Existem moedas de 2 euros valiosas, muitas delas ainda em circulação e quem sabe, pode ser que até tenha uma em casa…
A moeda é um produto de grande relevância económica, que também tem a sua importância histórica e até artística. Por isso, este artigo que usamos regularmente revela-se um objeto de grande interesse (e de estudo) para colecionadores e numismatas.
Há moedas portuguesas que, por terem uma história incrível, se revelam particularmente valiosas. No entanto, desde que Portugal aderiu à moeda europeia, o euro, há muitas outras moedas que devemos conhecer.
Como sabemos, o euro foi introduzido em 1999, mais precisamente no dia 01 de janeiro. Ora, depois do dia 28 de fevereiro de 2002, o euro substituiu totalmente o escudo, que saiu de circulação.
Ora, tem muitos euros na sua carteira? É que há moedas de 2 euros que valem centenas de euros. Até há moedas dessa quantia que valem milhares!
Moedas de 2 euros valiosas e raras que podem valer 4500 euros
Moedas especiais
É comum que muitos países da zona euro emitam moedas especiais. São objetos comemorativos que são alusivos a datas ou a momentos dignos de relevância nacional, europeia ou mundial.
Ora, estas moedas geram um especial interesse para colecionadores e numismatas e algumas delas podem valer milhares de euros. Anualmente, há milhões de moedas de euro que são emitidos por diferentes países europeus de forma a celebrar um acontecimento especial da história de determinado local.
Estas moedas já são diferentes pelo seu aspeto. Revelam-se especiais e mais valiosas se tornam devido à sua cunhagem reduzida. O número de moedas ajuda a valorizá-las, o que aumenta a procura por colecionadores. Um número reduzido de moedas torna as moedas mais desejadas (e valiosas) para os colecionadores.
Existem ainda moedas comemorativas que foram emitidas por países que não fazem parte da zona euro. Por exemplo, Mónaco, São Marino ou Cidade do Vaticano adotaram esta moeda, o que tornou estas moedas particularmente mais valiosas. Se tiver uma das moedas que iremos revelar, pode conseguir vender essas moedas por valores bem interessantes…
Moedas de 2 euros valiosas e raras que podem valer 4500 euros
1. Moeda proveniente da Bélgica, do ano 2006.
Ao todo, foram emitidas: 5.000.000 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 25 euros.
2. Moeda proveniente da Eslovénia, do ano 2007.
Ao todo, foram emitidas 400.000 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 40 euros.
3. Moeda proveniente da Alemanha, do ano 2008.
O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 40 euros.
4. Moeda proveniente de São Marino, do ano 2007.
Ao todo, foram emitidas: 130 mil destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se entre 30 e 60 euros.
5. Moeda proveniente de São Marino, do ano 2009
Ao todo, foram emitidas 130 mil destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 60 euros.
6. Moeda proveniente da Finlândia, do ano 2004.
Ao todo, foram emitidas 1.000.000 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 60 euros.
7. Moeda proveniente de Espanha, do ano 2009.
O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 60 euros.
8. Moeda proveniente do Vaticano, do ano 2006
Ao todo, foram emitidas: 100 mil destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se entre 40 e 70 euros.
9. Moeda proveniente do Vaticano, do ano 2008
Ao todo, foram emitidas: 100 mil destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se entre 50 e 70 euros.
10. Moeda proveniente do Vaticano, do ano 2007
Ao todo, foram emitidas: 100 mil destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 80 euros.
11. Moeda proveniente de São Marino, do ano 2004.
Ao todo, foram emitidas: 110.000 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 190 euros.
12. Moeda proveniente do Vaticano, do ano 2005.
Ao todo, foram emitidas: 100.000 destas moedas.
O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 300 euros.
13. Moeda proveniente de Malta, do ano 2011.
Ao todo, foram emitidas: 430.000 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se acima de 400 euros.
14. Moeda proveniente do Mónaco, do ano 2015.
Apenas foram emitidas 10.000 destas moedas, o que fez disparar o seu valor. O valor aproximado desta moeda encontra-se entre 4.000 euros.
15. Moeda proveniente do Mónaco, do ano 2007.
A moeda comemorativa do 25º aniversário da morte da princesa Grace Kelly, foi cunhada em 2007. Foram emitidas apenas 20.001 destas moedas. O valor aproximado desta moeda encontra-se entre acima de 4.500 euros.
(NOTA: Os valores acima indicados correspondem às vendas em sites especializados e em outros de compra e venda de produtos usados, que estão em constante mudança e que necessitam de confirmação por parte dos vendedores)
Como e onde vender as suas moedas
Antiguidade
A antiguidade é um posto e, neste caso, pode valer muito dinheiro. Há moedas antigas estrangeiras e moedas portuguesas cujo valor é surpreendente! Existem muitas moedas a valer muito dinheiro e algumas até poderão estar aí por casa. Caso pretenda vender essas preciosidades, é necessário saber o que tem em mãos e onde e como as vender.
Identificação do valor das moedas
Muitas dessas moedas raras e antigas proporcionam um rendimento razoável (algumas até dão um retorno bastante alto). Deve, contudo, saber o que tem em mãos de forma a perceber qual o valor das moedas e definir qual o melhor preço para vendê-las. Antes de se desfazer delas, é indispensável aceder a informação que lhe permita identificar o seu valor justo.
Compradores
Há sempre quem esteja atento a este negócio, portanto não falta quem pretenda comprar o bom como se fosse mau, ou seja, comprar barato. Também há quem pretenda vender o mau como bom, a um preço alto.
