Explore toda a riqueza da Nazaré, um destino de sonho para uma escapadinha ou umas férias memoráveis. Conheça os seus mil e um encantos!
Portugal tem um património natural de excelência, existindo diversas regiões que atraem diversos turistas, devido à sua beleza natural. Além disso, não faltam outras atrações, nomeadamente monumentos que encantam portugueses e estrangeiros.
Um destino que reúne toda essa riqueza que encanta toda a gente é a Nazaré. Este é um destino perfeito, tanto serve para uma escapadinha, como para umas férias mais prolongadas.
Conheça toda a riqueza deste destino fascinante. Saiba por que razão deve colocar este destino na sua agenda.
Nazaré: uma pérola no Centro de Portugal
Localização
Conheça a Nazaré, uma vila encantadora que se situa no munício de Leiria. A Nazaré é uma vila ligada à pesca, mas que nos últimos anos se tem evidenciado pelas suas praias e pela ligação ao surf.
História local
As tradições da pesca fazem parte da história da Nazaré. A pesca fez parte do quotidiano de muitos dos habitantes locais, possibilitando o sustento de boa parte das gentes da Nazaré.
Desde o século XVII que foi assim e, atualmente, ainda se mantém como uma parte importante da economia local. Se peixe alimenta o corpo e a paisagem alimenta o espírito, a Nazaré alimenta ambos de forma sublime.
As pessoas deixaram de ter no peixe o seu único meio de sustento, algo que já no século XIX se confirmava, com o surgimento de outras oportunidades. O turismo desenvolveu-se aos poucos e algum comércio foi criado. Desde então, o crescimento e o desenvolvimento ocorreu, nomeadamente nos transportes, na hotelaria e na restauração.
A pesca
Arte xávega
Esta arte consiste num tipo de pesca artesanal ancestral. Apesar deste tipo de pesca ter caído em desuso, por via dos avanços realizados na tecnologia na pesca, a verdade é que a arte xávega tornou-se numa atração na Nazaré. As pessoas ficam encantadas por assistirem a este tipo de pesca artesanal ancestral.
Na Nazaré, fazem-se recriações desta belíssima tradição. É uma experiência única ver uma embarcação típica lançar as redes logo pela manhã. Depois, na parte da tarde, as redes são “aladas” pelos participantes a partir da terra. No seguimento, constata-se o momento solene. O peixe a ser capturado e, posteriormente, a ser vendido numa lota improvisada na praia.
Estendal (ou paneiros) de peixe seco
A Nazaré tem a tradição de fazer a seca do peixe ao sol. O Estendal (ou os paneiros) de peixe seco é um dos símbolos vivos da cultura marítima nazarena. Esta é uma tradição com bastante tempo. Atualmente, esta tradição mantém-se bem viva na Nazaré, algo que encanta os diversos turistas que visitam este destino memorável.
O peixe seco (conhecido localmente como “enjoado”) servia como método de conservar o alimento, foi bastante importante nos dias de maior carência. No entanto, este procedimento mantém-se, mas como mera iguaria, sendo algo bastante procurado pelos turistas. A Nazaré tem o estendal de peixe seco como um símbolo, uma imagem de marca.
O Surf
A pesca é memória e a homenagem do passado, embora se mantenha importante no presente. Contudo, o surf tem atualmente uma grande importância. É presente e futuro na Nazaré.
As ondas gigantes da Nazaré tornaram-se num símbolo do surf em Portugal, um fenómeno que atrai ao nosso país diversas pessoas de todo o mundo. A Nazaré é procurada por estrelas mundiais de surf. Todos querem experimentar as ondas gigantes. É possível (ou até provável) encontrar por lá desportistas de renome, nacionais e internacionais, nomeadamente pessoas como: Nic von Rupp, António Silva, Alex Botelho e Hugo Vau.
O Canhão da Nazaré
A Nazaré apresenta condições únicas para a prática do surf. Este desporto tem cada vez mais adeptos em Portugal. Os surfistas (portugueses ou estrangeiros) mais arrojados que procuram o famoso Canhão da Nazaré. Ele origina algumas das ondas gigantes mais cobiçadas do planeta.
