marvin R. Shanken. Estima-se que a revista tenha uma circulação de 2,2 milhões de exemplares.
Leia também
- Beber vinho tinto impede o efeito dos medicamentos?
- Saúde e bem-estar: 8 benefícios do vinho tinto para a sua saúde
O momento
A lista dos “100 melhores vinhos do mundo” revela-se um momento muito esperado na indústria. Anualmente, a «Wine Spectator» elabora a sua lista com os vinhos a serem selecionados após uma equipa de investigação fazer uma prova de vinhos, classificando os mesmos.
No final, os vinhos são qualificados numa escala que vai de 85 a 100 pontos. Enquanto que os vinhos entre 90 e 95 são qualificados como “destacados”, os vinhos que vão de 96 a 100 tornam-se “clássicos”.
O vinho português
A marca portuguesa galardoada merece os maiores louvores. Pintas Douro Tinto 2017 é um vinho produzido a partir de uma vinha única, que tem 87 anos e conta com cerca de 40 castas autóctones do Douro.
A empresa no seu site revela: “Apresenta uma cor púrpura muito intensa, aromas de violetas combinados com frutos debago preto maduro, especiarias e chocolate preto. Tem um excelente equilíbrio, mineralidade e frescura, taninos maduros e um final elegante.”
O Pintas
No site da empresa, é possível perceber mais sobre o vinho vencedor: “DOURO TINTO – Espelho da vinha de mais de 80 anos que lhe dá origem, este vinho é composto por um field blend excepcional de mais de 30 castas.”
Referindo ainda: “Depois de uma vindima cuidadosamente planeada, a fermentação decorre em lagares de granito com pisa a pé e posterior estágio em barricas maioritariamente novas de carvalho francês.”
Sobre o vinho há ainda informação relevante: “Complexidade e elegância, enriquecidas pelo persistente aroma a amora e chocolate, são as principais características que definem este grandioso vinho, baptizado em honra do carismático Pointer da família Serôdio Borges.”
Saiba mais sobre o vinho em questão, aqui.
Wine and Soul
A aventura de Sandra Tavares da Silva e de Jorge Serôdio Borges começou em 2001. O projeto do jovem casal não tinha vinhas, nem vinho no início. A primeira criação foi um Pintas, um vinho inspirado no irrequieto pointer do casal.
O que no início era um vinho de garagem marcou o começo de um projeto em contínuo crescimento, ao qual o casal dedicou corpo e alma.
Saiba mais sobre a Wine and Soul, aqui.
NCultura
Se leu “Conheça o tinto nacional que entrou no Top 100 da Wine Spectator” e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura. Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…