É um dos monumentos mais fascinantes da arquitetura romântica. É um lugar imperdível este incrível palácio das mil e uma noites em Portugal.
A vila de Sintra é seguramente um dos destinos portugueses mais encantadores. A beleza natural e o património tornam este local imperdível. Sintra tem diversos espaços verdes que tornam as paisagens simplesmente deslumbrantes, arrebatadores. Tem ainda um conjunto de monumentos fabulosos, que se destacam pela imponência, pela beleza, pela importância histórica.
O sumptuoso cenário que se encontra na vila tornou-a famosa. Sintra é reconhecida como a capital mundial do Romantismo. Há diversas construções que facilmente nos fazem perceber esse estatuto.
O Palácio de Monserrate é uma atração imperdível. Todos os que visitam a vila devem fazer por conhecer este edifício singular. Descubra a imensa riqueza do Palácio de Monserrate, um dos monumentos mais fascinantes de Sintra!
O incrível palácio das mil e uma noites em Portugal
Localização
É em Sintra que se encontra o Palácio de Monserrate e o respetivo parque. Visitar estas atrações complementares revela-se uma das experiências mais completas e memoráveis que se pode viver nesta vila encantadora.
Este é um dos Palácios mais espetaculares do Romantismo! Por isso, quando se visita Sintra, devemos passar por aqui. É um espaço de visita obrigatória. Este Palácio irá fascinar crianças e jovens. Os seus inúmeros encantos não deixarão ninguém indiferente.
Proprietários e residentes
Ao longo da sua história, o Palácio de Monserrate foi propriedade de vários milionários. Houve ainda a passagem de vários intelectuais ingleses pelo palácio. O poeta britânico Lord Byron e o romancista William Beckford foram alguns deles.
Francis Cook usou esta propriedade como residência de verão e o seu sentido estético apurado seguramente influenciou este espaço. Este comerciante britânico foi Visconde de Monserrate, um homem bastante rico e que gostava de colecionar arte.
Palácio
O Palácio de Monserrate foi construído em 1856. A emblemática construção de Sintra apresenta um conjunto de atrações incomum. O palácio revela uma combinação de várias influências, nomeadamente: góticas, indianas e mouriscas, entre outras.
Na propriedade, há ainda decorações exóticas e vegetalistas. Este edifício é considerado um dos mais exóticos de Portugal. Esta atração apresenta caraterísticas singulares. Será seguramente uma das construções mais encantadoras que se encontra na Vila de Sintra.
No interior do Palácio de Monserrate, podemos encontrar espaços elegantes e faustosos. Há um cenário criado que permite retratar a época em que ele foi construído. O Palácio de Monserrate apresenta espaços elegantes e faustosos no seu interior.
São espaços que retratam a época. Este espaço foi cuidadosamente restaurado para o palácio manter toda a qualidade que apresentou quando foi erguido.
O palácio é uma construção realizada em estilo barroco. Esta atração fantástica de Sintra é vista como uma das criações do romantismo mais incríveis. No nosso país, há poucas construções que se possam equiparar com este edifício.
O Palácio de Monserrate é uma construção mítica. A sua beleza é ainda mais encantadora pela presença de um jardim botânico magnífico.
Parque
Este parque revela uma beleza singular. O Parque de Monserrate é um elemento que permite enriquecer esta propriedade, colocando-a num outro patamar. Sem o parque, o palácio seria o mesmo, mas não teria o mesmo encanto. O palácio tem um paraíso à sua porta. Por isso, o parque consiste num complemento imprescindível.
O Parque de Monserrate apresenta uma coleção botânica magnífica. Neste local fascinante, existe uma grande riqueza e diversidade. Ao longo de 50 hectares, encontra-se uma mistura encantadora.
Existem várias zonas temáticas no jardim com 33 hectares. Neste Éden português, há vegetação autóctone e espécies provenientes de diferentes partes do planeta.
O Parque de Monserrate apresenta uma das mais notáveis criações paisagísticas do Romantismo em Portugal. Este espaço recebeu espécies vindas dos 4 cantos do mundo. Estas espécies foram organizadas por áreas geográficas.
Neste parque, estão refletidas as diferentes origens das plantas. Ao longo do percurso, são apresentados diferentes cenários, ruínas, lagos e cascatas
Na criação deste paraíso, colaboraram diferentes especialistas, como William Stockdale (paisagista) William Neville (botânico) e James Burt (mestre jardineiro). A colaboração destas pessoas visou a criação deste espaço deslumbrante que confirmava o espírito romântico de Francis Cook.
Atualmente, no Parque de Monserrate, podemos encontrar cenários contrastantes. Ao passearmos por este paraíso, veremos caminhos sinuosos. Neste espaço, há espécies exóticas em convívio com espécies espontâneas da região. Os medronheiros de porte arbóreo, os raros azevinhos e os imponentes sobreiros são algumas espécies locais.
