As moedas de 1 cêntimo fazem parte do troco que recebemos nas compras do quotidiano. Mas há moedas de 1 cêntimo a valerem milhares de euros.
Todos os dias compramos produtos que fazem com que se tenha de receber troco. Há moedas que são frequentemente dadas como troco que parece que não valem nada, mas que na verdade podem valer um balúrdio!
Geralmente, desvalorizamos as moedas de 1 cêntimo. É comum serem vistas apenas como peso morto que deixam a carteira substancialmente pesada, pois elas acabam por se juntar a muitas outras do género e todas unidas dificultam o transporte da carteira.
No entanto, muitos desconhecem, mas há moedas desse valor facial que, na verdade, valem um verdadeiro tesouro!…
Conteúdo do artigo
Moedas de 1 cêntimo a valerem milhares de euros. Veja se tem alguma!

O motivo
Existem moedas de 1 cêntimo que se revelam especiais. Estas moedas possuem características incomuns que fazem com que o valor delas seja substancialmente superior ao seu valor facial.
As moedas podem ficar a valer muito mais do que aparentam por apresentarem erros de gravação! Em 2013, uma moeda com um defeito acidental chegou a valer uma fortuna, pois cotou-se em 6.600 euros!
Exemplos de valorização
Os colecionadores sempre se interessaram por moedas que apresentassem erros de gravação, pequenos acidentes ou distrações que levaram a que as moedas cunhadas se tornassem raras, uma variável que permite valorizar as moedas.
No entanto, há um caso especial que originou uma valorização exponencial de determinadas moedas que nada teve de acidental, pelo contrário, foi um gesto intencional.

Como reconhecer as moedas milionárias de 1 cêntimo
As moedas com particularidades são muito procuradas pelos entusiastas da numismática. Os colecionadores investem bem em moedas que apresentam defeitos que as tornem raras. Normalmente, o erro é acidental.
No entanto, há um episódio que foi intencional, visando a valorização das moedas. A Casa da Moeda Italiana emitiu uma série de moedas de valor facial de 1 cêntimo que apresentavam um diâmetro igual ao das moedas de 2 cêntimos.
Além disso, enquanto as moedas de um lado apresentavam a impressão normal de 1 cêntimo, do outro lado das moedas em causa surgia o Mole Antonelliana, em Turim, em vez do Castel del Monte, como era habitual.
Valorização instantânea
Ora, naturalmente que este género de moedas representa um item de grande valor para colecionadores, e especialistas em numismática, que se mostram instantaneamente interessados por moedas que adquirem de imediato uma valorização especial e um valor histórico e artístico incomum.
Estado de conservação e tipo de acabamento das moedas
Fique ainda a conhecer as siglas que são atribuídas ao estado de conservação e ao tipo de acabamento das moedas.
Os estados de conservação de duas moedas do mesmo ano podem fazer com que elas apresentem diferentes valores. Mesmo que apresentem o mesmo valor facial, sendo feitas no mesmo metal e com o mesmo tipo de acabamento, há moedas que apresentam um estado de conservação distinto.
Eis diferentes formas de classificar uma moeda, segundo o respetivo grau de conservação e desgaste:
FDC (Flor de cunho)
Esta moeda não circulou e, por isso, não apresenta quaisquer riscos, não revela desgaste, nem sinais de limpeza química.
SOB (Soberba)
Esta moeda também não circulou, apresenta a patine original, podendo apenas apresentar pequenos riscos do contacto com outras moedas, riscos que terão ocorrido durante o fabrico e transporte da moeda.
BELA
Este tipo de moeda apresenta apenas um desgaste ligeiro nos pontos mais altos do relevo.
MBC (Muito Bem Conservada)
Estas moedas apresentam pequenas marcas de circulação, revelando apenas pequenos riscos ou mossas, podendo revelar algum desgaste nos pontos mais altos do relevo das moedas.
BC (Bem Conservada)
Estas moedas circularam e apresentam riscos ou mossas. São moedas com um desgaste do relevo considerável, embora as legendas, gravuras e data sejam bem visíveis.
REG (Regular)
Esta é uma moeda muito circulada, que apresenta grandes sinais de desgaste. Apesar disso, é possível ver nelas as legendas e a data.
MC (Mal Conservada)
Esta moeda encontra-se muitíssimo gasta. Não existindo dúvidas sobre o seu valor facial e a sua data, estas moedas apresentam-se quase ilegíveis na gravura, nas legendas e na data.

O leilão
A empresa numismática de Turim, de nome Bolaffi, teve a oportunidade de leiloar seis exemplares destas moedas. O momento deixou claro que as moedas apresentavam uma valorização incomum. O seu valor de licitação inicial foi de 2.500 euros. No entanto, uma moeda chegou mesmo a ser arrematada por 6.600 euros!…
Investigação
Foi realizada uma investigação pelo Ministério Público italiano. O caso foi investigado e levou à conclusão de que tinha sido um dos trabalhadores da Casa da Moeda a fazer uma “matreirice” visando lucrar com a elevada cotação que as moedas teriam no mercado numismático.
O homem trocou propositadamente as moedas, tendo colocado o kit de moedas de 1 cêntimo na base destinada às de 2 cêntimos. Apesar de atualmente ainda existirem algumas que se encontram ‘perdidas’, grande parte das moedas em causa acabou por ser retirada de circulação.
É possível que algumas dessas moedas tenham entrado em circulação e chegado a Portugal, pois na verdade não se sabe exatamente quantas moedas dessas se encontram em circulação. Sabe-se é que seguramente valem uns bons milhares de euros.

Uma obra-prima
O valor destas moedas é justificado pela empresa leiloeira, que se referiu à singularidade das moedas, como justificação para a sua elevada valorização.
Estas moedas são consideradas pelos especialistas da numismática como uma autêntica obra-prima. Por isso, se percebe o seu valor, reconhecendo-se que por isso são bastante procuradas pelos colecionadores e pelos especialistas do mercado europeu da numismática.
Conflito
Ao longo de 11 anos, a empresa leiloeira esteve envolvida numa disputa com a Casa da Moeda.
A leiloeira Bolaffi, uma empresa italiana especializada em moedas, pretendia reclamar como seus os exemplares que conseguiu salvar da recolha. Foi apenas após decisão do tribunal de Roma, que acabou por dar razão à leiloeira, que esta conseguiu então comercializar os seus exemplares.

Tenho uma destas moedas em casa!
O que fazer se tiver uma destas moedas? Parabéns, ter algumas destas moedas ou outras moedas antigas é sinónimo de valorização, pode ter um bom rendimento. A melhor coisa a fazer é falar primeiro com um especialista, antes de se querer desfazer delas.
Tenha em conta que existem muitas moedas portuguesas que são bem mais valiosas do que aparentam ser, estes especialistas ajudam a reconhecer a moeda valiosa. Assim, se entrar em contacto com um colecionador experiente ou um numismata pode fazer um bom negócio. Recomenda-se que consulte diferentes especialistas para que possa ter opiniões distintas sobre o mesmo produto. Faça ainda as suas pesquisas para chegar ao valor real da moeda (ou moedas) que quer vender.

Leia também:
- 10 moedas de 50 cêntimos de euro valiosas. Tem alguma?
- As 40 moedas mais valiosas e raras da República Portuguesa (e podem estar no seu cofre)
- 15 moedas de 2 euros valiosas que podem valer 2.000 euros
NCultura
Se leu “Moedas de 1 cêntimo a valerem milhares de euros. Veja se tem alguma!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…