O bicarbonato de sódio clareia os dentes? Verdade ou mito? O bicarbonato de sódio é um produto fantástico, que contém propriedades bem particulares. Por isso mesmo, é usado para os mais diversos fins. Tem em casa?
O bicarbonato de sódio pode ser usado para a culinária, integrando diversas receitas. Este produto também é bastante usado nas limpezas da casa, além de se revelar também muito útil na estética. Seja para tratamentos para os cabelos, seja para tratamentos para a pele, a verdade é que há uma versatilidade incomum neste produto. Muitos falam nele como eficaz a clarear dentes… Será mesmo verdade?
O bicarbonato de sódio clareia os dentes? Verdade ou mito?
Mitos
Termo que vem do grego mýthos, «palavra expressa» pelo latim mythu-, «fábula; mito». Este nome masculino é relato das proezas de deuses ou de heróis, suscetível de fornecer a explicação do real, nomeadamente no que diz respeito a determinados fenómenos naturais ou a algumas facetas do comportamento das pessoas.
Um mito é uma narrativa fabulosa de origem popular; uma lenda. Um mito pode ainda ser uma elaboração do espírito essencialmente ou puramente imaginativa; uma alegoria. Mito significa ainda uma representação falsa e simplista, mas frequentemente admitida por todos os membros de um grupo.
Leia também:
- 6 razões para beber vinagre de maçã antes de dormir
- Bicarbonato de sódio ajuda a deixar de fumar! Saiba como.
- O que acontece se colocar 1 colher de mel no seu chá?
Um mito é algo ou alguém que é recordado ou representado de modo irrealista. Um mito é ainda a exposição de uma determinada ideia ou de uma certa doutrina sob forma voluntariamente poética e quase religiosa.
A ciência
A ciência é a melhor fonte para se chegar à verdade. Existem diversos mitos que são destruídos por intervenção da ciência. Os cientistas têm um papel importante na divulgação do conhecimento. Existem diversos preconceitos que são criados e que são analisados e testados.
Os resultados dos estudos e das investigações permitem combater os preconceitos criados, pois demonstram os erros, aproximando-nos da verdade. Dizemos aproximar, pois a ciência muitas vezes refuta a própria ciência. Ou seja, os estudos científicos avançam com teses que estudos científicos mais aprofundados contrariam.
Será mesmo verdade que o bicarbonato de sódio clareia os dentes?
Será a tese de que o bicarbonato de sódio clareia os dentes “uma representação falsa e simplista, mas frequentemente admitida (como verdade)?” É uma ideia repetida diversas vezes por muita gente, mas será esta dica popular verdadeira?
O bicarbonato de sódio está na origem de diferentes mitos, sendo muitas vezes associado a diversos benefícios para a saúde. Este composto químico é também usado para diversos fins, em diferentes áreas: na culinária, na limpeza, na estética, entre outras.
Verdade ou mito?
Qualquer dentista consegue facilmente esclarecer se a popular receita serve realmente os propósitos que lhe são destinados. Naturalmente, que este é um mito.
A verdade é que a solução, defendida por muitos como sendo branqueadora, na verdade, não se revela eficaz para esse propósito, pois facilmente se comprova que o bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes.
A sua função abrasiva até pode agir como um esfoliante que se torna corrosivo para o esmalte dos dentes. Ou seja, ele até pode remover a sujidade, mas não é eficaz na remoção de determinadas manchas, nem contribui para eliminar o amarelado dos dentes.
E fortalece os dentes?
Deve ter-se em conta que o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, substância que ajuda a tornar os dentes mais fortes (além de ser uma substância que também ajuda a prevenir a(s) cárie(s)). Por isso, devemos sempre usar uma pasta de dentes comum.
Também não se deve escovar os dentes com bicarbonato de sódio, especialmente se se usar aparelho, pois isso irá amolecer o adesivo que fixa o aparelho.
Agora que percebe como a internet pode estar cheia de mitos, certamente convém memorizá-lo. Se se confrontar com algum conteúdo que desconfie, mais vale tentar confirmar as fontes…
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.