Descubra o encanto das aldeias perto do Porto com paisagens deslumbrantes e cheias de vida. Conheça 8 destinos imperdíveis para visitar perto do Porto. A cidade Invicta é uma referência nacional. Muitos são os portugueses e estrangeiros que a visitam. Diariamente, encontra-se uma multidão de turistas a visitar os espaços mais emblemáticos da cidade.
No entanto, há muitos locais que também merecem ser visitados e que se encontram muito próximos do Porto. São espaços mais tranquilos e cheios de pontos de interesse. Há várias aldeias e vilas que são fantásticas, locais que proporcionam experiências fantásticas.
Descubra os diversos encantos de destinos rurais incríveis que se encontram bem perto da cidade Invicta!
8 aldeias de visita obrigatória perto do Porto
1 – Castromil
O local onde a aldeia de Castromil se situa revelou-se, no passado, um espaço importante de peregrinação. Facilmente se pode defender a tese que esta aldeia vale ouro. Esta é uma curiosidade ligada à história deste espaço territorial. Este território já foi ocupado há pelo menos dois mil anos. As minas de ouro de Castromil ajudam a comprovar essa história com vinte séculos.
As minas de Ouro de Castromil revelam-se uma atração imperdível situadas num pequeno monte, coberto por mato e árvores. Para conhecer a riqueza histórica deste local, devemos realizar uma visita ao Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas. Esta atração permite-nos viver uma experiência interessante.
Este local incrível revela-se uma das maiores riquezas da aldeia. Estas minas ajudam-nos a reconhecer as marcas de exploração local. As minas de Ouro de Castromil mantêm-se bem preservadas, apesar da sua longevidade notável.
A antiga escola primária é outra atração local. Este edifício foi mandado construir por uma família (abastada). Esta família habitava em Castromil e queria que os seus filhos aprendessem ali. A construção desta escola acabou por beneficiar toda a população. Atualmente, o edifício continua dedicado ao conhecimento. Neste local é partilhado o Património Cultural (geomineiro e arqueológico) do concelho, sendo feito de forma científica e pedagógica.
2 – Cabroelo
Esta povoação pode ser encontrada no município de Penafiel. A aldeia Cabroelo encontra-se a uma curta distância da cidade Invicta. Para lá chegar, vindo do Porto, é necessário realizar uma viagem de carro de 40 minutos.
Este é um destino particularmente encantador que se encontra enquadrado num cenário singular. Na paisagem que envolve a aldeia de Cabroelo existem elementos que se destacam, como a Serra da Boneca e o vale do rio Mau.
Nesta aldeia encantadora, podemos viver uma experiência singular ao caminhar tranquilamente pelas suas ruelas, onde é possível contemplar uma beleza natural incomum. Há vários pontos de interesse imperdíveis nesta aldeia.
Entre as atrações de Cabroelo estão a Capela de São Mateus ou a Casa Alves. O Museu da Broa é um espaço cultural original que se encontra a 10 minutos de carro. Trata-se de uma atração que também justifica a visita.
3 – Trebilhadouro
Nos encantadores socalcos da Serra da Freita, podemos encontrar uma aldeia encantadora. Esta povoação está presente no concelho de Vale de Cambra. Ao longo de vários anos, a aldeia do Trebilhadouro chegou a encontrar-se desabitada. No entanto, ela foi recuperada para turismo rural e por isso, ganhou uma nova vida.
O trabalho realizado neste local revelou-se um ótimo investimento, uma vez que Trebilhadouro tornou-se numa pequena ‘pérola’ do turismo rural. Esta aldeia pitoresca revela-se um destino perfeito para uma escapadinha reparadora.
Esta povoação é perfeita para quem quer fugir do stress do quotidiano e da agitação, características das grandes cidades. Neste local, é possível passar uns dias relaxantes e reparadores. Por aqui, pode descansar e repor energias, enquanto viaja no tempo… A experiência de passear pelas ruas e ruelas desta aldeia é verdadeiramente encantadora. Parece que nos transporta para outros tempos. Em Trebilhadouro, parece que estamos a viver noutros séculos.
Existem diversas atrações nesta aldeia que são reveladoras dos estilos de vida de Trebilhadouro e da sua história. Os espigueiros, eiras e o tanque público representam um conjunto de atrações revelador da organização típica de uma aldeia moldada à imagem de outros tempos.
A Igreja Matriz de São Salvador é uma construção religiosa charmosa. Trata-se mesmo do ex-libris de Trebilhadouro. Por isso, é inevitável. Terá mesmo de visitar este templo.
