Aprenda a fazer o melhor café numa cafeteira: passo a passo para o café perfeito na cafeteira italiana. Tome nota!
É certo que grande parte das pessoas se rendeu às máquinas de café mais modernas, em que basta carregar num botão para ter um café quente e pronto a beber. Porém, as míticas máquinas de café italianas continuam a ter muito fãs, já que o sabor do seu café é verdadeiramente distinto.
Geralmente, elas são feitas de alumínio e é provável que a sua mãe ou a sua avó tenha um destes modelos guardado nos armários da cozinha de lá de casa. Contudo, neste caso, não basta tocar num botão para ter um café pronto a consumir.
É necessário alguma arte e engenho para conseguir preparar um café único e delicioso. Para o ajudar nessa missão, deixamos-lhe truques infalíveis. Só precisa de pegar na cafeteira e pôr mãos à obra!
Passo a passo para o café perfeito na cafeteira italiana
Café e água
Vamos começar pelos ingredientes básicos necessários para fazer um café. Falamos, claro, de café e de água. É importante que a água não possua cloro ou cal, pois isso vai interferir no sabor final do café. Por este motivo é preferível optar por água filtrada ou mineral. O café também deve ser de qualidade e, caso já esteja aberto, deve estar bem armazenado em local escuro e seco.
Quantidade de água
Pode ser difícil determinar qual a quantidade ideal de água necessária para fazer um café perfeito.
No caso das cafeteiras italianas, elas possuem uma válvula circular pela qual a cafeteira liberta o vapor. A sugestão é que a água vá até ao centro dessa válvula.
Assim, conseguirá uma chávena de café com a proporção certa entre água e café.
Quantidade de café
Se a quantidade de água a usar levanta algumas dúvidas, o mesmo acontece relativamente à quantidade de café. Determinar a quantidade de café e a sua colocação no filtro são passos importantes para conseguir um café perfeito. Os especialistas na matéria recomendam utilizar a proporção certa, colocando o grão moído cuidadosamente, em pequenos movimentos, sem pressionar o café de modo a que caiba mais no filtro.
Levar ao lume
Assim que estejam a água e o café na cafeteira é hora de levar ao lume. Esta etapa também é muito importante. Isto, porque o calor recebido deve ser constante para tirar o máximo partido do sabor do café. Só deve retirar a cafeteira do lume quando o tanque estiver completamente cheio.
Antes de servir, deve ainda mexer bem o café na cafeteira, de maneira a garantir que a concentração de café é a mesma em todas as chávenas.
Intenso ou suave
E como conseguir um café mais intenso ou mais suave? Muito simples. Quando quiser um café intenso, deve fazer o café em lume brando de forma a retardar a passagem do vapor pelo café. Já se pretender um café mais suave, então deve colocar a cafeteira em lume forte.
Leia também:
- Aproveite as cascas de maçã. Elas têm propriedades curativas!
- 11 ideias fantásticas para aproveitar a borra de café
- Será milagroso? Os fantásticos benefícios do abacate!
- Os 7 efeitos estranhos do consumo exagerado de café
Passo a passo para um café perfeito
– Desaparafuse a parte superior da cafeteira e retire o filtro.
– Acrescente a água mineral ou filtrada até meio da válvula.
– Coloque o filtro (sem que a água passe pelo filtro ou o filtro fique a flutuar).
– Junte 2 colheres de sopa de café moído por chávena, sem pressionar o pó. Depois, nivele, de modo a que o vapor não saia pelas laterais. Para isso, dê umas pancadas ligeiras no filtro usando uma colher na lateral. Assim, consegue nivelar o café, sem o esmagar.
– Aparafuse a parte superior da cafeteira e leve a lume forte com a tampa aberta.
– Assim que o café comece a sair, reduza o lume e feche a tampa. Se preferir um café mais intenso, deixe a cafeteira em lume brando. Se quiser um café mais suave, então coloque em lume forte.
– Quando a cafeteira começar a soar, retire do lume, sem deixar ferver.
– Misture o café na cafeteira e sirva de imediato.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Haaa!! O português de Portugal é de uma riqueza imensurável!
Amo cafeteira italiana! Aprendi também a colocar um fio de água na parte de cima,para que o café não queime quando subir.
…eu tenho uma aqui em casa e pouco uso por não saber…vou salvar este artigo para fazer segundo os procedimentos…mto grt…
Eu só uso essa cafeteira, o café fica saboroso e bem quente.
Não abro mão dela.