O norte-americano Garrett McNamara estabeleceu um novo recorde mundial em 2011. O surfista conseguiu surfar uma onda com 30 metros de altura, aproximadamente. Este feito foi homologado pelo Guinness World Records. O momento foi memorável e Garrett McNamara foi galardoado com o prémio de “Maior onda de 2011”, no âmbito dos Billabong XXL Global Big Wave Awards. Garrett McNamara ajudou a Nazaré a ser vista como o melhor destino para surfar ondas gigantes.
O sucesso do surfista americano serviu para criar um impacto mediático incrível. Vários surfistas talentosos e ousados decidiram tentar superar o feito de Garrett.
Praias da Nazaré
Praia da Vila da Nazaré
Historicamente, o areal da Praia da Vila da Nazaré não era ocupado por pescadores, devido ao ataque constante dos piratas argelinos e holandeses. Contudo, após as invasões das tropas francesas, os pescadores fixaram-se junto a esta praia.
Esta praia começou a ser mais utilizada como local de lazer na década de 60. Desde então que a Nazaré tem tido grande reconhecimento.
A Praia do Norte
Esta é a praia que atrai os surfistas. A Praia do Norte é a praia mais popular do concelho da Nazaré, na região Oeste. Esta praia ficou conhecida internacionalmente, devido à formação das suas ondas de grandes dimensões.
Entre setembro e março, vários surfistas escolhem esta praia para testarem as suas habilidades para domarem as ondas gigantes. Apesar da boa vontade e do talento destes surfistas, por vezes, eles saem mal tratados das ondas. É comum ver surfistas saírem feridos do violento confronto com as ondas gigantes da Nazaré…
Praia do Sul
Esta praia é de fácil acesso, apresenta ondulação vinda de sudoeste, a qual forma a caraterística onda tubular que aguenta swell até aos 3 metros. Assim, apesar de ser uma praia relativamente pequena, atrai surfistas.
Esta é uma praia sem estruturas de apoio. Essa realidade não impede que esta praia seja um destino cada vez mais procurado durante a época balnear.
Praia do Salgado
Esta praia está mais afastada do centro da vila. O acesso principal faz-se de carro. Esta praia tem perto do seu areal um parque de estacionamento gratuito. Esta praia já conquistou várias vezes o galardão Qualidade de Ouro da Quercus, uma curiosidade que permite confirmar que esta praia tem grande qualidade nas suas águas.
Cultura da Nazaré
O traje de sete saias
O traje da mulher nazarena é muito popular: caracteriza-se pelas sete saias. As saias são brancas e de outras cores. Podem ser feitas com crochet ou rendas. A última saia apresenta um tecido axadrezado ou de chita azul e revela ainda uma barra de veludo.
O traje feminino ainda apresenta um avental de cetim bordado, como complemento. Existe também uma blusa com mangas de renda. Existem outros complementos no traje, com destaque para um casaco de veludo com bordados na gola e para os punhos, cachené e capa preta.
Outros complementos usados no traje são: chapéu preto e chinelas de verniz sã. Para finalizar o traje da mulher nazarena, existem ainda as famosas peças em ouro, nomeadamente os brincos à rainha e os cordões.
São atribuídos significados distintos às sete saias. É comum elas serem associadas às sete virtudes ou aos sete dias da semana. Muitas pessoas associam as 7 saias às sete cores do arco-íris.
No entanto, o sentido que parece prevalecer é o seguinte: as nazarenas utilizavam as 7 saias para contar as ondas do mar. Faziam-no, enquanto aguardavam a vinda para terra dos seus maridos e/ou dos seus filhos.
Museu Dr. Joaquim Manso
Neste espaço, pode ficar a conhecer mais sobre a história e as tradições nazarenas. O Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso foi inaugurado no dia 6 de junho de 1976. Quem deseja saber mais sobre a história da Vila e o culto mariano da Senhora da Nazaré tem mesmo de visitar este museu que se tornou numa referência na Nazaré.
