Portugal pode ter um tamanho reduzido em comparação com muitos dos países mais importantes da Europa e do Mundo. Contudo, na alma e nos sonhos, somos gigantes, tal como comprovam vários factos da nossa história. Apesar da extensão reduzida, existem incríveis maravilhas naturais de Portugal como as praias do Algarve, as cascatas do Gerês ou as lagoas dos Açores, inúmeros tesouros naturais que vale a pena serem vistos in loco.
A nossa ignorância é bem superior ao conhecimento que conseguimos reunir ao longo dos anos. Porém, estudando muito do que a Natureza coloca à nossa disposição podemos reduzir parte dessa gigantesca ignorância, pois ela tem muito para ensinar. Em Portugal, poderá descobrir um conjunto de espaços naturais absolutamente maravilhosos. Equipe-se com máquina fotográfica, calçado apropriado, garrafas de água e faça-se à aventura!
Floresta Laurissilva (Madeira)
No ano de 1999, esta floresta foi considerada pela UNESCO como Património da Humanidade. Só por aí se percebe a importância deste espaço para a Ilha da Madeira e para Portugal. Ela tem um uma área de cerca de 15.000 hectares!…
Grutas de Mira de Aire (Porto-de-Mós)
Um tesouro natural com “apenas” 159 milhões de anos de existência. Desde o ano de 1974 que estas grutas foram abertas ao público. Contudo, da sua extensão de 11 km, apenas 600m estão disponíveis para serem visitados.
Leia também: Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
Lagoa das Sete Cidades (Ilha de São Miguel, Açores)
A Natureza em toda a sua beleza. A paisagem deslumbrante e majestosa convida à criação de fotografias que se tornam em belos cenários para o descanso do ecrã do seu computador.
Quem diria que as lágrimas de dois pastores (ela de olhos azuis e ele de olhos verdes), que viveram um amor proibido, desencadeasse a existência de duas lagoas maravilhosas: a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.
Lagoa do Fogo (Ilha de São Miguel, Açores)
A praia da Lagoa do Fogo é memorável. Localizada no concelho da Ribeira Grande, a Lagoa do Fogo é ideal para dar uns belos mergulhos nas suas encantadoras águas azuis. Foi classificada em 2012 como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Parque Nacional da Peneda-Gerês (Minho e Trás os Montes)
Existe grande diversidade de animais (veados, lobos, javalis, texugos, lontras, cavalos selvagens e águias-reais) nas colinas deste maravilhoso Parque que foi criado no ano de 1971.
Desde então, ele tem vindo a solidificar-se como um destino privilegiado por portugueses e estrangeiros que se deixam perder na vasta riqueza natural do Parque. Reserva Mundial da Biosfera (classificada pela UNESCO), este Parque Nacional da Peneda-Gerês é um destino obrigatório para quem ainda não teve o prazer de o visitar!…
Parque Natural da Serra da Arrábida (Setúbal)
Todos os amantes da Natureza terão na Serra da Arrábida um espaço a explorar. A deslumbrante paisagem é apenas uma das vastas riquezas deste parque.
São muitas as atividades que podem ser realizadas (umas mais radicais do que outras) nesta serra tão emblemática.
Parque Natural de Sintra-Cascais (Sintra)
Localizado a apenas 30km da capital, este Parque possui uma beleza particular. A diversidade de animais (alguns em vias de extinção) representa apenas um dos inúmeros atrativos deste maravilhoso parque.
Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão)
Localizado em plena Vila Velha de Ródão, as Portas de Rodão testemunham o percurso do Tejo por entre duas grandes escarpas.
Leia também: Sintra eleita uma das Maravilhas do Mundo
Uns preferem fazer caminhadas perto do rio, outros optam por passear de barco no rio. Tanto uma como outra opção permitem usufruir da enorme riqueza natural deste local.
Rota da Biodiversidade de Monsanto (Lisboa)
A Rota da Biodiversidade de Monsanto faz a ligação entre o Parque de Monsanto e o Tejo, numa extensão de 14km, proporcionando o contacto com a fauna e flora da cidade de Lisboa. A aprendizagem constante é uma das riquezas deste parque.
Serra do Espinhal (Penela)
A Cascata da Pedra da Ferida é absolutamente encantadora e inesquecível. Esta maravilhosa criação da Natureza é um dos pontos obrigatórios para quem pretende explorar o que a Serra do Espinhal possui. Mas há muito mais para ver…
Tapada Nacional de Mafra (Mafra)
A Tapada Nacional de Mafra está situada na freguesia de Sobral da Abelheira e representa uma inesquecível área verde.
A fauna (com grande diversidade de anfíbios, aves, mamíferos, répteis,…) e a flora (pinheiro manso, pinheiro bravo, sobreiro, eucalipto), apresentada nesta Tapada Nacional de Mafra, revelam o tesouro natural presente neste espaço tão encantador.
Vale Glaciar do Zêzere (Manteigas)
Está presente em Portugal o maior vale glaciar da Europa. O Vale Glaciar do Zêzere possui 13km de extensão e vale a pena ir até este local e registá-lo na sua máquina fotográfica.