Recentemente, as estradas portuguesas passaram a apresentar um novo sinal. Muitos portugueses desconhecem o significado o novo sinal de trânsito H42. Contudo, quem gosta de viajar pelo país, já pode encontrar estes elementos que foram colocados nas nossas estradas para as tornar mais seguras. O que significa este novo sinal e que comportamento deve adotar sempre que o vir?
Conheça o novo sinal de trânsito H42 que está a dar que falar
O sinal de trânsito H42
O que significa o novo sinal? Este sinal já pode ser visto em várias estradas nacionais. O objetivo da colocação destes elementos visa garantir maior segurança. Estes sinais ajudam a tornar as estradas mais seguras, porque contribuem para a redução da sinistralidade em zonas onde existe uma maior tendência para os carros circularem com excesso de velocidade.
A aparência do novo sinal de trânsito H42
Este sinal apresenta-se numa placa retangular (na vertical) revelando um fundo azul. No centro do sinal de trânsito H42, encontram-se dois radares de velocidade representados. Por baixo, é possível ler uma inscrição que indica “velocidade média”. Ao analisar o sinal, podemos conferir na figura dois radares de velocidade média representados.
O significado
O sinal H42 significa que a via onde se encontra está sujeita a um controlo de velocidade média. Não deve confundir este sinal com um radar que pretenda identificar a velocidade instantânea (que é registada quando se passa no controlo).
Este sinal faz o cálculo da velocidade pelo tempo que o automóvel demora a chegar do ponto A ao ponto B. Por isso, faz um controlo do tempo, permitindo chegar à conclusão se houve excesso de velocidade.
O cálculo
Como se realiza o cálculo? Eis um exemplo para ficar claro como o sistema opera… Se conduzir num troço que apresente um limite de velocidade definido de 50 km/h e se passar pelo novo sinal de trânsito, H42, será calculada a velocidade média entre dois pontos.
A hora e os minutos da passagem pelo primeiro radar (ponto A) serão registados. O mesmo acontecerá no segundo radar (ponto B). Desta forma, irá ver dois sinais de trânsito H42 no percurso, um colocado no início e outro no fim do trajeto em que se fará o cálculo da velocidade.
Por isso, se passar por aquele troço em menos tempo do que está previsto, significa que esteve a circular em excesso de velocidade, isto é, fica comprovado que foi ultrapassado o limite de velocidade estabelecido para esse troço.
Diferenças entre radares: velocidade média vs. velocidade instantânea
-
Radar de velocidade instantânea
Os radares mais comuns são os de velocidade instantânea. Estes radares registam a velocidade a que um carro circula no exato momento em que passa por eles. Os radares de velocidade instantânea permitem que um condutor abrande a velocidade no preciso momento em que passa por ele, ficando dentro do limite da velocidade, passando a acelerar logo de seguida, passando novamente os limites de velocidade, incumprindo a lei.
-
Radar velocidade média
Este tipo de radares obriga o condutor a ter uma atitude mais responsável. Estes radares revelam-se um instrumento fundamental no combate à sinistralidade na estrada, porque lançam uma armadilha que permite apanhar os condutores que fazem um trajeto com excesso de velocidade.
Os radares de velocidade média têm dois pontos de controlo que conseguem calcular o tempo médio que um veículo demora a percorrer uma determinada distância. Por isso, quando se avista o novo sinal de trânsito H42, deve redobrar a atenção, porque é registado o tempo do percurso entre o ponto A e o ponto B, sendo feito o cálculo da velocidade média de circulação.
A partir de quando estes radares entram oficialmente em funcionamento?
Apesar do sinal de trânsito H42 ter sido criado em 2002, só recentemente é que os novos sinais foram instalados nas estradas portuguesas. Neste momento, ainda se desconhece quando é que os radares de velocidade média ficarão a funcionar oficialmente.
Contudo, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) informou que, por enquanto, está ainda em curso uma fase de testes. Portanto, será uma questão de tempo, porque está depende dos resultados obtidos.
Os testes realizados procuram averiguar a reação dos condutores ao avistar um sinal de trânsito H42. Será que reduzem mesmo a velocidade?
Os riscos do excesso de velocidade: conheça as coimas
Apesar de ainda se encontrarem numa fase inicial, de teste, não deve facilitar. Deve assumir um comportamento responsável para evitar potenciais multas desnecessárias.
Independentemente da presença ou ausência de radares nas estradas por onde passa, devemos evitar sempre cair no erro do excesso de velocidade. Desrespeitar os limites de circulação implica correr o risco de pagar uma coima entre 60 e 2.500 euros.
Aprenda mais sobre o código da estrada:
- Condução na faixa do meio pode custar centenas de euros
- Pode-se pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas?
- Sabe o que acontece se for apanhado a conduzir ao telemóvel?
Localização exata dos radares velocidade média
Os radares de velocidade média recentemente colocados encontram-se presentes em zonas de maior sinistralidade. Estão situados em troços onde o desrespeito pelos limites de velocidade é mais elevado. Atualmente, a ANSR indicou as localizações de radares velocidade média nos seguintes locais:
- Beja: IC1;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Lisboa: EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3;
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4 e IC1.
A ANSR pode fazer alterações nas localizações. No entanto, agora que já conhece o significado dos novos sinais de trânsito H42, saberá reconhecer com facilidade onde se encontram os radares.