Um dos grandes destaque locais é o Vale dos Fetos. Neste espaço, podemos encontrar diversos exemplares provenientes da Nova Zelândia e da Austrália.
O Vale do México é outra atração local imperdível. Neste espaço, surgem ancestrais fetos arbóreos e araucárias, agaves e palmeiras, elementos que permitem recriar um cenário do México.
A beleza local é verdadeiramente deslumbrante. Por isso, quem visita este espaço poderá contemplar uma beleza digna de ser eternizada para sempre, na memória de cada visitante ou em fotografias.
Os lagos artificiais ou Lagos Ornamentais são outros elementos que tornam o cenário simplesmente arrebatador. Todos os que visitam este espaço vivem uma experiência incrível.
Neste local, há ainda outros pontos de interesse, como o Jardim do Japão (onde se destacam camélias, azáleas, rododendros e bambus) e o Roseiral. A riqueza é tanta que todos ficarão rendidos, miúdos e graúdos.
História do Parque e Palácio de Monserrate
– O início da história de Monserrate remonta a 1540, época em que Frei Gaspar Preto mandou edificar uma ermida neste local. Esta construção religiosa seria dedicada a Nossa Senhora de Monserrate.
– O homem religioso ficou maravilhado com o ermitério de Montserrat da Catalunha, perto de Barcelona, quando realizou uma viagem pela Península Ibérica. Por isso, inspirado nessa experiência, o Frei Gaspar Preto queria fazer mandar erguer uma ermida.
– Na época, a propriedade pertencia ao então Hospital de Todos os Santos de Lisboa. Nesse tempo, o Frei Gaspar Preto era reitor.
– Desde então, este espaço manteve-se como um local de culto. No território, havia ainda produção de géneros agrícolas. Estes produtos destinavam-se ao consumo de quem se encontrava no Hospital.
– No século XVII, a família Mello e Castro toma o aforamento da Quinta de Monserrate. Já no ano de 1718, D. Caetano de Mello e Castro adquiriu a quinta. Este homem era comendador de Cristo e Vice-rei da Índia.
– Alguns anos mais tarde, em 1755, o terramoto que devastou Lisboa, deixou neste local um grande rasto de destruição.
– Mesmo encontrando-se em mau estado, este espaço é arrendado a Gerard de Visme em 1789. Este comerciante inglês mandou construir um castelo no local, uma fortaleza em estilo neogótico. Contudo, o inglês habitou neste local por poucos anos.
– O escritor inglês William Beckford tornou-se no novo arrendatário de Monserrate no ano de 1793. Posteriormente, no edifício (e nos imensos jardins que o circundam), são realizadas obras de restauro.
– Em 1799, o escritor deixa a propriedade e o local é de novo votado ao abandono, porque o contrato de arrendamento só terminou oito anos mais tarde.
– A propriedade atrai inúmeros viajantes estrangeiros (maioritariamente ingleses), apesar de apresentar um estado de declínio. Este local é visitado por várias personalidades relevantes, nomeadamente Lord Byron. Este poeta ilustre apresentava um vínculo inabalável ao movimento Romântico.
No extenso poema “Childe Harold’s Pilgrimage”(1812-1818), Lord Byron expressou o seu amor a Monserrate nos dois versos “…Lo! Cintra’s glorious eden intervenes / In variegated maze of mount and glen…” (canto I, estrofe XVIII).
– Em 1846, após passar por tantos proprietários e de terem existido tantas histórias na propriedade (com recuperações e abandonos pelo meio), Francis Cook tornou-se o proprietário da Quinta de Monserrate.
O comerciante inglês mandou edificar um palácio no local. O colecionador de arte ergueu um edifício que combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas. O 1º Visconde de Monserrate também fez com que os motivos exóticos e vegetalistas da decoração interior se prolongassem harmoniosamente no exterior.
A parte de fora também foi reformulada, tendo transformado esse espaço num dos jardins botânicos mais belos de Portugal! As férias de verão da família Cook eram passadas neste cenário paradisíaco, onde eram organizadas grandes festas.
– Em 1949, o Governo Português adquiriu o Parque e o Palácio de Monserrate. Uns anos mais tarde, a propriedade e o palácio foram classificados como Imóvel de Interesse Público. Ambos integram a Paisagem Cultural de Sintra, que em 1995 foi classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
– Em 2000, a gestão da propriedade foi entregue à Parques de Sintra. Esta entidade empreendeu uma intervenção de reabilitação profunda nas coberturas e fachadas. A Parques de Sintra foi responsável pela instalação de novas redes de infraestruturas, que permitiram a reabertura do palácio no ano 2010.
