Existem moedas que são tão importantes na história que valem muito mais do que o seu valor facial ou material. Morabitino: a 1ª moeda de ouro cunhada em Portugal.
Ao longo da história foram muitas as moedas que passaram pelas mãos dos Portugueses. Contudo, há moedas especiais por estarem intrinsecamente ligadas a momentos históricos relevantes. Segundo os historiadores, uma das moedas que merece ter o devido destaque na nossa história é conhecida como Morabitino.
Morabitino: a 1ª moeda de ouro cunhada em Portugal
D. Sancho I
D. Afonso Henriques ficou para a história do país como o 1º rei de Portugal, “O Conquistador” deu início à 1ª Dinastia, conhecida como Afonsina ou de Borgonha. D. Afonso Henriques, reinou entre 1143 e 1185. D. Sancho I é filho da união de D. Afonso Henriques com D. Mafalda de Sabóia. D. Sancho I foi o sucessor de D. Afonso Henriques, ficando conhecido como “O Povoador”.
D. Sancho I nasceu no dia 11 de novembro de 1154, em Coimbra. Foi preparado para ser rei, tendo reinado entre 1185 e 1211. Este rei morreu na cidade onde nascera, em Coimbra, no dia 27 de março. D. Afonso II, “O Gordo” foi o seu sucessor, reinou entre 1211 e 1223. D. Sancho I e D. Dulce de Aragão foram os pais de D. Afonso II, neto de D. Afonso Henriques.
O reinado
D. Sancho I visou a reforma política, administrativa e económica do reino. O rei impulsionou o (re)povoamento de diversas vilas, cidades e regiões do país, “O Povoador” até procedeu através da concessão de cartas de foral a localidades nas Beiras e em Trás-os-Montes. A conquista temporária de Silves aos muçulmanos, realizada em 1189, foi um dos marcos históricos do seu reinado.
D. Sancho I contou com o apoio de uma frota nas Cruzadas do Oriente, visando recuperar para a causa cristã numa das mais importantes cidades do Gharb al-Andalus. Esta conquista durou apenas dois anos, pois foi (re)tomada, já os muçulmanos encontravam-se sob a liderança do califa almóada.
A primeira moeda
O morabitino é a primeira moeda de ouro portuguesa, tendo sido no tempo de D. Sancho I que ela foi cunhada. Devido aos inúmeros documentos da época não existem dúvidas que a primeira moeda de ouro portuguesa.
O nome
Morabitino é o nome dado à moeda de ouro portuguesa. Era desta forma que os cristãos identificavam o dinar emitido pelos Almorávidas, a seita berbere “murabit”. Esta seita governou a região atlântica norte-africana entre os anos de 1056 e 1147 C, num espaço territorial alargado, desde o sul do Saara até à entrada do Mediterrâneo. Após a vitória no confronto contra o rei Afonso VI de Leão e Castela, em Zalaca, o território estendeu-se ao Ândalus.
O ouro
O ouro das emissões almorávidas era quase puro (90 a 95% de fino), sendo obtido em quantidades elevadas. O ouro era proveniente da região do Ghana ou do sul do Sudão. Os berberes controlavam estas rotas. Posteriormente era num estilo novo, sendo espalhado por uma Europa e Próximo Oriente que se encontravam ávidos de metais preciosos, que estavam quase desaparecidos desde os finais do domínio romano.
O Morabitino português
Sancho I decidiu também bater a moeda de ouro. Quando o fez a dinastia Almorávida já tinha passado à História há 4 décadas, tendo sido substituída pelas almóadas. Contudo o característico dinar, que apresentava um peso entre as 4,15 e 4,20 gramas, tinha uma fama distinta, continuando sob os nomes de “morabitino maior” (codicilo de 1179 ao testamento de D. Afonso Henriques) e posteriormente “morabitino velho” (1253, Lei de Almotaçaria).
Museu da Casa da Moeda
No acervo de Museu Casa da Moeda estão guardados diversos exemplares de moedas extraordinárias, entre elas está o morabitino de D. Sancho I. Esta peça única conjuga duas qualidades importantes, beleza e raridade concedendo à moeda um valor excecional. Esta moeda foi cunhada num contexto em que país e a Cristandade Ibérica estavam inseridos num clima de tensão com o Islão.
Características da moeda
Assim, o Morabitino apresenta a ligação entre o brasão de armas do reino e o rei. A moeda mostra um rei guerreiro, assume a liderança contra os exércitos infiéis e parte para a frente de combate, sem receios. O brasão presente no Morabitino é formado pelas 5 quinas colocadas em cruz e carregadas com besantes em aspa, cantonadas por 4 estrelas de 7 pontas.
Características do rei
O rei aparece no Morabitino como o protótipo iconográfico do guerreiro reconquistador. Nesta encantadora moeda o rei mostra dois atributos na cabeça, a coroa e a barba. Estes elementos reforçam a soberania e virilidade do rei. O rei é mostrado no Morabitino com um protagonismo distinto, montado no seu cavalo, o rei tem a sua espada longa empunha numa das mãos e na outra mão o rei empunha o cetro rematado pela cruz.
As letras e mensagem
O Morabitino de D. Sancho I apresenta ainda um letreiro que tem uma função: exaltar a figura do rei. No Morabitino o monarca é apresentado como um homem especialmente abençoado por Deus. Nas faces do Morabitino podemos ler a inscrição: “+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Ámen. + Sancho, rei de Portugal*”. Assim, o mistério da Santíssima Trindade é invocado como fórmula que permite recordar que D. Sancho I só é rei de Portugal por via da graça que lhe foi concedida pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo. D. Sancho I surge identificado no Morabitino com o nome próprio e com o título régio. É possível conferir estes elementos na face da moeda onde surge ainda a representação equestre.
No Museu Casa da Moeda é possível conferir a coleção deste tipo de moedas. Confira a coleção de Morabitinos, aqui.
* + IN N(omin)E P(a)TRIS (e)T FILII (et) SP(iritu)S S(an)C(t)I A(men) / + SANCIVS REX PORTVGALIS
Leia também:
- 10 moedas de 50 cêntimos de euro valiosas. Tem alguma?
- As 40 moedas mais valiosas e raras da República Portuguesa (e podem estar no seu cofre)
- 15 moedas de 2 euros valiosas que podem valer 2.000 euros
NCultura
Se leu “Moedas de 1 cêntimo a valerem milhares de euros. Veja se tem alguma!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…