Fique a conhecer a fundo o fenómeno das ondas gigantes da Nazaré, um paraíso para os amantes do surf de todo o mundo.
O canhão da Nazaré é um paraíso apenas para os mais aventureiros, especialmente para os amantes do surf. No entanto, as ondas gigantes encantam todos, formando um espetáculo incrível. Por isso, as ondas gigantes não atraem apenas surfistas e amantes de desportos aquáticos.
Há muitas pessoas a deslocarem-se à Nazaré para viverem uma experiência singular. Passear pelo areal das praias da Nazaré e respirar ar puro, enquanto se assiste ao cenário de ver surfistas a domar as ondas mais selvagens do planeta, revela-se uma experiência verdadeiramente singular.
Mas, como é que temos estas ondas gigantes nas nossas águas? Por que razão a Nazaré apresenta estas ondas de grandes proporções? Fique a conhecer a fundo o fenómeno das ondas gigantes na Nazaré. Conheça a perspetiva científica.
O segredo das ondas gigantes da Nazaré
A Nazaré é um destino de sonho. Esta vila encantadora encontra-se presente no município de Leiria. Esta é uma vila ligada à pesca, algo que se nota no seu quotidiano. Contudo, nos últimos anos tornou-se num destino imperdível para os amantes dos desportos aquáticos. A Nazaré tem-se evidenciado pelas suas ondas, pelas suas praias e pela ligação ao surf. É justamente sobre as suas ondas que iremos centrar o nosso artigo.
A ciência
Iremos apresentar uma explicação científica do fenómeno das ondas gigantes da Nazaré. A explicação será feita numa linguagem acessível ao público, uma vez que o objetivo deste artigo é apenas um: elucidar todas as pessoas.
O acontecimento
O momento em que Garrett McNamara bateu o recorde mundial ao surfar as ondas gigantes na Nazaré fez o canhão da Nazaré obter uma notoriedade até então desconhecida. O feito deste surfista tornou o canhão da Nazaré mundialmente famoso.
Popularidade
Esse acontecimento colocou a Nazaré no mapa dos surfistas mais radicais. Desde o feito de Garrett McNamara que a vida nas praias da Nazaré mudou.
O recorde mundial (entretanto batido) de Garrett McNamara fez com que diversos turistas e surfistas de todo o mundo fossem atraídos até à Nazaré, mais precisamente para a Praia do Norte. Enquanto os primeiros apenas queriam assistir ao fenómeno das ondas gigantes a serem surfadas pelos mais aventureiros, os outros arriscam a vida a desafiar o (aparentemente) impossível.
A comparação
A ondulação do largo que chega à zona costeira propaga-se de forma mais rápida sobre o Canhão da Nazaré, onde a água é mais profunda, do que na plataforma continental adjacente, onde a água é relativamente pouco profunda.
Esta diferença na propagação da onda surge em função da profundidade sobre a qual ela se move. Ela modifica a orientação das linhas de cristas e cavas (diz-se que a onda é refratada pela topografia, tal como acontece com os raios de luz, que são refratados quando passam do ar para a água), criando zonas onde a onda converge.
Explicação
Esta convergência focaliza a energia da onda, o que se traduz numa amplificação da onda, levando a que esta adquira proporções incomuns. Este processo parece ser particularmente eficaz na zona ao largo da Praia do Norte, durante os períodos de ondulação (swell) predominante de Noroeste ou de Oeste.
Determinadas simulações realizadas, recorrendo a modelos numéricos, sugeriram que uma onda ao largo com 10 metros de altura pode ser amplificada por este processo, atingindo cerca de 20 metros na área da Praia Norte.
Os canhões submarinos
Este processo é comum noutros canhões submarinos. No entanto, o que parece tornar a Nazaré especial é a orientação deste canhão e o modo como o canhão interseta a linha de costa.
