Um destino algarvio que merece ser mais conhecido, segundo um dos sites da livraria centenária espanhola que enaltece as qualidades da Serra de Monchique.
O nosso país tem sido destacado em todo o mundo, sendo uma referência na área do turismo. Em Portugal, há vários destinos turísticos enaltecidos em revistas, sites e redes sociais internacionais (e nacionais também, naturalmente).
De norte a sul de Portugal Continental e também nas Ilhas, não faltam destinos nacionais a merecer os mais rasgados elogios. Recentemente, uma livraria com muita história centrou-se numa esplendorosa serra portuguesa, que está presente bem a sul do país.
Fique a conhecer os atributos da Serra de Monchique, um destino algarvio que merece ser mais conhecido…
Serra de Monchique: Provavelmente, o segredo mais bem guardado do Algarve
A fonte
A Livraria Desnível é uma referência de Espanha. Trata-se da livraria mais antiga desse país. Esta livraria mantém-se nas suas instalações originais, num espaço que foi inaugurado em 1898.
Atualmente, tem um site dedicado ao mundo do turismo. Nesta plataforma digital Desnível, exploram temáticas como montanha, viagens e aventuras. Foi essa plataforma que dedicou um artigo a um destino português.
No artigo Sierra de Monchique: el secreto mejor guardado del Algarve (Serra de Monchique: o segredo mais bem guardado do Algarve), enaltece as qualidades de um local que merece mais atenção dos turistas.
Localização
A serra de Monchique está localizada no extremo sul de Portugal, no oeste do Algarve. Esta serra apresenta um dos picos mais impressionantes e mais altos da região, a Fóia, a 902 metros acima do nível do mar.
Neste destino, vive-se uma experiência memorável. A Serra permite-nos passear pela Natureza refrescante e verdejante. Esta serra permite-nos descobrir uma biodiversidade única. Há diversas atrações, destacando-se as paisagens montanhosas e marítimas que ficam na nossa memória por muito tempo. São exuberantes e deslumbrantes.
O artigo espanhol
A Serra de Monchique é considerada pelo site espanhol como um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Este local é cada vez mais procurado e valorizado pelos amantes de caminhadas. Por isso, a Serra de Monchique revela-se um autêntico refúgio para quem quer fugir da azáfama da costa.
A serra é atravessada pela GR13 – Via Algarviana, que percorre o interior do Algarve durante 300 km. O mapa da Grande Rota Pedestre e os 14 setores da travessia estão presentes num percurso de 300 km que permite descobrir o Algarve pela serra, o barrocal e a beira-serra até chegar ao litoral sudoeste.
Além dos percursos deste Grand Tour, há também uma série de trilhos complementares, menores, que permitem que se explore Monchique a pé. Cada um desses pequenos percursos pode ser realizado em poucas horas, num dia no máximo, apresentando diferentes níveis de dificuldade.
No artigo espanhol Sierra de Monchique: el secreto mejor guardado del Algarve, é possível ver a seguinte descrição:
“Caminhando por estes caminhos descobrimos vales profundos e verdejantes, picos coroados por grandes blocos rochosos, cascatas, árvores centenárias monumentais, antigos moinhos de vento e moinhos de água. Além da Fóia, Monchique tem também outro ponto alto, a Picota, com uma altitude de 774 metros, de onde se avista uma grande extensão da costa algarvia e do mar.”
Diferentes experiências
A Serra de Monchique é um destino que serve para todos, um local que merece ser explorado, proporcionando diferentes experiências. Os ciclistas de montanha experientes, por exemplo, adorarão fazer as subidas à Fóia ou à Picota.
No entanto, os desafios são tão exigentes que muitos se sentem na obrigação de descer da bicicleta. Porém, certo é que todos irão adorar as vistas. Existem vários miradouros onde se podem contemplar paisagens verdadeiramente espetaculares. Esses cenários incríveis e o ar fresco compensam o esforço realizado para lá chegar.
No artigo, é também possível ver a seguinte descrição:
“Encontramos também uma série de percursos que se ligam à Via Algarviana que podem ser combinados com a rota principal da GR, e assim vão, por exemplo, de Silves ou Mexilhoeira Grande a Aljezur, atravessando o coração da Serra de Monchique num percurso de algumas dezenas de quilómetros de BTT, ao longo de estradas sempre sinalizadas que apresentam alguns desafios técnicos. O site da Via Algarviana tem uma secção dedicada especialmente aos ciclistas de montanha, com informação prática.”
Laboratório Vivo
A livraria espanhola também enaltece as caraterísticas geológicas e a altitude da Serra de Monchique que também beneficia da proximidade com o Oceano Atlântico. Por isso, reúne um conjunto de elementos que permitem que apresente um microclima especial.
Neste espaço, há várias espécies vegetais que prosperam. Curiosamente, elas não se encontram noutras zonas do Algarve, o que permite confirmar que a Serra de Monchique apresenta caraterísticas singulares.
A diversidade da Serra de Monchique permite criar habitats específicos para determinadas espécies de fauna e flora, transformando este local num verdadeiro “laboratório vivo”.
Diversidade
Na Serra de Monchique nascem espécies vegetais quase únicas no planeta, como uma subespécie de rododendro também conhecida como adelfeira. Trata-se de uma relíquia da floresta Laurissilva. A sua flor lilás embeleza ainda mais a Serra de Monchique na primavera, contrastando com o verde deslumbrante da serra.
No que diz respeito à fauna, também se pode enaltecer a Serra de Monchique que apresenta condições únicas que permitem que se forme o habitat perfeito para diversas espécies de mamíferos, répteis e aves.