4 – Pias
Esta aldeia está situada no belo concelho de Cinfães. A proximidade desta aldeia com o rio Bestança apresenta-se como um ponto extremamente positivo de Pias. O rio revela-se um elemento importante apresentando uma beleza singular. Sabia que este rio é considerado um dos rios menos poluídos da Europa?
Esta povoação proporciona uma experiência muito agradável aos seus visitantes. A aldeia de Pias é um destino perfeito para uma escapadinha. A tranquilidade torna-a num destino perfeito para fugir da agitação das grandes cidades.
Passear pelas suas ruas permite-nos contemplar uma paisagem única. Em Pias, podemos respirar ar puro, descontrair, viver momentos memoráveis.
Há atrações imperdíveis nesta aldeia, destacando-se as casas senhoriais. São construções belas e singulares. Estas habitações revelam muito do passado da aldeia. Por isso, estas construções devem ser apreciadas minuciosamente.
Os moinhos são outro ponto de interesse imperdível. Estes elementos arquitetónicos concedem um charme especial a esta aldeia pitoresca.
5 – Quintandona
Esta povoação também se apresenta como um destino perfeito para uma escapadinha. Esta aldeia faz com que cada visitante viva uma experiência agradável. Há vários elementos que tornam o quotidiano desta aldeia encantador.
Quintandona encontra-se presente no concelho de Penafiel. Por isso, encontra-se perto da cidade do Porto. Para quem vem da Invicta, são necessários 30 minutos de carro para lá conseguir chegar.
Esta aldeia tem construções interessantes e singulares. As casas de xisto e de lousa da aldeia de Quintandona são elementos que a tornam num destino imperdível. Esta povoação tem vários espigueiros e uma capela centenária (que se destaca com o seu azul vivo e pelos vitrais) como atrações imperdíveis. Esta aldeia está integrada na Rota do Românico.
6 – Rio de Frades
Esta pequena aldeia está presente na freguesia de Cabreiros e Albergaria da Serra. Rio de Frades, que parece esquecida na Serra da Freita, encontra-se presente no fundo de um vale.
Segundo os antepassados, o nome da povoação vem do tempo da extinção das ordens religiosas em Portugal. Nesse tempo, alguns fugitivos, elementos do clero, encontraram o seu refúgio neste local. No entanto, desconhece-se se foi o rio que deu o nome à aldeia ou se foi a aldeia que emprestou o seu nome ao rio.
Neste território, encontram-se ruínas fantasma de um passado mineiro. Estas ruínas fundem-se com a estrutura rural e com as gentes serranas que ainda permanecem por lá. A aldeia encontra-se ligada à exploração do volfrâmio. O complexo mineiro é uma atração local imperdível. Durante a 2ª guerra mundial, esta aldeia desempenhou um papel importante nessa tarefa.
Contudo, terá sido fundada muito antes desse momento histórico. Terá sido em meados do século XIX. Na aldeia, encontram-se casas em que figuram datas dessa época. Existe na aldeia um palheiro onde se encontra a inscrição 1808.
7 – Midões e Gondarém
A aldeia de Midões e Gondarém integram a União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, que pertence ao Concelho de Castelo de Paiva. Esta aldeia situa-se na margem sul do Rio Douro.
Os acessos a estas povoações são realizados por uma estrada estreita de montanha, alcatroada, apresentando uma acentuada inclinação. No entanto, é acessível a veículos automóveis mas também se trata de um destino apetecível para caminhadas.
Gondarém e Midões revelam-se um destino bastante peculiar! A pequena capela votiva a Santo Ildefonso distingue-se como símbolo de união de Gondarém e Midões. Este pequeno templo foi construído pela população de dois pequenos lugares. A pequena construção religiosa encontra-se situada no meio dos dois locais.
Este espaço territorial tem muita história e os romanos também andaram por aqui. Foi terra de pescadores de lampreia e sável, pescado de alta qualidade.
8 – Burgo
Esta povoação é outro destino imperdível. A aldeia de Burgo está presente entre Vila Fria e Pombeiro de Riba Vizela. Este destino rural esconde uma riqueza fascinante que encanta todas as pessoas que visitam este local.
A rua principal da aldeia é bastante charmosa. Uma das grandes atrações é a velha estrada romana, conhecida como Rua do Burgo. No final da rua, podemos encontrar um monumento gigante e imponente. Ele destaca-se no cenário pelo tamanho e pela beleza. Trata-se do antigo Seminário de Santa Terezinha.
A rua principal e a velha estrada romana são duas atrações desta aldeia. No entanto, há muito mais para ver. Existe um conjunto de habitações que envolve várias épocas. O Mosteiro de Pombeiro é outro elemento arquitetónico importante. Trata-se do verdadeiro ex-libris do Burgo.