Estas condições permitem que o canhão modifique as correntes que a própria ondulação cria junto à costa, fazendo com que em determinados períodos se desenvolva uma corrente forte que se opõe às ondas.
Em poucas palavras, os canhões submarinos (como o Canhão da Nazaré) permitem modificar o modo como a ondulação se propaga, permitindo a existência de zonas na proximidade do canhão onde a onda converge e se amplifica.
O que está na origem das Ondas Gigantes da Nazaré
O fenómeno das Ondas Gigantes da Nazaré tem uma explicação. Na zona da Praia do Norte, onde estas ondas são mais sentidas, existem correntes costeiras que fazem frente às ondas. Além disso, há uma redução súbita do fundo do canhão para a plataforma seguinte, o que contribui para o agigantar da onda.
Não é por acaso que, no passado, o Canhão da Nazaré era mesmo chamado de abismo insondável. Só no princípio do século passado é que as pesquisas e as investigações sobre este canhão submarino começaram a existir em maior quantidade. Por esta altura, foram feitos levantamentos hidrográficos, da responsabilidade da Missão Hidrográfica (atual Instituto Hidrográfico) e com a colaboração de Ferreira de Andrade.
O Canhão Submarino da Nazaré tem aproximadamente 170 km. A sua profundidade vai dos 5000m até aproximadamente centenas de metros na Praia da Nazaré, a “cabeceira do canhão” que tem apenas 150m de profundidade.
A zona do Canhão da Nazaré funciona como um desfiladeiro submarino, dono de uma largura máxima de aproximadamente 6 quilómetros e com paredes que descem aos 2000m de profundidade.
Vídeo de: Instituto Hidrográfico – Marinha Portuguesa
Informações úteis da Nazaré
Posto de Informação e Turismo (PIT).
Localização: PIT – Av. Vieira Guimarães, Mercado Municipal – Nazaré, Portugal
Contactos: [email protected] \ Telefone: +351 262 561 194
PIT – Largo N. S. Nazaré – Santuário, Sítio – Nazaré
Contactos: pit.sitio@cm-nazare-pt \ Telefone: +351 930 424 860
Horário de funcionamento:
Entre outubro e abril: Aberto das 9h30 às 13h / das 14h30 às 18h
Entre maio, junho e setembro: Aberto das 09h30 às 13h / das 14h30 às 19h
Entre julho e agosto: Aberto das 09h00 às 20h00
Quer saber onde por comer na Nazaré?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Tia Caia
Morada: Rua Teófilo Braga 4, Nazaré 2450-065 Portugal
Contactos: +351 262 551 182
Restaurante A Lanterna
Morada: R. Mouzinho de Albuquerque 59, 2450-254 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 919 191 387
Mais informações, aqui.
Taberna d’Adelia
Morada: Rua das Traineiras 12, Nazaré 2450-196 Portugal
Contactos: +351 262 552 134
Mais informações, aqui.
Restaurante Mar Bravo
Morada: Praça Sousa Oliveira 71, Nazaré 2450-159 Portugal
Contactos: +351 262 569 160
Mais informações, aqui.
Restaurante Mili
Morada: Praça Vasco Da Gama 35, Nazaré 2450-065 Portugal
Contactos: +351 934 384 391
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir na Nazaré?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Miramar Hotel Spa & Apartments
Morada: Abel Da Silva-Pederneira, 2450 060 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 550 000
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Miramar Sul
Morada: Caminho Real – Pederneira, 2450-060 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 590 000
Saiba mais informações, aqui.
Ohai Nazaré
Morada: Estrada Nacional 242 — Km 31,5 – 2450 – 138 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 561 800 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Apartamentos Turísticos da Nazaré
Morada: Av. Vieira Guimarães 33cc – edifício da rodoviária nacional, 2450-111 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 100 516 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Praia
Contactos: +351 262 569 200
Morada: Avenida Vieira Guimarães, 39, 2450-101 Nazaré, Portugal
Saiba mais informações, aqui.