Este museu revela exposições temporárias, com coleções muito heterogéneas de áreas distintas, nomeadamente: pintura, escultura, arqueologia, etnografia, fotografia, entre outras. A exposição de diferentes categorias de embarcações de pesca artesanal da Nazaré e também do traje tradicional são bastante populares.
Existem outros espaços que também são merecedores de uma visita são: a Casa-Museu do Pescador (que homenageia o pescador nazareno) e o Museu de Arte Sacra Luís Nési são as mais populares.
Informação útil:
Museu Dr. Joaquim Manso
Morada: Rua D. Fuas Roupinho, Sítio da Nazaré, 2450-065 Nazaré.
Contactos: 262562801 / [email protected].
Principais atrações
O Promontório
Este promontório foi lugar de habitação de todos os nazarenos até ao século XVIII. Contudo, atualmente, é sobretudo procurado pelos turistas. É a partir deste promontório que se conseguem captar as melhores vistas locais sobre o mar e sobre a praia que se encontra a cerca de 100 metros.
Sítio da Nazaré e a lenda
O Sítio da Nazaré está presente no majestoso promontório. Neste espaço, é possível aceder a uma paisagem de uma beleza sem igual. Desde o século XII que este é um local de peregrinação. Um acontecimento que se deve à lenda de Nossa Senhora da Nazaré.
O nome da vila surge daqui. Segundo a lenda, uma estátua da Virgem terá sido trazida desde Nazareth, da Terra Santa. O Sítio é o local procurado por quem pretende demonstrar a sua devoção a Nossa Senhora da Nazaré.
Miradouro da Nazaré
O Miradouro está perto do Promontório. A partir deste miradouro é possível contemplar uma paisagem deslumbrante, uma vista panorâmica sobre a Nazaré e sobre o areal.
O Ascensor da Nazaré
O responsável pela criação do Ascensor da Nazaré foi um discípulo do ilustre Gustave Eiffel. O Eng.º Raul Mesnier du Ponsard foi o responsável por este ascensor inaugurado em 1889. A criação de Raul Mesnier revelou-se bastante valiosa para a comunidade local, pois facilitou a chegada dos peregrinos até à Senhora da Nazaré.
Apesar da sua antiguidade, este ascensor encontra-se modernizado. A inclinação de 42% do ascensor proporciona uma experiência fantástica, única. A maioria das pessoas que visita a Nazaré tem no ascensor uma referência imperdível. É uma experiência obrigatória. É possível aceder à praia da Nazaré por via do ascensor.
O Forte de S. Miguel Arcanjo e o Farol
O Forte de S. Miguel Arcanjo (século XVII) é uma importante referência da Nazaré. Aqui, poderá encontrar o Farol da Nazaré. Aqui, poderá contemplar uma paisagem maravilhosa.
O Forte São Miguel Arcanjo é uma atração chamativa. Muitos aproveitam para fotografar o seu farol. Além da paisagem a que se consegue aceder, que é incrível, o farol reivindica protagonismo no cenário e concede-lhe um toque nostálgico e charmoso.
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré
Esta Igreja é um dos ex-libris da Nazaré. Inicialmente, foi fundada uma Igreja em 1377, por instrução do rei D. Fernando I. Contudo, o Santuário foi reconstruído no início do século XVII. Por isso, esta construção religiosa está datada do século XVII.
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré é uma construção barroca. Os azulejos desta igreja são incríveis e conquistam-nos pela sua beleza singular. Esta igreja tem outras atrações, nomeadamente a imagem da Virgem que, segundo os locais, terá sido esculpida por José, pai de Cristo…
Outros monumentos
Existem outros monumentos que podem ser visitados e fotografados, nomeadamente: o Monumento de Homenagem ao Náufrago, o Monumento à Mulher da Nazaré e o Monumento “Mãe Nazarena”.
