Início Tradições Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Foi inventada em Portugal uma nova categoria de vinho. Não é tinto nem branco, é Pinking, um vinho único no mundo, absolutamente original e português.

Pinking
Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Foi inventada em Portugal uma nova categoria de vinho. Não é tinto nem branco, é Pinking, um vinho único no mundo, absolutamente original e português.

A variedade de vinhos presente no mercado é cada vez maior, havendo grande competitividade todos os anos. Vinhos tintos, vinhos verdes, vinhos rosés, espumantes e outras variedades têm vindo a batalhar por inúmeros prémios, em competições que surgem em diversos pontos do planeta.

Agora, fruto da criatividade de uma enóloga nacional, surge uma nova categoria – o pinking! Saiba mais sobre o vinho Castelo Rodrigo Pinking 2016.

Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo é uma vila com tradição vinícola e onde são produzidos bons vinhos. Esta vila está situada entre os rios Águeda e Coa e é lá que fica a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Deste espaço sai uma produção de grande envergadura, de cerca 6.500.000 de litros de vinho. Nestes números, o branco sobrepõe-se ao tinto (55% para 45%, respetivamente).

Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

Enóloga

Aproveitando o seu trabalho de investigação no Mestrado em Enologia, a brilhante ideia de Jenny Silva, enóloga da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, pode ter aberto um novo nicho no competitivo mundo dos vinhos.

O fenómeno pinking foi identificado por Jenny enquanto estudava na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Fernanda Cosme e Fernando Nunes, investigadores e docentes do Centro de Química da UTAD, colaboraram também na identificação do pinking.

Pinking
Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

A história do pinking

O que aparentava ter sido um mero defeito de produção desencadeou a descoberta de uma categoria de vinhos absolutamente inédita no complexo e apaixonante universo vinícola. O pedido de patente nacional e internacional já foi realizado.

O pinking é um vinho produzido exclusivamente com uvas de castas brancas. O fenómeno da cor rosa-salmão surge na sequência de um processo natural, cuja explicação reside nas condições climáticas e no processo que coincide com a conclusão da maturação das uvas brancas nesta região.

Pinking
Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

A casta

A casta síria, sendo de eleição na Região Demarcada da Beira Interior, era parte de um acontecimento insólito. Por vezes, vinhos brancos produzidos exclusivamente desta casta assumiam um cor-de-rosa salmão que se revelava um problema. Pois se seguramente não era um vinho branco, também não podia ser um rosé, pelo que aquela tonalidade gerava alguma confusão como, por exemplo, achar-se que o vinho estava estragado.

No entanto, a enóloga Jenny Silva teve a oportunidade de explicar o fenómeno (que ocorre noutras castas como Sauvignon Blanc, Riesling e Chardonnay, entre outras): “Este facto está relacionado com as condições climáticas, nomeadamente a temperatura média nos dez primeiros dias do mês de outubro, que coincide com o final do processo de maturação das uvas brancas desta região.”

O estudo

Se não forem reunidas todas as condições, pode até não ser possível produzir este vinho durante anos. A prestigiada revista científica internacional, Journal of Agricultural and Food Chemistry, já tem publicado e descrito todo este processo, sob o título Origin of the Pinking Phenomenon of White Wines. Os produtores italianos, que são confrontados com o fenómeno, são dos mais interessados neste trabalho.

Pinking
Não é Vinho Tinto, é Pinking e único no mundo

O pinking

O vinho Castelo Rodrigo Pinking 2016 é um DOC e será lançado no dia 7 de julho. Este vinho, com teor alcoólico de 13%, pertence a uma categoria única no planeta. O pinking reúne todas as condições para se tornar num absoluto sucesso de vendas.

Sendo vinificado única e exclusivamente a partir da casta branca Síria, o Castelo Rodrigo Pinking 2016 é um vinho que apresenta um “aroma frutado e boca equilibrada com final harmonioso”. A partir da data acima mencionada, pode encontrar o ansiado Castelo Rodrigo Pinking 2016 em lojas gourmet, em garrafeiras ou, mesmo, na própria Adega da Região.

No total, haverá 7000 garrafas de Castelo Rodrigo Pinking 2016 e pode já reservar a sua, por 10,89€, aqui.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


Vinhos Portugueses: os Melhores Vinhos Alentejanos

Papa Figos é o melhor vinho tinto nacional

Vinhos Portugueses: 7 dos melhores tintos do Douro para beber em 2019

Saúde. Vinho Tinto e outros alimentos que reduzem o colesterol
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.