Conheça 6 dos monumentos mais marcantes da história de Portugal! Volte atrás no tempo e encante-se com a riqueza histórica desses monumentos portugueses. O nosso país tem uma longa história. Ao longo dos anos, foram erguidos castelos, pontes, igrejas, mosteiros, palácios. A beleza natural do nosso território encontra-se bem complementada com construções que revelam a nossa riqueza patrimonial.
Há um conjunto vasto de construções históricas que ajudam a contar o nosso passado. Tratam-se de elementos arquitetónicos de grande importância. No presente artigo do NCultura, reunimos alguns dos mais belos monumentos deste país. Será que consegue adivinhar quais são?
6 dos monumentos mais marcantes da história de Portugal
1 – Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça
Os portugueses nutrem grande admiração por este mosteiro construído em 1153. Esta construção religiosa é reconhecida como o primeiro monumento completamente gótico em Portugal.
A sua história atravessou séculos. Por isso, foi recuperado ao longo de décadas. Este monumento está ligado a muitas estórias. No entanto, a associação à relação de D. Pedro e D. Inês é uma das suas curiosidades. A trágica história de amor deste casal será sempre recordada pelos portugueses.
Neste espaço, podemos encontrar os túmulos de D. Pedro e D. Inês. As dimensões desta igreja românica impressionam, mas todos os que visitam esta construção religiosa ficam rendidos à sua beleza.
2 – Mosteiro da Batalha, Batalha
Esta construção religiosa destaca-se entre as demais. As linhas góticas pronunciadas d’O Mosteiro da Batalha tornam esta construção especial. Este monumento já foi considerado uma das “7 Maravilhas de Portugal”.
O Mosteiro da Batalha, também designado como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi construído a pedido do rei D. João I. A sua construção acontece como agradecimento pela vitória em Aljubarrota, em 1385. Esta batalha ocorreu frente aos espanhóis e permitiu assegurar a independência de Portugal.
3 – Torre de Belém, Lisboa
Lisboa tem outras construções emblemáticas. Uma das mais populares é a Torre de Belém, um monumento que foi considerado Património Cultural de Toda a Humanidade. Esta construção é vista como um elemento importante, uma atração que torna a cidade ainda mais encantadora.
A Torre de Belém foi construída entre 1514 e 1520. Este monumento tornou-se num símbolo dos Descobrimentos dos navegadores portugueses. A torre impressiona pela sua imponência e revela a força estoica do povo português. No entanto, a Torre de Belém destaca-se pela beleza arquitetónica e do cenário envolvente, uma vez que tem o rio Tejo aos seus pés. Esta fortaleza foi considerada uma das “7 Maravilhas de Portugal”.
4 – Palácio Nacional da Pena, Sintra
Este monumento é uma referência de Sintra e de todo o país. O Palácio Nacional da Pena é uma das construções mais fascinantes de Portugal. Este monumento conjuga o toque de realeza com uma beleza imponente…
Passear pelo território onde o palácio se encontra permite-nos constatar que há muita história nesta terra encantada onde reis, rainhas, príncipes e princesas passearam. O Palácio Nacional da Pena está situado no topo da montanha. Os seus vastos mistérios encontram-se num espaço deslumbrante, entre o mar e a serra. As vistas são arrebatadoras.
A beleza é icónica, apresentando-se num cor-de-rosa velho. Este palácio é constituído por um antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo. Nele destaca-se também uma parte construída no século XIX, por D. Fernando II. Os tachos presentes na cozinha demonstram que este é um local especial, de grande riqueza.
Os quartos apresentam-nos o bom gosto da época. Portanto, apresentam uma classe que só estava ao alcance de poucos. Se passear pela vila de Sintra não pode deixar de provar os Travesseiros e as Queijadas de Sintra. São uma tentação!
5 – Castelo de Óbidos, Óbidos
Esta fortaleza esteve sob a guarda de árabes. Este imponente castelo passou para as mãos de cristãos em 1148. Desde então, foi palco de diversos momentos marcantes que revelam a sua riqueza histórica.
Ao longo do tempo, este monumento foi ampliado e melhorado várias vezes. O Castelo de Óbidos já foi recuperado no século XX com o propósito de albergar a primeira Pousada colocada num edifício histórico.
Esta fortaleza apresenta uma mistura de traços românicos, góticos, manuelinos e barrocos. As suas caraterísticas são tão peculiares que este monumento se tornou numa bandeira do turismo local. Se visitar esta atração, tem de experimentar a Ginja de Óbidos. Faça-o num copo de chocolate. Trata-se de um momento que não irá esquecer!
Conheça também outros monumentos históricos:
- Sete monumentos de origem portuguesa espalhados pelo mundo
- 12 Monumentos Históricos com Mistérios por decifrar
- 12 monumentos no Porto de visita obrigatória
6 – Castelo de Guimarães, Guimarães
A cidade de Guimarães é especial. Os portugueses tratam Guimarães como “a cidade berço”. Em Guimarães, fala-se com um sotaque carregado, com gírias, alguns defendem que é nesta cidade que a língua portuguesa nasceu.
Certo é que este destino encantador tem uma história fascinante. Guimarães tornou-se numa cidade bandeira, associada às lutas pela independência que foram travadas ao longo dos tempos.
Foi aqui que nasceu D. Afonso Henriques, no século XII. O primeiro rei de Portugal está por isso muito ligado a Guimarães. O castelo de Guimarães foi construído para assegurar uma proteção para os monges e para a comunidade cristã. A fortaleza teve uma enorme importância ao longo do tempo.
Atualmente, o castelo continua a ser relevante. Trata-se do grande impulsionador do turismo na zona norte do país. As paredes de pedra ajudam a tornar evidente que esta imponente construção tem uma história longa. O Castelo apresenta-se acompanhado por um largo jardim que proporciona momentos bastante agradáveis.