O Miradouro de São Leonardo de Galafura é um local que permite contemplar uma paisagem arrebatadora sobre o Douro.
O que é um miradouro? A palavra miradouro é nome masculino que é referente a lugar elevado de onde se avista um horizonte largo, mirante, belveder. O termo miradouro vem de “mirar” (o verbo mirar é oriundo «do lat[im] mirāre, por mirāri, que significa “admirar; olhar com admiração para”».’) + “-douro”. Este local permite contemplar uma vista panorâmica sobre algo, uma paisagem natural de beleza incrível.
Um miradouro pode ser artificial, como uma torre de observação de um castelo ou de um edifício que esteja num ponto elevado, num cenário privilegiado. Contudo, o miradouro também pode ser natural, estar no topo de uma montanha, o que permite frequentemente que se possa aceder a uma paisagem deslumbrante. Em Portugal existem diversos miradouros populares.
Contudo, quando se pretende ver uma paisagem única e deslumbrante sobre o Douro, há uma que se destaca: o Miradouro de São Leonardo da Galafura é de visita obrigatória!
O monumental miradouro de São Leonardo de Galafura
Localização
O Miradouro de São Leonardo de Galafura, na região de Trás-os-Montes, encontra-se entre Vila Real e Peso da Régua, perto de Covelinhas. O miradouro está presente na freguesia de Galafura, no concelho da Régua. Este miradouro apresenta-nos um Douro majestoso, que nos surge imenso e imponente.
Características
Este miradouro apresenta características únicas. Encontra-se num contexto que oferece vistas privilegiadas sobre o Douro. O Miradouro de São Leonardo de Galafura tem uns imponentes 640 metros de altura. Por isso, este miradouro facilmente se destaca entre os demais.
A paisagem é verdadeiramente memorável. Este miradouro oferece uma vista desafogada sobre o rio Douro e a paisagem que o envolve é verdadeiramente deslumbrante. Neste miradouro, é possível admirar a indescritível paisagem duriense, uma paisagem caraterizada por socalcos associados às vinhas e ao vinho do Douro. Em dias mais limpos, é possível vislumbrar a centenas de metros de altitude as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro.
O contexto religioso
Nas imediações do Miradouro de São Leonardo de Galafura, encontra-se uma capela com o seu encanto. Nesta capela, são realizadas festividades que são realizadas no penúltimo fim de semana do mês de agosto.
Um parque de merendas
A presença de um parque de merendas neste local torna a visita ao miradouro ainda mais agradável. Aqui, poderá encontrar as condições perfeitas para uma refeição tranquila realizada em mesas e bancos de pedra.
Há muita sombra neste parque de merendas devido à presença das árvores, o que permite que se usufrua da comida com todo o conforto. Há quem aproveite o contexto para realizar um piquenique, em perfeita harmonia com a Natureza.
Em ambas as opções, pode saborear a comida e conviver num cenário bastante interessante, em família ou com amigos.
O marco geodésico
A presença do marco geodésico revela-se numa atração. Um marco geodésico consiste numa pedra ou estaca que demarca terrenos ou distâncias, serve para sinal de limites territoriais (fronteira). Também pode ser uma pedra que assinala um acontecimento.
Lenda
Este miradouro é palco de lendas. Conta-se que terá vivido por aquela zona uma moura encantada. Diz-se que, durante a noite, Dona Mirra ainda se passeia pelo meio do mato. espaço onde se refugia numa espécie de palácio subterrâneo, mais precisamente uma gruta na encosta rochosa.
Miguel Torga e São Leonardo de Galafura
Existe nas proximidades um painel de azulejos que exibe um texto de Miguel Torga. Miguel Torga é um escritor transmontano que nasceu a poucos kms de Galafura, mais precisamente na aldeia de São Martinho de Anta.
Este miradouro foi visitado várias vezes pelo escritor, que admirava toda a beleza do Douro. Uma vez escreveu: “São Leonardo era como um barco de quilha para o ar, que a Natureza voltara a meio do vale.”
No Diário XII, Miguel Torga escreveu a 08 de abril de 1977 (a partir deste miradouro):
“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir.
Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão.
Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.”
Miguel Torga escreveu estas passagens no seu Diário, mas também dedicou um poema a esta freguesia.
Atrações nas proximidades
Peso da Régua
O Miradouro de São Leonardo de Galafura é uma experiência imperdível, mas pode servir como ponto de passagem até ao Peso da Régua. Por aqui, pode ter uma experiência mais alargada, onde pode usufruir de tudo o que esta cidade tem para oferecer e que é muito!
O Douro é a primeira região do mundo demarcada produtora de vinho e a Régua serviu como entreposto comercial, espaço de onde os barcos com o vinho do Porto estavam sempre de passagem, partiam e chegavam.