– O restauro dos interiores do Palácio decorreu até 2016. Portanto, foi realizado à vista dos visitantes. Atualmente, o palácio encontra-se completamente restaurado. O edifício recuperou o esplendor do passado.
A Parques de Sintra encontra-se de momento a trabalhar na musealização do espaço. Por isso, tem vindo a adquirir peças que evoquem a importante coleção de arte e a vivência da família Cook em Monserrate.
– Um dos destaques foi a compra realizada em 2017 de uma obra de arte do Renascimento italiano. Tratou-se de um relevo renascentista em mármore. O relevo com uma representação escultórica da Virgem com o Menino foi atribuído a Gregorio di Lorenzo.
Esta obra chegou a integrar, no passado, o valioso acervo de Sir Francis Cook (1817-1901). Por isso, esta compra permitiu o regresso da obra ao Palácio de Monserrate tão estimado pelo grande colecionador de arte britânico.
Rotas
O Parque e Palácio de Monserrate integram a famosa “Rota Europeia de Jardins Históricos”, que desde 2020 está inserida nas “Rotas Culturais do Conselho da Europa”.
O programa Rotas Culturais, que foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa, demonstra, numa viagem no espaço e no tempo, como o património dos diversos países e culturas da Europa representam um património cultural partilhado.
As Rotas Culturais permitem colocar em prática os valores fundamentais do Conselho da Europa: os direitos humanos, a democracia cultural, a diversidade e identidade cultural, o diálogo, o intercâmbio mútuo e o enriquecimento além-fronteiras. Existem mais de 40 Rotas Culturais do Conselho da Europa certificadas.
Mais informações, aqui.
Leia também:
- Um dos mais belos palácios portugueses no Centro de Portugal
- Um dia mágico com a família em Sintra
- Provavelmente, o palácio mais bonito de Lisboa
Informação Útil
Posto de Turismo de Sintra
Morada: Praça da República, n.º23, 2710-616 Sintra
Localização GPS: 38°47’47.1″N 9°23’28.9″W
Contactos: Tel: 21 923 11 57 / E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: das 9h30 às 18h00
Palácio de Monserrate
Morada: Rua Barbosa du Bocage, 2710-405 Sintra
Localização GPS: 38°47’38.5″N 9°25’13.5″W
Contactos: 21 923 73 00 / 21 923 73 36 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Parque e Palácio de Monserrate
Horários:
Parque de Monserrate
- Abertura às 09H00 e fecho às 19H00 (último bilhete e última entrada: 18H00)
Palácio de Monserrate
- Abertura às 09H30 e fecho às 18H30 (último bilhete 17H30 e última entrada 18H00)
Encerramento da bilheteira é feito entre as 12h00 e as 13h00. Existe um ponto de venda automática de bilhetes disponível.
Preçário:
- Bilhete adulto (de 18 a 64 anos) tem o custo de: 8 €
- Bilhete jovem (de 6 a 17 anos) tem o custo de: 6,5 €
- Bilhete sénior (maiores de 65 anos) tem o custo de: 6,5 €
- Bilhete família (2 adultos + 2 jovens) tem o custo de: 26 €
Pode comprar o seu bilhete, aqui.
Quer saber onde comer em Sintra?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
100 Tachos
Morada: Rua Guilherme Gomes Fernandes, nº19, 2710-721 Sintra
Contactos: +351 21 923 3211
Mais informações, aqui.
Taberna Criativa
Morada: Avenida Heliodoro Salgado 26, 2710-573 Sintra
Contactos: +351 21 018 6147
Mais informações, aqui.
Sabores Do Mercado
Morada: Rua Tomé de Barros Queirós, 15 Near Olga Cadaval Theatrer, 2710-624 Sintra
Contactos: +351 910 677 497
Mais informações, aqui.
Fatto a Sintra
Morada: Rua Consiglieri Pedroso 19, 2710-550 Sintra
Contactos: +351 21 924 2511
Mais informações, aqui.
Nau Palatina
Morada: Calçada de S. Pedro, 18, 2710-507 Sintra
Contactos: +351 21 924 0962
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Sintra?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Sintra Boutique Hotel
Morada: Rua Visconde De Monserrate nº48, 2710-591 Sintra
Saiba mais informações, aqui.
Vila Galé Sintra
Morada: Rua da Fonte da Granja, 2710-635 Sintra
Saiba mais informações, aqui.
Tivoli Palacio de Seteais – The Leading Hotels of the World
Morada: Rua Barbosa du Bocage, 8, 2710-517 Sintra
Saiba mais informações, aqui.
Lawrences Hotel
Morada: Rua Consiglieri Pedroso, 38-40, 2710-550 Sintra
Saiba mais informações, aqui.
Penha Longa Resort
Morada: Estrada da Lagoa Azul – Linho, 2714-511 Sintra
Saiba mais informações, aqui.