Por exemplo, a águia-de-bonelli tem aqui um dos centros populacionais mais importantes. No entanto, devido aos seus hábitos discretos, é difícil observar elementos desta espécie.
Outros destaques
A água corre em abundância nesta montanha, onde não faltam riachos e canais, com diversas cascatas. A Cascata do Barbelote é a mais impressionante, devido à magnitude do desnível e ao volume do fluxo. Esta atração natural está presente ao lado de uma antiga aldeia abandonada (com o mesmo nome).
O acesso a pé a este local é difícil, sendo muito íngreme e apenas recomendado para caminhantes experientes. Esta cascata é uma das mais bonitas quedas de água do concelho de Monchique.
Atualmente, já existe um acesso para automóvel a partir da estrada de Vale de Largo-Barbelote. No entanto, para os mais curiosos, recomenda-se um pequeno acesso pedonal.
Existem outras cascatas no concelho de Monchique, como a Cascata do Penedo do Buraco (que se encontra perto de uma estrada alcatroada e apresenta assim condições mais favoráveis para ser visitada) e a Cascata do Chilrão (situada perto da estrada que liga Marmelete ao Chilrão, sendo assim possível parar no local para observar a queda de água).
Miradouros
Miradouro de São Sebastião
Este miradouro está situado no centro da vila de Monchique, mais precisamente no Parque São Sebastião. A partir deste miradouro é possível avistar toda a área urbana da vila de Monchique, nomeadamente as torres das igrejas, as piscinas municipais, o antigo convento, o parque urbano e uma grande área envolvente do centro da vila.
Miradouro da Fóia
Ir até à Fóia é outra experiência memorável. Com os seus 902 metros, este é o ponto mais alto do Algarve. Este local permite-nos apreciar toda a beleza dos horizontes. A extensão da paisagem depende da maior ou maior nebulosidade.
No entanto, em dias de céu limpo, a vista a partir do Miradouro da Fóia alonga-se até ao Cabo de São Vicente e mais para norte até à Serra da Arrábida, do outro lado, alonga-se até Faro e todo um vasto semicírculo de serranias.
Perto deste miradouro existe também uma infraestrutura turística com um café e uma loja de artesanato.
Este é um local perfeito para quem procura aventura. Este destino algarvio também se revela um local de sonho para quem procura maior tranquilidade. Na Serra de Monchique, encontra-se o único Spa termal do Algarve.
A água “terapêutica” de Monchique apresenta um pH de 9,5. A sua qualidade é tanta que é comum apresentar-se engarrafada nas lojas. Esta é a água mais alcalina de Portugal, apresentando riqueza em bicarbonato, sódio e flúor.
Por isso, esta água apresenta qualidades que a tornam indicada para o tratamento de diversos problemas, nomeadamente respiratórios, do sistema urinário, além de distúrbios musculoesqueléticos.
A Vila de Monchique
Este é uma zona privilegiada de Monchique. Esta vila abrange a área envolvente às piscinas, mercado e heliporto. Para a população da região e visitantes, a Vila de Monchique é considerada uma zona de recreio, lazer e de cultura ambiental.
Este espaço encontra-se desenvolvido ao longo de uma ribeira resultante de um vale e está profundamente marcado pela vegetação ribeirinha caraterística. Na Vila, também se pode desfrutar de um passeio deslumbrante por alguns caminhos pedestres existentes.
Este complexo encontra-se devidamente equipado com bancos de jardim e bancos de merendas. Por isso, trata-se de um bom local para passar tardes de verão bastante agradáveis.
Leia também:
- Cachopo: a aldeia com casas circulares de origem pré-histórica no Algarve
- 10 belíssimas aldeias para visitar no Algarve
- Provavelmente, a aldeia mais típica do Algarve
Quando ir
A Serra de Monchique apresenta um clima ameno durante a maior parte do ano. Segundo o artigo espanhol, os meses de junho a setembro devem ser evitados por serem meses muito quentes para caminhadas ou para desportos ao ar livre. Por isso, a experiência mais agradável para quem pretende fazer essas atividades é durante o resto do ano.
Como chegar
Monchique encontra-se presente a 85 km do Aeroporto de Faro. Por isso, a partir de Faro, pode-se ir de comboio para Portimão. Pode depois recorrer aos autocarros frequentes que permitem ligar à cidade de Monchique. As bicicletas podem ser levadas nos comboios de forma gratuita.
Por isso, pode-se ir até à estação da Mexilhoeira Grande e de lá apanhar, a pé ou de bicicleta, um percurso sinalizado que faz a ligação com a GR13, que nos leva à vila de Monchique.
Onde ficar
Monchique Resort & Spa
Morada: Lugar Do Montinho
Código Postal: 8550 – 232 Monchique
Telefone: 282 240 100
Email: [email protected]
Mais informações, aqui.
Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort
Morada: Caldas de Monchique
Código Postal: 8550-232 Monchique
Telefone: 282910910
Email: [email protected]
Mais informações. aqui.
Albergaria do Lageado
Morada: Caldas de Monchique
Código Postal: 8550 – 232 Monchique
Telefone: 282 912 616
Email: [email protected]
Estalagem Abrigo da Montanha
Morada: Corte Pereiro – Estrada da Fóia
Código Postal: 8550 – 257 Monchique
Telefone: 282 912 131 / 282 912 750
Email: [email protected]
Sem dúvida que caminhar por trilhos na Serra de Monchique, são momentos que significam viajar na nossa consciência e despertar para a importância da natureza.
No meu blog partilho várias experiências na Serra de Monchique com amigos.
http://www.algarveaseuspes.blogspot.com