Peso da Régua revela-se um destino privilegiado para apreciar a paisagem envolvente, nomeadamente o incrível Alto Douro vinhateiro, que foi classificado património da humanidade pela UNESCO. Nesta cidade, destacam-se as casas senhoriais, as grandes quintas produtoras de vinho e os palacetes.
Atração cultural imperdível
O Museu do Douro
Este museu apresenta-nos património natural e cultural da Região Demarcada do Douro, região consagrada pela UNESCO com o estatuto de Património Mundial, enquanto paisagem cultural, evolutiva e viva.
Foi no dia 20 de dezembro de 2008 que o Museu do Douro foi inaugurado. Aqui, poderá ficar a conhecer a história sobre a produção vinícola da região. Neste museu, poderá ver as exposições temporárias.
Recentemente, o museu ficou a contar com dezenas de obras cedidas pela artista Armanda Passos. O acervo da pintora que é natural da Régua foi adicionado ao acervo do museu. Poderá ainda usufruir de uma refeição no restaurante ou beber um cálice de vinho do Porto na esplanada. Ambas são experiências bastante agradáveis.
Informação útil:
Localização GPS: 41.09395; – 7.4726100.
Morada: Rua Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua.
Contactos: (+351) 254 310 190 / [email protected]
Horários de visita:
No verão (espaço temporal de 1 de março até 31 de outubro)
Este museu pode ser visitado diariamente, das 10:00 às 18:00.
No inverno (espaço temporal de 1 de novembro até 28 de fevereiro)
Este museu pode ser visitado diariamente, das 10h-17h30.
O acesso a este museu pode ser feito até 15 minutos antes do encerramento.
Mais informações, aqui.
Como chegar
Se se encontrar na zona do Peso da Régua e do Pinhão, deve sair em Covelinhas. Posteriormente, dirija-se até ao alto de São Leonardo.
Quem for de Vila Real, deve seguir a estrada nacional 313 (Parque Industrial) e procurar a indicação de Miradouro.
Coordenadas GPS:
Latitude 41° 10′ 21.684″ Longitude: 7° 40′ 19.887″.
Quer saber onde comer no concelho da Régua?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Gato Preto
Neste espaço, ficará a conhecer o que de melhor o Douro tem para oferecer em termos de gastronomia (o que é dizer bastante, tendo em conta a riqueza gastronómica da região).
Morada: Av. João Franco 5050-226 Peso da Régua
Localização GPS: Latitude: 41.09’39.5N; Longitude: 7.47’26.100.
Mais informações, aqui.
Garrafeira Gato Preto
Se desejar ter outro tipo de experiência, pode optar pela Garrafeira Gato Preto. Neste espaço, poderá conhecer vinhos ótimos, para todos os gostos, nomeadamente tintos, brancos e rosés. Além disso, existe um menu de qualidade para poder petiscar, enquanto saboreia alguns dos melhores vinhos nacionais.
Rua José Vasques Osório, Loja A1 – Cais da Refer, 5050-280 Peso da Régua – Portugal.
Locomotiva, Wine and Gourmet
Na Locomotiva, pode viver outra experiência gastronómica de qualidade. Neste espaço, poderá escolher diversos pratos fantásticos. Um dos destaques vai para o bacalhau com broa, que serve como um exemplo da excelência gastronómica desta casa.
Morada: Rua José Vasques Osório, Cais de Mercadorias da Refer, Loja B2.
Contactos: 917292288 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir no concelho da Régua?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Quinta da Pacheca
Neste espaço, pode realizar diversas experiências memoráveis. A Quinta da Pacheca é um local particularmente encantador. Além de se poder realizar uma visita guiada às vinhas, pode usufruir de uma refeição maravilhosa no restaurante local. Além disso, tem hotel.
Neste local, há quem não resista a uma estadia nas barricas (Quinta da Pacheca Wine Barrels).
Morada: Rua do Relógio do Sol, 261, Lamego, 5100-424, Portugal.
Contactos: +351254331229 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa do Lobo à Serra (LASHOUSES)
Morada: Lugar das Ramadas 238, 5040-517 Sedielos, Peso da Régua.
Localização GPS: 41.1915841, -7.8598648,800
Contactos: 914 961 661 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa Nossa Senhora do Carmo
Morada: Rua Dr. José Mesquita 203, 5050-023 Fontelas.
Localização GPS: N 41°9’36.30, W 7°49’25.50.
Contactos: +351 254 090 968 / +351 932 642 512 / [email protected].
Mais informação, aqui.
Leia também:
- Provesende, uma pérola no Douro
- Belver, uma pérola no Alentejo
- Lindoso: a aldeia do castelo e dos espigueiros
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…