Cometer o erro de abastecer com o combustível errado pode acontecer a qualquer condutor. O que fazer perante este cenário desagradável? Nós explicamos! A vida está cheia de solicitações constantes, seja na rua, seja no mundo virtual, um telemóvel faz com que muita gente ande com a cabeça na lua. Por isso, as distrações, os acidentes, os tropeções são cada vez mais comuns.
Por exemplo, há quem tenha colocado o combustível errado no carro por mera distração. Nas bombas de gasolina, podemos confirmar que não é algo assim tão incomum… Se se distraiu e colocou o combustível errado por engano, há que saber como atuar. No presente artigo, poderá ficar a conhecer os passos a dar quanto isso acontece.
Abastecer com o Combustível Errado: O que Fazer para Minimizar os Danos
A experiência de abastecer o automóvel com o combustível é vivida frequentemente pelos condutores. A mudança de carro, um esquecimento súbito, uma distração inoportuna pode levar ao engano de colocar o combustível errado. Este erro que pode gerar problemas para a viatura revela-se mais comum do que se pensa.
Não é tarefa fácil fazer o abastecimento de gasóleo no depósito de um automóvel a gasolina. Contudo, como o bocal de enchimento do depósito de um carro a diesel é maior, a pistola de enchimento de gasolina consegue entrar e pode levar ao engano. Este erro é ainda mais fácil de cometer para os condutores de uma viatura mais antiga. Nesses casos, não há diferença na abertura do bocal dos carros a diesel e a gasolina. Por isso, se troca regularmente entre um carro a gasolina e outro a gasóleo, tenha sempre o cuidado de verificar qual o combustível que deve usar em cada veículo!
Ups!… Usei o combustível errado, o que fazer?
Embora o erro possa não levar à destruição do seu carro, nem necessariamente origine danos muito dispendiosos, convém evitar esse engano. Os danos ficarão associados não apenas à quantidade de combustível misturada no depósito, mas também à tecnologia usada no motor do automóvel. Se identificar rápido o erro e perceber atempadamente, deve parar imediatamente o abastecimento. Num automóvel comum, com um tanque de 50L, 10% corresponde a meros 5L. Caso ainda não tenha abastecido o carro com mais de 10% da capacidade do depósito, pode atestar o resto do depósito com o combustível correto. Se abasteceu menos de 5L do combustível errado, não será muito problemático.
Se o abastecimento realizado já reunia uma quantidade considerável de combustível errado quando se deu conta do erro, então, nesse caso, será melhor solicitar um reboque. Nesse caso, a solução passa pela remoção do depósito do carro. Este elemento terá de ser devidamente limpo para que não danifique os componentes restantes. Contudo, há ainda a considerar mais dois cenários que requerem comportamentos distintos da sua parte, nomeadamente:
Abastecimento com o combustível errado, sem ligar o veículo
Se abasteceu o carro com o combustível errado e apercebeu-se desse engano antes de ligar o carro e de iniciar a marcha, então, mantenha a ignição desligada. Na verdade, apercebeu-se do erro na melhor altura.
- Se o engano é identificado antes de ligar a ignição, então, o combustível errado irá ficar aprisionado no depósito. Por isso, ele não chegará ao motor. Ao mantê-lo desse forma, ele nunca irá originar danos no motor que representariam custos mais dispendiosos.
- Se for necessário alterar o carro de sítio, faça-o sem acionar a ignição; tente deslocá-lo sem o ligar. No imediato, deve informar os funcionários do posto de abastecimento e, posteriormente, deve contactar a assistência em viagem.
- Pode solicitar que o automóvel com o combustível errado seja encaminhado para uma oficina. Neste espaço, o depósito deve ser retirado para ser limpo e totalmente descontaminado.
Abastecimento feito com o combustível errado e ligar o veículo
Se iniciou a marcha com o carro e não se apercebeu antes do engano, deve parar o automóvel no imediato e desligar o veículo. É importante ter em conta que o combustível errado já foi puxado pela bomba injetora até ao motor, só por a marcha ter sido iniciada. Esta ação poderá originar danos graves no automóvel que, em determinados casos, podem ser irreversíveis.
Geralmente, o tempo que se demora a identificar o erro pode variar. No entanto, tendo em conta os sinais que o carro tende a demonstrar, normalmente, em pouco tempo, chega-se a essa conclusão. Na maior parte das vezes, o motor do veículo falha ou vai abaixo. Contudo, se tiver dúvidas acerca do combustível com que abasteceu, há alguns sinais que o carro pode mostrar, nomeadamente:
- Falhas na aceleração do carro;
- Falhas no motor;
- Motor que emite sons incomuns;
- Excesso de fumo no carro;
- Veículo a ir abaixo com frequência.
É importante imobilizar o carro mal se aperceba do engano. Faça-o logo que possível. Depois, deve solicitar o apoio dos serviços de assistência em viagem para o automóvel poder ser encaminhado até uma oficina.
Atente à possível necessidade de reparações
Os custos das reparações gerados pelo engano podem variar. Eles estão associados ao número e custo dos componentes mecânicos que se apresentam danificados. Outro fator decisivo é a tecnologia que se encontra presente no motor.
Por isso, as consequências de usar o combustível errado podem ser muito diferentes. As avarias mais comuns acontecem no motor, nos injetores, nos filtros, entre outros componentes.
Se o motor do seu carro for dos mais resistentes, em muitos casos, será suficiente fazer a remoção do combustível e realizar uma limpeza do depósito. No entanto, ainda assim, há reparações que podem revelar-se bastante dispendiosas. O valor da reparação pode mesmo chegar aos temidos quatro dígitos….
Por isso, para evitar essa despesa, é fundamental ter toda a atenção no momento de colocar o combustível no carro!
Aprenda mais dicas para o seu carro:
- Aprenda a evitar o barulho das escovas no para-brisas do carro
- 15 estratégias que valorizam o carro antes de o vender
- Como ter o carro a cheirar a novo
Estratégias para prevenir abastecimentos com o combustível errado
- Existe bastante sinalização nos postos de abastecimento. Por isso, atualmente, tornou-se mais simples identificar os tipos de combustível que se encontram disponíveis.
- Muitos carros também apresentam a indicação do combustível recomendado pelo fabricante. Essa informação normalmente encontra-se junto à entrada do depósito.
- Deve verificar sempre qual é o combustível recomendado pelo fabricante e, posteriormente, selecionar a agulheta correspondente no posto de abastecimento. Desta forma, conseguirá evitar abastecer com o combustível errado.
Abastecer o carro com o combustível errado não é um simples engano. Pode gerar danos irreversíveis no veículo. Embora errar seja humano e o cansaço e a distração façam parte da vida, convém aumentar o nível de atenção quando se realizam determinadas tarefas. Esta é uma delas…