Análise do valor
As moedas antigas são suscetíveis de serem mais valorizadas, mas é necessário saber se são raras ou comuns. Muitas vezes, a melhor forma de determinar o valor da(s) moeda(s) é pedir a um especialista uma avaliação da moeda.
Deve, por isso, contratar os serviços de numismatas que estão capacitados para avaliar moedas de forma mais rigorosa, identificando assim o seu valor correto. Pode consultar uma lista destes avaliadores no sítio da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, aqui. Em alternativa, pode optar por uma loja de moedas/antiguidades.
Fatores que valorizam
Existem diferentes fatores que influenciam e valorizam a moeda, nomeadamente o seu ano de cunho. Quanto mais raro for o seu cunho, maior valor terá a moeda. O estado de conservação também tem muita influência. As peças autênticas são valiosas, contudo as réplicas não.
Convém ter uma moeda autêntica e que seja rara. Quanto mais rara for a moeda, mais valiosa ela será. Quanto menos exemplares tenham sido produzidos, distribuídos e emitidos, mais valor terá a moeda. Se as moedas são parte de uma variedade rara ou se possuem um erro de cunhagem, tal também interfere na valorização da moeda.
As siglas
Fique ainda a conhecer as siglas que são atribuídas ao estado de conservação e ao tipo de acabamento das moedas.
Os estados de conservação de duas moedas do mesmo ano podem fazer com que elas apresentem diferentes valores. Mesmo que apresentem o mesmo valor facial, sendo feitas no mesmo metal e com o mesmo tipo de acabamento, há moedas que apresentam um estado de conservação distinto.
Eis diferentes formas de classificar uma moeda, segundo o respetivo grau de conservação e desgaste:
FDC (Flor de cunho)
Esta moeda não circulou e, por isso, não apresenta quaisquer riscos, não revela desgaste, nem sinais de limpeza química.
SOB (Soberba)
Esta moeda também não circulou, apresenta a patine original, podendo apenas apresentar pequenos riscos do contacto com outras moedas, riscos que terão ocorrido durante o fabrico e transporte da moeda.
BELA
Este tipo de moeda apresenta apenas um desgaste ligeiro nos pontos mais altos do relevo.
MBC (Muito Bem Conservada)
Estas moedas apresentam pequenas marcas de circulação, revelando apenas pequenos riscos ou mossas, podendo revelar algum desgaste nos pontos mais altos do relevo das moedas.
BC (Bem Conservada)
Estas moedas circularam e apresentam riscos ou mossas. São moedas com um desgaste do relevo considerável, embora as legendas, gravuras e data sejam bem visíveis.
REG (Regular)
Esta é uma moeda muito circulada, que apresenta grandes sinais de desgaste. Apesar disso, é possível ver nelas as legendas e a data.
MC (Mal Conservada)
Esta moeda encontra-se muitíssimo gasta. Não existindo dúvidas sobre o seu valor facial e a sua data, estas moedas apresentam-se quase ilegíveis na gravura, nas legendas e na data.
Outros sítios
Existem sites dedicados a leilões e sites dedicados a numismática. Nos primeiros, pode, por exemplo, saber se tem moedas como a sua e por que preço estão a ser vendidas. Nos segundos, pode mesmo encontrar várias listas com informação preciosa, nomeadamente com os preços de diferentes moedas antigas.
Entre os sítios mais conhecidos neste setor estão: Portugal Moedas e LusoNumismatix. Estes espaços possuem informação relevante sobre moedas portuguesas com diferentes valores e diferentes origens, algumas que datam de século XVIII. Outra fonte importante é o site Numisrepublica, pois aqui poderá encontrar informação útil centrada em moedas da República Portuguesa e ex-colónias.
Dicas importantes
Se tem um vasto conjunto de moedas que sente que possa ter um elevado valor, a melhor sugestão que se pode dar é que não tenha pressa na venda, pois a pressa é inimiga de uma boa venda. Não há boa venda sem se estar bem informado, pois normalmente quem compra está bem informado.
Por isso, deve obter o máximo de informação sobre o “tesouro” que tem em mãos, devendo assim ler muitos catálogos e livros de referência nesta área. É também importante conseguir obter toda a informação sobre as moedas, por isso ter uma boa lupa e uma balança rigorosa permite registar dados que poderão contribuir para uma justa avaliação da(s) moeda(s).
Falar com um especialista na área é outra dica importante, pois poderá dar-lhe os melhores conselhos sobre a moeda e como a valorizar. Outras ações importantes que deve realizar é conhecer o meio, visitando exposições, galerias e leilões ligados ao setor.
Tenho muitas moedas portuguesas antigas e quero vender. Gosto muito deste anúncio
Tenho várias moedas destas , e estou disponível para vender.
Gostei do artigo
Como fazer para vender algumas moedas destas datas tenho delas e gostaria de vendê-las
Gostaria de saber qual o valor de cada moeda obrigado
Este material é enganoso. Tendo uma das moedas referidas consultei profissionais de numismática. Acontece que a moeda que tenho tem mesmo o valor nominal e nada mais. Ainda por cima uma moeda pode ser avaliada acima do valor nominal se estiver NOVA, se não tem andado em circulação. Não pode ter riscos etc.
Sei que tem muito valor muitas das moedas que tenho jamais vou me desfazer delas,tenho pesetas, Marcus,francos,mel rei (moeda antes do escudo), muitas moedas do escudo jamás vou-me desfazer delas pois já vem na terceira geração,avô,pai, e agora o filho
Tanho uma moeda de 2 euro gosta de saber o valor
How do we identify the two Euro coin ?
Tenho moedas p venda
Tenho uma moeda com o toro de 2020 que está nas 15 mais valiosas podem entrar em contacto comigo obrigada Cláudio serrano 910101105