Descubra aqui o que fazer em Alcácer do Sal numa escapadinha romântica. As ruas de Alcácer do Sal escondem muitos marcos que caracterizam a história da cidade. Com o Sado a marcar a paisagem, rume por entre casas senhoriais, descubra o Palácio Aragão Mascarenhas, os painéis de azulejos quinhentistas na rua da República ou a Biblioteca Municipal, outrora o Solar dos Salemas. No Largo de Santo António, a Capela das Onze Mil Virgens surge como um exemplar do renascentismo português. É também na Igreja de Santo António que vai encontrar as lápides de algumas das famílias mais nobres de Alcácer. Visitar Alcácer do Sal é uma experiência memorável.
Há a garantia de um tempo bem passado num espaço onde não só a Natureza é rica e deslumbrante, como os homens criaram ao longo do tempo diversas atrações dignas de serem vistas. Não acredita? Então, leia mais sobre Alcácer do Sal.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
O que fazer em Alcácer do Sal numa escapadinha romântica
Alcácer do Sal
Em árabe, castelo diz-se “Al-Kassr” e é desta palavra que deriva o nome de Alcácer do Sal. Assim, percebe-se como o castelo teve um papel determinante na vida desta cidade. Entre as localidades que pode visitar no município estão: Torrão, Pego do Altar, Carrasqueira, Alcácer do Sal, Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo), Santa Maria, Alcácer do Sal (Santiago). Não faltam locais para visitar que o deixarão encantado!
Leia também: As encantadoras praias da Ericeira
Este é o segundo maior concelho de Portugal e um destino que se torna ideal para quem pretende agendar uma escapadinha romântica ou para quem pretende gozar uma semana em família.
Natureza
Alcácer do Sal é um destino de sonho para os amantes da Natureza que adoram perder-se entre os encantos naturais de um local. As albufeiras são uma das razões pela qual muitas pessoas não perdem a oportunidade de agendar uma escapadinha a Alcácer do Sal e de visitar a Albufeira do Pego do Altar (onde a água abunda, tal como a beleza!) e a albufeira de Vale do Gaio.
Atividades
As albufeiras de Vale do Gaio e do Pego do Altar são espaços onde se podem realizar fantásticos passeios-aventura, usufruindo de toda a tranquilidade e calma.
Além disso, pode ainda realizar muitas outras atividades. Por exemplo, pode realizar atividades náuticas (vela, canoagem ou windsurf).
Nestes espaços, existe ainda a oportunidade de pescar ou até de caçar. Quem pretende apenas contemplar a Natureza pode, por exemplo, fazer um belo e agradável piquenique. Experiências absolutamente imperdíveis e memoráveis!…
Arquitetura religiosa
Além do Convento e Igreja de Nossa Senhora de Aracoelli (do século XVI, que esteve num estado de ruína assinalável até que foram realizadas obras para que se tornasse na Pousada D. Afonso II, inaugurada em 1999), há outros espaços religiosos que podem e devem ser visitados em Alcácer do Sal, nomeadamente: Santuário do Senhor dos Mártires; Igreja da Misericórdia do Torrão; Igreja de Santa Maria do Castelo; Igreja de Santa Susana; Igreja de Santiago; Igreja de Santo António e Capela das Onze Mil Virgens.
Locais imperdíveis
O Castelo de Alcácer do Sal é, talvez, o monumento local de maior relevância turística. A imponente fortificação do Castelo e as suas respetivas muralhas fascinam os olhares de quem visita o espaço.
Outro dos locais mais visitados do concelho é o Cais Palafítico da Carrasqueira. Uma verdadeira obra-prima da arquitetura popular, este cais ainda cumpre a sua missão, pois, apesar de ter sido construído nas décadas de 50 e 60, ainda possibilita o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar.
A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer é um museu subterrâneo que concede uma autêntica viagem no tempo, permitindo conhecer grande parte dos vestígios de todos os povos que aqui viveram.
Outros espaços culturais de elevado interesse são o Museu Etnográfico do Torrão e o Museu Municipal Pedro Nunes.
Onde comer
Existem muitos restaurantes no concelho, onde não falta qualidade e diversidade. Naturalmente que a gastronomia alentejana está muito bem representada. Os produtos locais são de excelência o que, aliado à criatividade das gentes da terra, leva ao desenvolvimento de pratos verdadeiramente deliciosos.
Leia também: Mosteiro da Batalha: história e lendas de um monumento fascinante
Onde dormir
Existe uma oferta variada de espaços onde pode pernoitar com todo o conforto. O alojamento local possui inúmeras opções e entre elas destacam-se: Pousada D. Afonso II (um espaço que aproveita bem a riqueza da região); Casa das Cegonhas
(espaço onde pode usufruir da tranquilidade do campo); Vale do Gaio (hotel que promete uma experiência única e não desilude); Aldeamento Turístico Casas da Comporta (outra opção que deixa qualquer um encantado); Herdade de Montalvo (espaço que assegura grande conforto e tranquilidade).
Para os adeptos da Natureza, uma das melhores opções é o Parque de Campismo de Alcácer do Sal (Rua Independente Futebol Clube Alcacerense 7580-103 Alcácer do Sal).