A banana é uma fruta deliciosa e muito versátil podendo ser usada de várias formas. Entenda porque deve comer bananas diariamente. Existem várias razões para comer bananas todos os dias. Reunimos um conjunto de argumentos convincentes que permitem concluir o óbvio: integrar a banana numa dieta equilibrada é uma decisão sensata e inteligente. Comer diariamente este fruto permite assegurar incríveis benefícios. Esta peça de fruta é considerada um superalimento.
A importância de consumir banana diariamente é clara. Trata-se de um fruto que é um ótimo aliado da saúde. Os efeitos do consumo regular da banana são poderosos. Se quer ter uma vida mais saudável, deve procurar consumi-la todos os dias.
5 boas razões para comer bananas diariamente
1 – Saciedade
Uma das vantagens desta peça de fruta consiste no seu poder saciante. Tal acontece devido à alta concentração de água, que permite reduzir o apetite e leva a prolongar a sensação de saciedade pela quantidade de fibras, que melhora a regulação intestinal e contribui para a perda de peso.

2 – Bom para os ossos
Outra razão para integrar a banana na dieta está nos benefícios para os ossos. A composição da banana (uma peça de fruta que é rica em vitaminas e minerais) ajuda na formação estrutural óssea e dentária. Além disso, contribui para a absorção de cálcio e ferro.
3 – Rica em potássio
A banana é rica em potássio. Ora, o potássio contribui para a contração muscular e ajuda também na distribuição de água corporal. Além disso, ele tem um papel importante que permite prevenir a pressão alta. Os níveis de potássio da banana fazem com que esta peça de fruta também ajude na prevenção de doenças cardiovasculares.
4 – Uma ajudinha para o intestino
Esta peça de fruta é rica em fibras. Por isso, a banana ajuda na regulação do intestino e retarda a digestão dos alimentos.
5 – Fonte de energia
Este alimento é rico em hidratos de carbono, apresentando um papel energético. Por isso, o consumo da banana é benéfico para quem pratica desportos, podendo revelar-se um alimento fantástico para integrar na dieta diária, por ser uma fonte de hidratos de carbono de absorção lenta.
A banana é uma peça de fruta que disponibiliza energia por mais tempo, o que se revela ótimo para praticantes de atividade física. Esta peça de fruta também ajuda na produtividade, bastando adotar uma alimentação equilibrada e nutricionalmente completa ao longo do dia. Esta peça de fruta também ajudará a ter mais energia para as atividades diárias, devido à riqueza em hidratos de carbono.

Propriedades da fruta
As propriedades da banana são bastante interessantes. As bananas são fontes de hidratos de carbono (22 g em cada 100 gramas, aproximadamente). Por isso, são uma fonte energética excelente.
A banana contém bons níveis de potássio e de vitaminas, especialmente vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9). Este tipo de fruta contém riqueza em fibras e em minerais essenciais, como magnésio, cálcio, selénio, zinco e ferro.
Formas de consumo da banana
A integração da banana na alimentação pode gerar mais energia e ajudar a regular intestino. Esta fruta deliciosa é versátil. Pode ser consumida de diferentes formas. Muitas pessoas usam-na em vitaminas, doces, lanches.
Ela é utilizada em rodelas em saladas de frutas, com aveia, por exemplo. A banana pode ser amassada e aquecida no micro-ondas com canela. Este fruto é também usado em bolos, pães, panquecas e em preparações salgadas, nomeadamente em farofas e purés.
A banana até pode ser usada como acompanhamento de pratos principais. Além da banana poder ser consumida crua, também pode ser comida grelhada, cozida e assada.
Este é um alimento muito versátil. Não só se pode comer a polpa, como também a casca pode ser aproveitada (em receitas de bolos, pão, entre outras). Contudo, a melhor forma de consumo é a banana natural, para não haver perda do potássio.
Fique a conhecer outros alimentos que deve comer diariamente:
- 7 razões para comer grão-de-bico diariamente (com receita)
- O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?
- 6 boas razões para comer sopa diariamente
As pessoas também perguntam
Qual a quantidade de banana que devo comer por dia?
A quantidade de banana que deve ser consumida por dia deve variar conforme as necessidades e objetivos de cada um. Contudo, geralmente, é recomendado o consumo de 1 a 2 bananas por dia, devendo este consumo ser parte de uma dieta equilibrada.
Qual a melhor hora para comer uma banana?
Não há uma hora determinada que seja considerada a melhor para comer uma banana. Este tipo de fruta pode ser consumida em diferentes momentos do dia. Portanto, seja ao pequeno-almoço, como lanche entre refeições ou como sobremesa, a banana fará sempre bem!
É bom comer banana à noite?
O hábito de comer uma banana à noite não é necessariamente prejudicial. A banana revela-se uma fonte de hidratos de carbono e contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que pode auxiliar a pessoa a relaxar, porque promove no corpo uma sensação de bem-estar.
Contudo, se a pessoa tiver problemas de digestão ou sensibilidade a alimentos antes de dormir, deve evitar o consumo (excessivo) de alimentos antes de se deitar, seja a banana ou outro.
É bom comer uma banana em jejum?
Comer uma banana em jejum poderá até ser bastante benéfico, porque esta fruta fornece uma fonte rápida de energia pelo seu teor de hidratos de carbono. A banana contém fibras que podem contribuir para promover em quem a come uma sensação de saciedade.
Contudo, cada pessoa é diferente. Por isso, a reação pode ser distinta ao consumo de alimentos em jejum. Para quem pretende determinar a melhor abordagem alimentar, recomenda-se a consulta de um profissional de saúde que irá seguramente ajudar nesse momento.
Pode-se comer mais do que uma banana por dia?
Em geral, o consumo de mais de uma banana por dia não é prejudicial. Contudo, convém equilibrar a ingestão de bananas com outros alimentos nutritivos de modo a assegurar uma dieta variada e equilibrada.
A quantidade mais adequada de bananas pode variar conforme as necessidades de cada um, nomeadamente do respetivo gasto energético e dos respetivos objetivos alimentares. Para ter uma orientação personalizada, deve consultar um profissional de saúde, nomeadamente um nutricionista ou um médico.