Prepare-se para viver uma experiência única numa aldeia que encerra o espírito do Gerês e que parece ter parado no tempo.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta uma riqueza verdadeiramente invulgar. O facto de ser o único Parque Nacional de Portugal, ajuda a perceber a dimensão da sua importância, pois espelha a sua singularidade.
Há muitos destinos neste parque que se revelam apaixonantes, nomeadamente aldeias. Há uma aldeia, em particular, que se revela num destino único e imperdível. Prepare-se para viver uma experiência memorável em Pitões das Júnias, uma aldeia que parece ter parado no tempo.
Pitões das Júnias: O espírito do Gerês numa aldeia fascinante e singular
Localização
Esta pequena aldeia pousada no coração do Gerês. Pitões das Júnias é um destino perfeito para uma escapadinha, proporcionando uma experiência incrível que nos permite conhecer o melhor do Parque Nacional Peneda-Gerês e dos seus 1001 encantos.
Pitões das Júnias está situada no concelho de Montalegre, encontrando-se a uma altitude de 1100 metros. Por isso, trata-se da mais alta povoação do Barroso.
Beleza
Pitões das Júnias encontra-se presente num espaço territorial particularmente encantador. Esta aldeia pequena e encantadora está perfeitamente inserida numa paisagem natural de cortar respiração.
A aldeia encontra-se num local fascinante, apresentando-se por entre lameiros e escarpas graníticas. Pitões das Júnias tem conseguido manter a sua pequena população. Esta aldeia parece ter parado no tempo, apresentando-nos o seu aspeto medieval.
A aldeia que representa bem os encantos do Parque Nacional da Peneda-Gerês facilmente conquista as pessoas que procuram um retiro feito em perfeita comunhão com a Natureza. Pitões das Júnias está rodeada de verde e é uma das aldeias transmontanas mais pitorescas e tradicionais.
Pitões das Júnias apresenta um património cultural riquíssimo. Por isso, é um destino perfeito para uma escapadinha memorável, conjugando história, tranquilidade, beleza natural, gastronomia, atrações… e muito mais.
História
A origem de Pitões das Júnias está relacionada com a fundação do Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Este mosteiro terá sido erguido em 1147. Quando foi fundado, era um mosteiro consagrado à Senhora das Unhas. Posteriormente, tornou-se Senhora das Júnias.
As gentes desta terra herdaram o caráter lutador de outros tempos. Estas pessoas habitam as casas de pedra. Elas encaram o quotidiano com espírito guerreiro. Essa alma lutadora foi importante noutros episódios históricos, ajudando-os a resistir a pilhagens, a assaltos e ataques.
No ano de 1665, revelaram a sua garra, quando resistiram a um ataque feroz. Um troço de infantaria e cavalaria procurou pegar fogo à pequena povoação de Trás-os-Montes. No entanto, as tropas lideradas comandadas por Hieronymo de Quiñones não obtiveram sucesso.
Principais atrações
Mosteiro de Santa Maria das Júnias
Nesta aldeia, encontra-se um mosteiro encantador. O Mosteiro de Santa Maria das Júnias teve tanta importância neste território que até deu nome à localidade. A fundação deste edifício remonta ao século XII. Nessa época, o mosteiro era conhecido por Senhora das Unhas. Este mosteiro foi Benedito, tendo aderido à Ordem de Cister.
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias mantém o seu traçado original, apresentando um estilo românico. Este Mosteiro conserva vários elementos que se mantêm da sua construção original, nomeadamente o pórtico lateral, de estilo romântico, destacando-se ainda o lançamento das arcadas do claustro, em ruínas.
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias encontra-se aninhado num magnífico vale. Este mosteiro está classificado como Monumento Nacional, um reconhecimento do significado histórico que este edifício encerra.
Uma honra que o Mosteiro de Santa Maria das Júnias merece. Esta construção permite-nos viajar no tempo. Por isso, trata-se de uma atração imperdível da aldeia.
Cascata
A aldeia encontra-se num espaço que apresenta uma paisagem verdejante. O património natural que circunda esta aldeia é verdadeiramente notável. Nas proximidades da aldeia, encontra-se uma cascata incrível.
As águas da cascata são alimentadas pelo Ribeiro de Pitões. Devido aos desníveis do terreno, é possível observar a formação de várias quedas de água. Há uma cascata que se destaca pelos vários níveis de altura.
Esta é a maior cascata do local, apresentando-se a uns impressionantes 30 metros de altura. A água desta cascata cai sempre límpida e cristalina. Ela desagua num magnífico lago.
Este espaço, situado junto a um carvalho com séculos de história (onde, segundo reza a lenda, habita um duende…), revela-se parte de um cenário verdadeiramente arrebatador.
Trilho
Neste local, existem muitos trajetos que permitem ficar a conhecer melhor este maravilhoso destino e o património cultural e natural da aldeia. Uma das opções é fazer o Trilho Interpretativo de Santa Maria das Júnias. O ponto de partida e de chegada situa-se junto ao Cemitério.
O seu percurso tem a duração de 1 hora, revelando-se uma experiência particularmente agradável que nos permite descobrir a fauna e a flora do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ao longo deste trilho, poderá testemunhar a belíssima arquitetura rural.
Informação útil
Dificuldade: Médio. Tipo de Piso: Terra ou rochas. Extensão: 4,3 KM. Duração: 1:30 H
GPS: 41° 50′ 18″ N / 7° 56′ 47″ W. Classificação: Pedestre
Ponto de Partida: Junto ao cemitério de Pitões das Júnias. Ponto de Chegada: O mesmo Subida Acumulada: 221 m. Descida Acumulada: -221 m. Tipo: Circular
Onde ficar?
Casa do Preto
O caso de família que se tornou num restaurante e hotel local. As vistas sobre a serra são incríveis e belíssimas. Esta é a casa de família de António Fernandes, popularmente conhecido por “Preto”.
Neste espaço, juntam-se amigos e até desconhecidos. A Casa do Preto é atualmente um restaurante e hotel que se tornou numa referência em Pitões das Júnias. Nesta casa, há partilha de sabores e experiências à mesa, sendo o local perfeito para retemperar alma e estômago.
Endereço: Largo Salgueiro 3, 5470-370 Pitões das Júnias
Telefone: 276 566 158
Abrigo de Cima
Este abrigo permite fruir ao máximo da aldeia e das vistas sobre a serra e a barragem de Paradela. Abrigo de Cima revela-se um espaço perfeito para ficar. Neste local, poderá explorar a aldeia e perceber de forma genuína como era a vida em Pitões de Júnias.
Abrigo de Cima tem cama de casal, cama individual e um sofá-cama. Portanto, não só pode abrigar casais, como também famílias ou um grupo de amigos.
Endereço: Rua do Côto 5470-370 Pitões das Júnias
Telefone: 960 383 179