Amantes da Natureza: Campismo
A Nazaré encantará todos os amantes da Natureza. Ela reúne condições invejáveis que tornam qualquer visita num momento agradável. O clima ameno é comum nesta vila que revela bastantes encantos naturais.
O património natural local é verdadeiramente fascinante. O cenário é absolutamente deslumbrante. Por isso, muitas famílias optam por fazer campismo (ou glamping, uma modalidade de campismo que não prescinde do glamour…).
OHAI Nazaré
Aqui, poderá ter umas férias de sonho. Os dias são tranquilos, sem os stresses que surgem frequentemente nas grandes cidades. Neste parque de campismo, poderá viver em perfeita comunhão com a Natureza.
O Glamping Luxury Family do OHAI Nazaré revela-se uma excelente opção para quem quer viajar com a pequenada e ensinar-lhes as vantagens de viver em harmonia com a Natureza. Se pretende fazer Glamping e passar uns dias inesquecíveis com a família, este é o espaço perfeito para materializar esse desejo.
No OHAI Nazaré, poderá ter estadias bem completas e divertidas. Neste espaço, há cozinha, duche, casa-de-banho privada e outras mordomias, como a varanda.
Informação útil:
Localização: Estrada Nacional 242 — Km 31,5 – 2450 – 138 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 561 800 / [email protected]
Mais informações em OHAI Nazaré.
Quer saber onde pode dormir em Nazaré?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Miramar Hotel Spa & Apartments
Morada: Abel Da Silva-Pederneira, 2450 060 Nazaré, Portugal.
Apartamentos Turísticos da Nazaré
Morada: Av. Vieira Guimarães 33cc – edifício da rodoviária nacional, 2450-111 Nazaré, Portugal.
Hotel Praia
Morada: Avenida Vieira Guimarães, 39, 2450-101 Nazaré, Portugal.
Hotel Miramar Sul
Morada: Caminho Real – Pederneira, 2450-060 Nazaré, Portugal.
Quer saber onde comer na Nazaré?
Existem diversos pratos típicos nesta região, maioritariamente ligados à pesca…
Entre os pratos mais emblemáticos estão: peixes frescos grelhados (nomeadamente o carapau, o robalo, a sardinha, entre outros), a caldeirada nazarena; a massa de peixe (normalmente feita com robalo ou sargo, entre outros); a cataplana de peixe; o carapau seco ou enjoado.
Na doçaria (tradicional e/ou conventual) da Nazaré, estão tentações como: os famosos nazarenos, as sardinhas doces, os támares e os foquins.
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Tia Caia
Morada: Rua Teófilo Braga 4, Nazaré 2450-065 Portugal. Contacto: +351 262 551 182.
Casa Pires
Endereço: Largo de Nossa Sra. da Nazaré 44, 2450-065 Nazaré
Telefone: 262 553 391
Restaurante Mar Bravo
Morada: Praça Sousa Oliveira 71, Nazaré 2450-159 Portugal. Contacto: +351 262 569 160.
Restaurante Mili
Morada: Praça Vasco Da Gama 35, Nazaré 2450-065 Portugal.
Contacto: +351 934 384 391.
Rosa dos Ventos
Morada: Rua Gil Vicente 88, Nazaré 2450-219 Portugal.
Contacto: +351 915 017 177.
Informações úteis
Posto de Informação e Turismo (PIT).
Localização:
PIT – Av. Vieira Guimarães, Mercado Municipal – Nazaré
Contactos: [email protected] \\ Telefone: 262 561 194 /
PIT – Largo N. S. Nazaré – Santuário, Sítio – Nazaré
Contactos: pit.sitio@cm-nazare-pt \\Telefone: 930 424 860.
Horário de funcionamento:
De outubro a abril:
Aberto das 9h30 às 13h / das 14h30 às 18h.
Em maio, junho e setembro:
Aberto das 09h30 às 13h / das 14h30 às 19h.
Em julho e agosto:
Aberto das 09h00 às 20h00.
Com tanta riqueza presente na Nazaré, não acha que deve colocar esta vila na sua agenda? É o melhor destino para a sua próxima escapadinha!