Costuma comer pão à refeição? Esclareça as dúvidas de uma vez por todas e fique a saber, afinal, se o pão engorda ou não! A ciência pode dizer muito sobre a relação entre o pão e o aumento de peso. Ao longo dos últimos anos, vários foram os estudos realizados nesta matéria. É importante compreender devidamente os efeitos do consumo de pão e saber qual é o seu papel na alimentação e no peso corporal. Saiba como pode incorporar o pão na dieta de forma saudável
O impacto do pão na balança pode ser muito distinto consoante os diversos fatores que possam estar envolvidos. Existem diferentes contextos em que se pode comer pão sem prejudicar a perda de peso. Outros em que as calorias que são adicionadas levam a um aumento do peso.
Desta forma, é relevante conhecer estratégias que possam permitir o consumo. Assim, poderá aproveitar os benefícios, sem comprometer o peso. Conheça dicas para o integrar numa alimentação saudável.
O pão engorda ou não?
As pessoas têm a ideia feita de que o pão engorda. No entanto, convém saber o que diz a ciência antes de assumir essa afirmação como uma “verdade absoluta”. É muito fácil perceber se é mito ou realidade. Basta compreender o que é defendido nos estudos científicos.
A maioria das pessoas defende que este é um alimento indispensável. Ao longo da história, este alimento acompanhou-nos, tendo um papel importante na nossa alimentação. Este é um alimento simples na sua composição. Além de ser delicioso, por isso é tão estimado por todos os povos, é versátil.
Existem várias as formas de comer pão diariamente, simples ou para acompanhar refeições. Também pode ser comido como tostas ou em torradas. Há ainda as sandes que podem servir como refeição.
Será que o pão engorda? Muitas pessoas que seguem dietas de emagrecimento abdicam deste alimento, porque a ideia de que o pão engorda encontra-se generalizada. No entanto, será que está correta?
O pão é um alimento que se mantém acessível, apesar do preço ter subido várias vezes nos últimos anos. Ele pode ser encontrado à venda em todos os supermercados, mercearias e padarias.
A preocupação com a alimentação levou à necessidade de introduzir mudanças na sua produção, sendo feito com baixo teor de sal. Assim, são ainda maiores os benefícios para a saúde que advêm do consumo de pão.
É verdade, o pão é um alimento com enorme valor para a saúde. Os cereais que constituem o pão permitem-nos obter vários nutrientes essenciais para o nosso organismo. O pão contém proteína, fibra, vitaminas do complexo B, além de propriedades antioxidantes.
Estes são apenas alguns dos benefícios do consumo regular de pão. Este alimento revela-se ainda uma fonte rica de hidratos de carbono. O pão ajuda a garantir a energia para usar ao longo do dia. Por isso, compreende-se por que razão é um dos alimentos mais consumidos ao pequeno-almoço.
As pessoas têm a ideia de que o pão engorda. Como contém hidratos de carbono, devemos comer pão com moderação. O seu consumo em excesso gera esse efeito, como acontece com outros alimentos que se comem em excesso.
A verdade é que um pedaço de 50g de pão é preferível do que comer 6 bolachas Maria, porque contém menos calorias e açúcar. Por isso, não é necessário abdicar por completo do pão. Se for comido com moderação, não engorda.
Logo, o pão pode até estar na mesa em mais do que uma refeição diária. Não se pode é cair na tentação de abusar da quantidade.
Este alimento pode estar presente numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento. O seu consumo não deve superar os 70 gramas. Preferencialmente, pode ser comido uma vez por dia. Os especialistas recomendam que a sua ingestão seja feita no período da manhã.
A diversidade de pão
Existem diversos tipos de pães. As propriedades do pão estão dependem dos cereais usados na composição deste alimento. Por isso, cada opção tem as suas caraterísticas. Geralmente, o pão mais escuro é melhor para a saúde, pois é feito com uma farinha menos processada.
Pão branco
Este alimento é feito a partir de farinha de trigo refinada. Trata-se de um pão com baixo teor de fibra e de gordura. O pão branco é de fácil digestão. No entanto, revela um índice glicémico alto. Por isso, não é a opção mais saudável, especialmente se o consumo for feito na parte da tarde ou à noite.
Pão de mistura
Geralmente, o pão de mistura apresenta mais nutrientes do que o pão branco. Esta opção de pão é feita através da mistura de uma farinha refinada com outro tipo de farinha (por exemplo, centeio ou integral).
O pão de mistura é de fácil digestão, como acontece com a opção anterior. No entanto, ele contém um índice glicémico inferior e maior teor de fibra.
Pão integral
Este pão é elaborado com farinhas integrais. O pão integral tem até quatro vezes mais fibra do que as outras variedades de pão. Esta opção contribui para o bom funcionamento dos intestinos.
O pão integral permite regular os níveis de açúcar e colesterol. Ele apresenta um índice glicémico baixo e possibilita uma absorção dos nutrientes mais lenta.
Aprenda a cuidar da sua alimentação:
- 5 boas razões para comer bananas diariamente
- 25 boas razões para beber vinho tinto diariamente
- Posso comer alimentos fora do prazo de validade?
Pão de centeio
Este pão é feito com uma mistura de farinhas. No entanto, cerca de 50% é de centeio. Esta variedade apresenta um teor de fibra superior ao do pão branco e ao de mistura. Esta variedade de pão fornece ainda pouca proteína e gordura.
Pão de cereais
Este tipo de pão é parecido com o pão integral na opção de farinha. O pão de cereais tem sementes adicionadas à sua composição.
A opção de sementes pode ser distinta. Entre as mais comuns estão as sementes de linhaça e chia, o que permite que o pão de cereais apresente um aumento da quantidade de ómega-3. Além de apresentar um teor de fibra elevado, o pão de cereais apresenta um índice glicémico médio.